Aquário novo (Experiência 0)


skullzauMM

Recommended Posts

Boas a todos, tal como o titulo do tópico indica, sou novo nestas andanças. O bichinho de montar um aquário já era grande de à uns anos para cá e visto que agora tenho alguma possibilidades acho que vou avançar com a ideia!

Para não vos maçar com muito texto o aquário que penso adquirir/montar (conforme as possibilidades) será:

  • Aquário - 80cm x 40cm x 40cm - 128 L
  • Aquário - 100cm x 40cm x 40cm - 160 L (Se não fiz mal as contas)

Estás seriam as medidas que para mim penso mais indicadas, já vi que pelo que dizem, quanto maior melhor e assim penso optar por isto.
Visto que penso montar o aquário se não conseguir encontrar nada acessível com estas medidas, pedia que me ajudassem em termos de medidas se poderei optar por estas ou existem medidas ditas standard.

Queria saber outra coisa, em relação ao sitio onde irei colocar o aquário será uma antiga divisão da casa que vou remodelar e é um pouco escura visto ficar abaixo do nível da terra (apenas tem uma janelinha pequena). Queria saber se existe algum problema em manter o aquário numa divisão deste género? Claro que com as iluminações todas certinhas!

Fico a aguardar resposta e peço desculpas mas ainda não existem fotos :tongue:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas skull .E bem vindo.

Parece me bem as medidas do Aquário, lê bem os tópicos fixos aqui dos primeiros passos para saberes como fazeres tudo muito bem desde o início, mas qualquer dúvida podes coloca-las aqui.

O Aquário não me parece mal nessa Divisão, os aquarios não devem apanhar com luz directa do sol, por isso, tens de ver é se não é muito fria a Divisão para manteres mais ou menos uma temperatura estável através do termostato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas skull .E bem vindo.

Parece me bem as medidas do Aquário, lê bem os tópicos fixos aqui dos primeiros passos para saberes como fazeres tudo muito bem desde o início, mas qualquer dúvida podes coloca-las aqui.

O Aquário não me parece mal nessa Divisão, os aquarios não devem apanhar com luz directa do sol, por isso, tens de ver é se não é muito fria a Divisão para manteres mais ou menos uma temperatura estável através do termostato

Muito obrigado pela resposta desde já! Sim já ando à uma semana a ler sobre estes assuntos e claro não chega nem para saber metade hehe mas pronto aos poucos lá vou indo.

A divisão é fresquinha de verão e quentinha de inverno, muito devido a estar sob terra. Só me restava mesmo a dúvida da divisão ser demasiado escura, mas pelos vistos não deve haver problema.

Em principio devo-me virar para um aqua de 100x40x40cm, mas de certeza que terei de o montar, pois não encontro nada.

Existem medidas a que me devo singir ou em relação ao vidro algum tipo de vidro em especial pelo qual devo optar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim podes fazer, mas além do site que o NGOD te indicou para saberes a espessura, convém também saber que deves colocar una travessa para o aquário não abaular de vido ao tamanho e profundidade e altura, mas atenção ao silicone tem de ser próprio para aquários.

Se não tens experiência se calhar o melhor era mesmo comprar um já feito, não conheço vidraceiras para os teus lados.

Mas faz o seguinte pesquisa por vidraceiras na tua zona que façam aquários, ou então cria um tópico na area PROCURA e dizes o que pretendes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já é uma grande ajuda para o caso de o ter de montar, pergunto apenas o seguinte no caso de não encontrar nada, o vidro tem que ser algum em especial ou é apenas vidro? :)

Vou continuar à procura mas caso não encontre vou arriscar em fazê-lo eu!

Já agora para um aquário deste tamanho poderiam indicar algum filtro? Será externo e também já li que deverá fazer mais de 4 vezes a litragem do aquário mas gostava de já ir vendo preços e comparando marcas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o melhor é o vidro extra claro mas fica muito mais caro.

os filtros Há de várias marcas, tens EhEIM. JBL, TETRA, FLUVAL da HAGEN, entre outras marcas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Skull! Em relação às medidas deixo-te um conselho em relação à largura: opta por 45cm ou mesmo 50cm, pois no futuro vais querer profundidade no aquário. A largura num plantado por exemplo, é muito importante.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ótimas dicas, mais largo se possível ficas a ganhar (mais litros e melhor para layouts).

 

Não existe aí nenhuma vidraceira que façam aquários? Em principio seria mais barato que comprar em loja, pesquisa isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estou a tentar saber de um preço para um aquário!

Falei com o meu patrão que por acaso tem família a trabalhar num vidraceira ou algo do género hehe

Pode ser que o consiga por um preço mais em conta.

Btw, vidraceiras só mesmo em Coimbra penso eu! Mas como não moro mesmo em Coimbra é me mais difícil procurar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema que vais ter numa vidreira será a tampa, que no meu caso foi o que me afastou de comprar essa via.

Nao gosto muito de tampas de correr em vidro e é difícil adaptares em acrílico ao vidro que vais comprar. Mas espero que tenhas sorte e arranjes maneira de dar volta à coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema que vais ter numa vidreira será a tampa, que no meu caso foi o que me afastou de comprar essa via.

Nao gosto muito de tampas de correr em vidro e é difícil adaptares em acrílico ao vidro que vais comprar. Mas espero que tenhas sorte e arranjes maneira de dar volta à coisa.

 

Numa vidraceira penso que será melhor, pois pelo menos eu acho mais estético um aquário só com vidro, sem aquelas barras pretas dos aquários que se compram nas grandes superficies.

 

Quanto à tampa nunca usei, acho que é uma parte desnecessária de um aquário. Num plantado por exemplo retira luz às plantas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é muito difícil. Primeiro tens de colocar uma cola específica, e depois é que leva o silicone. Tens aqui um video que pode ajudar-te. No vídeo a pessoa usa apenas silicone preto (o ideal é transparente). Com a cola o processo é idêntico, e depois da cola seca o silicone transparente é colocado no interior do aquário.

 

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À partida já consegui arranjar um aquário ou melhor um sitio onde o fazem! Apenas resta a dúvida da medida pois no posts anteriores aconselhavam algo do tipo 100x45 ou 50 por 40 talvez.

São da opinião que o deva mandar fazer um pouco mais largo que 40cm?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal já encomendei o aquário.

Aquário: 100C*40L*40A

Como irá demorar algum tempo até o ter em minhas posses comecei a tratar do local onde o irei colocar e fica aqui uma foto para terem ideia do que pretendo :naughty:

6i2v.jpg

A parede lateral será para deixar com a pedra e ao centro visto que era uma construção antiga e foi tapada uma porta, vou deixar parede normal onde se irá situar o aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem queria perguntar aos entendidos se a compra deste filtro será correcta ou não!

  • Eheim Ecco pro 200 - 2034: para aquários 100-200L. Potência 600 L / hConsumo energético 5w. Volume 4,0L

Deixo aqui o link onde o vi.

Já agora outra questão a planta Utricularia graminifolia é de fácil manutenção? E será necessário Co2? É que ainda não encontrei nada a explicar aqui no forum para que serve o Co2, não me batam mas pelo menos eu não vi nada!

Agradecia umas respostas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o co2 é bom para quem tem plantado e ou bastantes plantas simplesmente ajudam o crescimentos delas e dão o alimento que elas necessitam o CO2 e ajudam a fotossíntese

Obrigado, já estive a ler por outros lados também!

Realmente não me lembrava desse facto :sorry:

Então muito certamente caso queira colocar aquela planta (supostamente será plantado) seria necessário Co2 correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes demais terás que ter os substratos certos, se colocares um bom é meio caminho andado, claro que podes depois usar fertilizantes mas para o aquario que vais ter e se vais querer plantado ou alguma planta de manutenção difícil talvez o co2 seja uma boa opção e podes fazer caseiro existe aqui no fórum como fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ainda ando numa fase de ver preços do resto dos componentes, e realmente já encontrei coisas mais baratinhas, com alguma pesquisa e afins.

Apenas queria receber algum feedback acerca do que encontrei:

Acho que em termos de equipamento é isto, iluminação pedi para vir com o aquário, caso seja insuficiente irei resolver quando ele chegar.

De resto queria saber, o Sistema Co2 é insuficiente para um aqua de 160L ?

Pelo que li do filtro Eheim Ecco pro 200 parece-me ser ser suficiente. E o termostato também, mas claro, antes da compra pedia uma confirmação pelas pessoas mais entendidas! :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.