Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa Noite meus caros,

Decidi praticamente de um momento para o outro dedicar-me á aquariofilia...Em criança, como tantos outros, tive um aquario...do mais basico que havia

Passados estes anos, aproveitei a minha area de estudo (licenciatura em Biologia e Geologia) e montei um aquario. Tenho a fauna e flora na minha componente de Biologia e tenho a decoraçao com rochas e inertes do meu lado de Geologia.

Comecei literalmente com o que tinha...

Dimensões: 30x23x23 - cerca de 15L brutos

Iluminação: Pequeno acidente e partiu (ja encomendei um tubo com 18 leds - cerca de 10w)

Aquecimento: O mesmo pequeno acidente partiu a resistencia (já encomendei uma resistencia de 25w)

Filtragem: O filtro já vinha junto (nao sei a sua capacidade)

Substrato: Nada de especial... apenas areão que apanhei na praia (areia quartzitica, calibre com cerca de 3-5mm, com alguns graos maiores)

Fertilização: Nada de nada

Flora: 2 pés de sagitaria subulata e algum musgo de Java

Fauna: 5 Tanichthys albonubes (neon chines) e 10 Red Cherry (média de tamanha é cerda de 1 - 1,5 cm)

SANY0067

SANY0066

SANY0065

Tenho uma planta artificial a esconder o filtro. Para além do areao, tenho mais umas rochas a decorar...
Um xisto cortado em esquadria que faz um mini esconderijo (a direita), no fundo é um quartzito repleto de turmalinas, á frente da planta artificial tenho um pegmatito bandado, depois tenho a volta de um pé de Sagitaria um micaxisto, um quartzo fumado e um basalto

Deem as vossas opinoes...

Quanto mais ajuda melhor

Façam com que este "bichinho" pelos aquarios se mantenha xD

Editado por mashamsmasham
Publicado:

Por norma não se coloca nada no aquário que possa elevar durezas e ph. A maioria dos peixes tropicais preferem águas mais ácidas que as nossas e como é mais dificil descer ph que subir ...

Boa sorte com o projecto biggrin.png' alt=':biggn:'>

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Por norma não se coloca nada no aquário que possa elevar durezas e ph. A maioria dos peixes tropicais preferem águas mais ácidas que as nossas e como é mais dificil descer ph que subir ...

Boa sorte com o projecto biggrin.png' alt=':biggn:'>

do que tenho, o que faz elevar a dureza e o ph?

Publicado:

Pareceu-me ver para aí umas conchas, a areia da praia por ter muitas conchas trituradas também pode ter esse efeito. As pedras saberás melhor que eu :naughty:

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Pareceu-me ver para aí umas conchas, a areia da praia por ter muitas conchas trituradas também pode ter esse efeito. As pedras saberás melhor que eu :naughty:

realmente tem 3 conchas...eu sei que sao feitas de calcario, mas como sao poucas pensei q nao fizesse muita diferença

Publicado:

Pode não fazer, a areia por ter muitas particulas pode ser pior. Como o volume é muito pequeno pelo sim pelo não, eu retirava..a não ser que a tua água seja ácida. Um teste de ph é quase obrigatório.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Pode não fazer, a areia por ter muitas particulas pode ser pior. Como o volume é muito pequeno pelo sim pelo não, eu retirava..a não ser que a tua água seja ácida. Um teste de ph é quase obrigatório.

eu vou retira-las...a areia foi muito bem lavada e nao parecia conter fragmentos (analisei-a bem)

algo a apontar quanto a flora ou fauna? e a decoraçao?

Publicado:

Os conjuntos mais homogenios resultam sempre melhor estéticamente. Uma unica variedade de pedras, uma só variedade de areia, etc.

Ciclaste o aquário? sábes o que é?

A planta sem luz artificial por cima não se deve aguentar.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Os conjuntos mais homogenios resultam sempre melhor estéticamente. Uma unica variedade de pedras, uma só variedade de areia, etc.

Ciclaste o aquário? sábes o que é?

A planta sem luz artificial por cima não se deve aguentar.

eu pesquisei sobre a ciclagem...durou cerca de uma semana pois vieram entregar-me os peixes...

a luz artificial foi encomendada e estou a espera que chegue

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!