Filtros


Recommended Posts

Viva.

 

O meu aqua (100lt) tem uma "biobox" de 3 compartimentos (500lt/h).

 

Contudo, o fundo do aqua está sempre sujo com dejectos etc e estava a pensar em mudar a areia (a que está é muito fina <1mm) por cascalho de 5mm no minimo.

E além disso colocar mais um filtro de fundo.

 

A minha questão é saber se vale a pena meter o filtro ou apenas manter o que já tenho?

O aqua é plantado e pretendo que continue a ser, com ou sem filtro de fundo.

 

Fauna: guppys (cerca de 40), 1 pleco, 1 corydora, 2 otocinclus e um CAE.

 

Cumprimentos

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

O meu aqua (100lt) tem uma "biobox" de 3 compartimentos (500lt/h).

 

Contudo, o fundo do aqua está sempre sujo com dejectos etc e estava a pensar em mudar a areia (a que está é muito fina <1mm) por cascalho de 5mm no minimo.

E além disso colocar mais um filtro de fundo.

 

A minha questão é saber se vale a pena meter o filtro ou apenas manter o que já tenho?

O aqua é plantado e pretendo que continue a ser, com ou sem filtro de fundo.

 

Fauna: guppys (cerca de 40), 1 pleco, 1 corydora, 2 otocinclus e um CAE.

 

Cumprimentos

 

boas Rui.

 

o problema que tens é falta de circulação ao nível do fundo para além de muita fauna entres os quais dois peixes porcalhões (pleco e CAE).

 

ao aumentares a granulometria da areia só vais passa a permitir que a porcaria se esconda tipo "para debaixo do tapete",

ao colocares um filtro de fundo vais forcar a que toda a porcaria vá para debaixo do tapete e acho que não é viável um plantado com filtro de fundo pois este não te vai permitir ter substrato fértil

 

a meu ver necessitas de um filtro melhor com mais circulação e que te permita ter a tomada de água rente ao areão

 

outra solução mais económica seria usares uma bomba de circulação direcionada a varrer fundo por forma a não permitir á porcaria assentar até ir parar ao filtro

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto á flora, é de manutenção muito facil e não precisa de substrato, o que ajuda...

 

De vez em quando ainda aspiro, com um aspirador a pilhas, mas de eficaz tem pouco.

Estava a pensar, ainda assim, se manter os dois filtros não seria uma solução razoavel, já que não estou muito virado para bomba de circulação, ou seria melhor uma "wave maker"?

 

Em relação à bomba que tenho na biobox, se a colocar com mais "potencia", corro o risco dos alevins serem sugados (o que já acontece por vezes), dai querer um filtro "complementar".

 

Para já tenho areia (<1mm) mas vou passar para cascalho de +- 1cm de forma a permitir que o filtro de fundo não "entupa", isto se o colocar.

Mas sinceramente ainda tenho muitas duvidas quanto ao que fazer, mas tenho de aproveitar os proximos dias de férias, dai a pressa.

 

Certeza: mudar a areia.

Hipoteses: Filtro de fundo, wave maker ou nenhum deles...

 

Opiniões são sempre bem vindas :)

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocar uma bomba no topo do tubo de elevação do filtro de fundo e a enviar para a biobox é incorreto?

 

se usares filtro de fundo vais acumular porcaria debaixo do cascalho vale mais uma bomba de circulação, não vejo qualquer vantagem nesse sistema de ligares o filtro de fundo á bio-box, pelo preço e consumos de uma bomba de elevação mais vale pores um filtro externo a auxiliar a bio-box

Link to comment
Partilhar nas redes sociais