Montagem de 1º Aquário


Mazzel

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

Sou totalmente ignorante no que toca a aquariofilia, o pouco que sei atualmente é graças ao que li na web, em especial aqui nesta comunidade o que me levou a criar este tópico.

 

Bem, vou começar a montagem de um aquário devido a uma dádiva à minha filha de 2 anos, um Kinguio ainda pequeno num aquário de aproximadamente 5 litros. Pelo que tenho lido o ideal seria um aquário superior a 120l, todavia, deram-me um de aprox 80l (80x30x36) que para já terá de servir para este pequeno (futuro "grande" espero) hospede.

 

As minhas duvidas são mais que muitas, e apesar de já ter algumas ideias sobre o que irei fazer venho aqui pedir a vossa ajuda.

 

Aquilo que sei é que os Kinguios não podem ter um substrato muito fino, convém ser algo tipo cascalho de rio, porém gostava muito de colocar algo escuro (tipo preto mesmo) no fundo pois acho que vai realçar mais as cores do(s) peixe(s). Existe algo deste género para colocar no meu aquário, se sim como se chama esse material?

 

Sei também que para os Kinguios o filtro convém que seja externo e com bastante capacidade de filtragem. Qual me aconselham tendo em conta a litragem do aquário. (sei que são caritos)

 

Já sei que à partida terei de adquirir um Kit de avaliação da amónia, nitratos e nitritos, bem como do ph, e que devo deixar aproximadamente 1 mês o aquário a ciclar antes de colocar lá peixes. Existe algum kit referência para os aquafilistas?

 

Termostato e Sifão, qual modelo ou marca a comprar?

 

Sistema de iluminação, sei que não tem de ser grande espingarda pois em principio não irei colocar plantas, o aquário tem uma lâmpada incorporada na tampa, não sei quantos watts tem aquilo nem me lembrei de verificar. Para espécie que vou ter aconselham-me alguma iluminação especial...estou mesmo tentado a mandar a tampa pa garagem e comprar umas lâmpadas mais modernas com suporte próprio para colocar no aquário, de forma a dar-lhe um visual mais naked, acho que a tampa lhe dá um visual pesado...

 

Pelo que li são poucas as plantas que sobrevivem aos kinguios, eles remechem tudo, a colocar seriam apenas anubias e fetos de java, contudo não sei se precisam de levar algum tipo de fertilizante antes de colcar o cascalho, mas se me derem muito trabalho de manutenção não estou interessado. Qual a vossa opinião sobre isto?

 

Quanto à alimentação, ração própria Tetra ou Sera para a espécie referida será o ideal.

 

Quanto à decoração gostaria de colocar algumas pedras, mais uma vez escuras se possível, mas que tipo de relevo, sei que não devem ser pontiagudas pois os Kinguios são distraídos na locomoção e podem-se aleijar, quero por poucas pois quero que o peixe tenha muito espaço para nadar.

 

Já agora, qual o material necessário para a manutenção de um aquário deste género, existe algum material auxiliar para realizar as TPA's como algum tipo de bomba???

 

Muito obrigado desde já.

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então...alguém ai que me possa ajudar com estas questões...quero começar a tratar do aquário ainda esta semana para salvar o "Noddy" (nome que a minha filha deu ao Kinguio) daquele quadrado miniatura...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma, quem sabe responder pode não estar disponível ou não ter visto a questão...além de que ainda nem passaram 24h!

 

Eu não percebo de peixes de água fria, que é o caso do Kinguio (Carassius auratus)

http://www.aquahobby.com/gallery/b_goldf.php

 

 

Parece-me que estás bem informado, praticamente respondes às tuas próprias dúvidas...

 

Filtro pelo menos um que faça 800l/h idealmente externo.

Arranja um termostáto sim, de 75w deve chegar, pois apesar de serem de água fria, não gostam de oscilações e assim será constante.

Sifão podes fazer um, com mangueira e garrafa, pesquisa na área do DIY

 

Para anubias e fetos não precisas de muita luz por isso fica ao teu critério, se puseres uns 35w deve chegar. Para este tipo de plantas não necessitas de fertilizar.

 

Pedras podes usar arredondadas, assim ele não se aleija.

 

Para fazer as TPA's o sifão ajuda, usando a gravidade (ou o principio dos vasos comunicantes), não chupes a água, leva a mangueira cheia de água p dentro do aqua.

 

Espero ter ajudado!

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ThunderDrum pela ajuda.

 

Eu sei que estou impaciente, mas quero ver se trato disto o mais rápido possível.

 

Algumas dúvidas estão esclarecidas (termostato, sifão, filtro, potência da lâmpada e plantas) mas não todas...

 

As pedras grandes ornamentais onde as posso adquirir? O cascalho escuro para o substrato alguém me pode elucidar? Suporte para lâmpadas alguém me aconselha algum? Kit de avaliação de agua doce, qual adquirir?

Material necessário para manutenção de aquário de água fria?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras podem ser apanhadas na "natureza" desde que bem lavadas e fervidas não haverá grande problema em pôr no aqua. Atenção à composição das pedras, poderão influenciar o ph.

 

Exemplo de Areão: http://wate-r-evolution.com/loja/areias-e-areao/201-areao-preto.html Pesquisa em lojas...

 

kit de testes depende da bolsa e do que se quer testar, phe amónia será o mais habitual.

 

Lâmpada é melhor ver se consegues pôr outra na tampa, se não queres essa...

 

De resto, poderá ser boa ideia um raspador (ou um cartão multibanco velho)

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado uma vez mais pela ajuda ThunderDrum.

 

Era mesmo esse areão que estava à procura :drool3:

 

Então basta ph e amónia...hum...E pedras da Natureza...Não tenho ideia onde possa encontrar umas de tom mais escuro :unsure:

 

Quanto à lâmpada, o objetivo era mesmo livrar-me da tampa, como disse dá um aspeto pesado ao aquário. Gostaria de colocar um suporte para a lâmpada próprio para aquários pois ´já vi imagens de bastantes e sinceramente gosto mais :)

 

Se alguém souber algo sobre este tipo de suportes agradeço opinião....

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Dei então inicio à montagem do aquário este fds...

 

Lavei o aquário com agua quente, passei o areão preto por água para tirar impurezas e coloquei-o no fundo do aquário.

 

Depois instalei o termostato (Eheim 50W - não tinham o de 75W e o funcionário da loja disse-me que como a minha casa é temperada provavelmente irá ser suficiente) e o termómetro.

 

Adicionei um vaso de anubia e um vaso com fetos de java comprados hoje.

 

Amanha irei fazer uma limpeza à tampa para a poder colocar enquanto não arranjar lâmpadas e suportes novos (assim poderei fornecer luz às plantas).

 

Já comprei também um tronco para colocar no aquário, todavia o funcionário da loja referiu-me que seria necessário colocar o tronco num recipiente à parte em água uns 2 dias, pois pelos vistos vai libertar algo que coloca a água acastanhada...depois desse período posso coloca-lo no aquário.

 

Quando cheguei do trabalho realizei uma avaliação das condições aquáticas através de um teste de bandas da Sera, que avalia praticamente tudo menos a amónia.

 

Resultados:

PH - 6.8

KH - entre 3ºd e 6ºd

GH - >6ºd

NO2 - 0

NO3 - 100

 

O objetivo é deixar o aquário realizar o ciclo do azoto sem colocar lá qualquer peixe, porém também já li que pode ser benéfico adicionar alguns peixes resistentes (como é o caso do cometa da minha filha) para que o ciclo aconteça mais rapidamente. Tendo em conta estes resultados qual é a vossa opinião. Adiciono de vez em quando uns flocos e vou fazendo TPA's ou acrescento lá o peixe?

 

Porém, o filtro externo deve chegar apenas na quinta feira...está encomendado, sei que é um Eheim pro, mas não me lembro da referência, só sei que é um que para limpeza basta trocar os filtros, e com +- capacidade de realizar 500 l/h :)

 

O que fica a faltar adquirir são as pedras ornamentais...Quando as tiver coloco fotos ;)

 

Agradeço opiniões...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Já comprei também um tronco para colocar no aquário, todavia o funcionário da loja referiu-me que seria necessário colocar o tronco num recipiente à parte em água uns 2 dias, pois pelos vistos vai libertar algo que coloca a água acastanhada...depois desse período posso coloca-lo no aquário(...)

 

(...)Adiciono de vez em quando uns flocos e vou fazendo TPA's ou acrescento lá o peixe?(...)

 

(...)Eheim pro, (...)+- capacidade de realizar 500 l/h (...)

 

Tronco - lava e esfrega bem com água bem quente e deixa de molho até afundar, vai trocando a água.

 

Não é necessário acrescentares o peixe, mas ele deverá aguentar...

 

O filtro parece-me fraco para um Kinguio em 80l

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

O filtro que era para vir na semana passada era muito caro, o funcionário enganou-se no preço, assim resolvi escolher outro filtro que não o pro, irá ser o Eheim Experience 250 com uma capacidade de filtragem superior ao pro (700l/h) porém a escolha do outro seria pela manutenção pois a sua limpeza era muito mais prática.

 

Tenho lido bastante na internet e aqui no fórum e achei por bem adquirir também uma bomba de água (para agitar a água na superfície para uma boa oxigenação e para retirar os gases pesados do fundo do aquário), será uma Eheim Compact 300.

 

Ontem acabei de incluir o tronco no aquário e amarrei a anubia com fio de coser a um buraco que o tronco tinha, retirei também uma folha com raízes do feto de java e também coloquei no tronco. O restante do feto será para colocar com as pedras que ainda não encontrei nada que me interessa-se.

 

Quanto aos testes para saber como o ciclo se encontra, tem sido mto lento, o NO2 só agora passou para o valor 1 e o ph já está mais estável nos 7,2, o NO3 continua bastante elevado com valores entre os 50 e os 100. Tenho adicionado flocos a cada 3 dias ( não muitos) e feito tpas de +- 25% a cada 3 dias. Alguma sugestão para que isto avance + rápido?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Mazzel

 

Existem umas quantas "regras", mais ou menos antigas, nisto da aquariofilia.

Em relação ao caudal dos filtros, a regra costuma ser a de multiplicar a capacidade do aquário por 7. Ou seja 80LX7= 560Litro/hora. Com a prática, vamo-nos esquecendo de como se fazia antigamente e o cálculo passa a ser feito de uma forma empírica. :cool2:

 

Outro aspecto a ter em conta é o de não colocar peixes em demasia.

Deve calcular-se a capacidade real, descontando, aproximadamente, o volume do areão e dos elementos decorativos e ver qual a capacidade que nos resta.

Uma outra "regra" dizia que para cada 2litros podes ter 1cm de peixe.

Se a capacidade do teu é de 80 litros, poderás ter 5 peixes de 8cm, ou 10 de 4...em tamanho adulto, não esquecer esse pormenor.

No inicio, penso que todos nós ultrapassamos em muito estes valores, tal é a vontade de ver um aqua povoado...mas depois vamos percebendo que os peixes precisam de espaço, senão stressam e isso acaba por dar mau resultado.

 

Um erro que muitos iniciados cometem...(eu cometi)...é o de pensarem que é melhor começar por ter um aquário pequenino. :yb668:

Os desiquilíbrios, na qualidade da água, acontecem mais facilmente nos aquas pequenos.

Costumo dizer que se eu deitar 3 colheres de açúcar na banheira não obtenho um banho docinho, ao passo que se deitar as mesmas quantidades num copo de água...

 

Bem vindo a este mundo maravilhoso da aquáriofilia.

O necessário é pensar sempre no bem-estar dos seres vivos.

Para isso ajuda muito tentarmos perceber como vivem os nossos peixes e plantas no seu meio natural. Depois é só(?) tentarmos que os aquários lhes proporcionem um habitat o mais parecido possível com a natureza. :mrgreen:

 

Acho que estás no bom caminho e desejo-te muitas felicidades.

 

Abraxus,

capagebe

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Capagebe pelo incentivo e pelas dicas...

 

Thunderdrum, eu sei que a coisa demora, mas é difícil estar a construir um aquário com as condições ideais na sala e ver o coitado do cometa "à rasca" no mini aquário na cozinha. Aliás parece-me que ele está com uma cor mais esbranquiçada no tronco, para além que está a maior parte do tempo perto da superfície, isto significa alguma ausência de oxigénio no fundo do aquário. Tenho-lhe feito tpa's de 50% de 4 em 4 dias sensivelmente, tenho tentado não dar comida em demasia e, apesar de ele ter um comportamento normal acho que ele não está a 100%.

 

Ontem por fim já instalei o filtro (foi uma luta), o filtro já está a trabalhar e julgo que agora o ciclo irá realizar-se mais rapidamente, a bomba de água já lá está também mas pretendo escondê-la de alguma forma com as pedras que ainda tenho de adquirir.

 

Agora o que me preocupa é a iluminação, como instalei o filtro, a tampa já não pode ser colocada pois as tubagens não o permitiam (pra além que não a quero). Estou inclinado para adquirir leds com uma calha que permita fixar nas bordas do aquário. Agora a potência dos leds para um aquário daquele tamanho, e sabendo que muita luz não é necessária nem para as plantas (anubia e feto de java) e para os peixes (kinguios), qual será a potência suficiente? Deverei procurar leds com uma potência semelhante a uma t5 ou t8? Estaria a pensar algo na volta dos 35-40w, mas os leds têm todos uma potência mais baixa o que para o consumo é ótimo, mas assim tenho receio de estar a comprar uma luz fraca. Talvez seja melhor comparar pelos Kelvins...Tenho de pesquisar melhor, mas se alguém souber algo agradeço...

 

Quanto a futuros amigos do "Noddy" já está decidido...Estou a pensar colocar mais 2 para ver como a coisa corre (2 habitantes seria provavelmente o ideal para o meu aquário, mas no futuro logo se vê). Porém os peixes que quero adquirir não existem à venda em Portugal. Terei de os importar de Inglaterra de um site especializado em kinguios ornamentais. Já vi que a transportação irá ficar cara mas não me importo, acho que o resultado final irá valer a pena. Assim sendo irei encomendar um Ranchu Branco (variante do peixe vermelho desenvolvido no japão sendo normalmente referenciado como o "Rei dos Peixes Vermelhos"), e também uma Oranda Preta e Vermelha (peixe com uma protuberância na cabeça que lhe dá um ar peculiar, e é normalmente Veiltailed - barbatanas longas parecendo um véu). O cometa será um pouco uma incógnita no meio de estes 2, pois na alimentação será aquele a chegar 1º à comida para além que por vezes embirram com os primos que têm caudas mais compridas (Orandas, Riukins, Shubunkins, etc.) Mas também existem testemunhos contrários. Vamos a ver o temperamento dele em grupo. Vou ter o cuidado de encomendar os peixes com um tamanho semelhante ao cometa para ser mais fácil a sociabilização. Todavia só o irei fazer quando o aquário estiver pronto a levar habitantes.

 

Cumprimentos a todos e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

O aquário está praticamente pronto a nível de decoração, já adquiri as pedras, são vulcânicas e ligeiramente avermelhadas, e atei o feto de java a 2 delas (espero não ter feito mal em separar o feto em 2). Com as mesmas escondi a bomba de água e está praticamente impercetivel, julgo que está bem assim porém acho que ficou um pouco vazio no centro. Outra coisa que noto é o filtro que está por trás do aquário, mas é o único sítio onde o posso colocar, como tal estou a pensar adicionar uma cortina de bolhas de ar para camuflar o que está atrás do aquário...ainda está em estudo porque começo a temer demasiada agitação na água (já tem agitação do filtro e da bomba de água).

 

Outra coisa que verifiquei hoje é que me estão a começar a aparecer algumas algas, notando principalmente nas ventosas do termostato, que é o que está à mais tempo dentro de água, estando a água ligeiramente mais turva, esverdeada. Como estava assim fiz-lhe um tpa de +- 20% e a coisa melhorou um pouco quanto à tonalidade. Como estou sem iluminação desde que montei o filtro tenho colocado mais claridade na sala e provavelmente auxiliou no aparecimento de algas. Contudo amanha deverá chegar a iluminação, depois de muita pesquisa acabei por me decidir por uma calha led Beamswork.

 

Caraterísticas:

Beamswork Hi-Lumen 60 (60 a 80cm)

LEDs Número: 78 (0.2W)
72x 10.000 K LED
6x actínicas 460nm LED

Lumens: 1452
Consumo: 16 watts

 

Espero que pelo fato de ser 10000k que não seja demasiada luz para as plantas que tenho pois vai penetrar bastante bem na coluna de água, e o meu aquário apenas tem 36cm de altura. O ideal seria uns 6500k, mas o preço era o dobro para uma calha semelhante e a luz também seria superior (1968 lumens e 24w), e como os fetos não são grandes amantes de luz decidi assim.

 

Quanto ao futuro habitante do aquário, pela pesquisa que fiz parece que deve estar com doença do algodão, sei que para o tratamento ou subo a temperatura do aquário ou então adiciono azul de metileno à água ou retiro manualmente o fungo (deve stressar o peixe). Porém já li num site algo um pouco diferente mas a falar da mesma doença...

Vejamos: DOENÇA DO ALGODÃO; FUNGO BUCAL; MOFO DOS PEIXES; LIMO DOS PEIXES. Muito contagiosa, causada pela bactéria Flexibacter columnaris; ataca peixes marinhos e de água doce. Sintomas: formações, linhas ou manchas branco-azuladas em volta dos lábios dos peixes, os quais ficam inchados, as partes atacadas necrosadas e depois com as lesões com aspecto de maceradas; perda de apetite; os movimentos vão se tornando lentos, toda a parte frontal da cabeça é atacada e o peixe morre. O nome popular "mofo dos peixes" está errado, pois é uma doença por bactéria e não por fungo. O corpo do animal fica revestido por uma camada que parece limo. Tratamento: aureomicina ou terramicina, 50 mg para 5 litros de água, podendo curar em 48 horas; pincelar o local com mertiolato (tintura), pode curar a doença com uma só aplicação; 10.000 a 25.000 U.I. de penicilina por litro de água, repetindo a dose, se preciso, ou 50.000 U.I. curam em 4 a 5 dias; verde-brilhante (VERDE MALAQUITA) dissolvido em álcool etílico; Phenoxethol, sulfamidas, cloromicetina ou acromicina também curam. A mortalidade é de 100% para os peixes sem tratamento.

 

Estou na dúvida sobre o que fazer...se alguém me puder ajudar agradeço.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos!

 

Devo dizer que estou bastante contente com o fato de o ciclo estar quase terminado de acordo com as análises que fiz hoje...logo de seguida fiz um TPA de 20%.

 

Resultados:

PH - entre 7 e 7.2

KH - 6ºd

GH - >6ºd

NO2 - entre 0 e 1

NO3 - entre 25 e 50

 

O NO2 já esteve acima do 1 mas agora parece estar a recuar, para além que o NO3 nunca me baixou a baixo dos 50. Talvez lá para o final da semana já esteja pronto a levar habitantes...Mas a verdade é que pelos vistos já tenho lá um habitante... Um caracol... e não fui eu que o coloquei lá. Não tenho ideia de que raça seja, é muito pequeno e é provável que estivesse numa das plantas. Se for um dos que come algas já não preciso de comprar, mas acho que era muita sorte. Vou tentar apanha-lo numa foto com macro para ver se me podem ajudar na identificação da espécie.

 

Outra situação é a do meu cometa que não sei que manchas brancas são aquelas...ele come bem e está com um comportamento normal, mas tem ou fungos ou bactérias de certeza. Depois quanto mais leio sobre doenças de peixes de água doce mais confuso fico pois parece-me ter sintomas de pra ai umas 3 doenças diferentes com tratamentos diferentes. Vou tentar também tirar umas fotos para ver as opiniões dos mais experientes aqui no fórum. Espero amanha ter tempo de colocar estas fotos.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como referi no post acima irei colocar as imagens do caracol (espero que me ajudem a identificar a espécie), do layout do meu aquário (não liguem às manchas do vidro, ele foi-me dado e estava muito mal tratado, acreditem que está mto melhor), e do meu kinguio chamado Noddy (espero que me ajudem quanto à identificação da doença).

 

Caracol

9m0t.jpg

 

uymo.jpg

 

7geu.jpg

 

4q11.jpg

 

Noddy

pycv.jpg

xbx5.jpg

oipc.jpg

 

Aquario layout

lsnj.jpg

 

Fico a aguardar opiniões...cumprimentos


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O caracol que tens é um physa, reprodurzem-se bem, mas não são preocupantes.

Quando achares que são enestéticos, podes desfazer e dar aos peixes.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Robintiago, fico esclarecido. Porém parece-me que já tenho dois deles lol. Reparei também num verme avermelhado que estava a passear no sustrato, não tenho ideia o que seja.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acho que tens um bonito aqua. Gosto muito do areão escuro. :smile2:

Também podes experimentar colocar uma simples cartolina azul no exterior da parede do fundo, e veres se gostas do efeito. :cool2: Existem à venda vários fundos para colar, se preferires.

Uma planta que gosto muito de ver, e que é de fácil adaptação, é o musgo de java. Na minha opinião plantas nunca são de mais e tornam os aquas mais vistosos.

Em relação a caracóis, os bótias palhaço podem ser uma solução...adoram caracóis.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião Capagebe. Essa situação da cartolina já me tinha passado pela cabeça, mas sinceramente prefiro uma cor preta ou cinza escura, vou averiguar.

As plantas que tenho, o feto de java e a anubia em principio vão ser as únicas, mas nunca se sabe.

Quanto a esses bótias palhaço são muito giros, e até gostava de ter, mas os meus favoritos são mesmo os kinguios ornamentais, e é uma espécie que não deve ter vizinhos por variadas razões. A única coisa que devo acrescentar são mesmo 1 ou 2 neritinas zebra para tratar da limpeza, para além do Ranchu Branco e da Oranda preta e vermelha, e espero eu do cometa. O mais engraçado é que para além dos 2 caracóis physa, e do tal incógnito verme vermelho que anda no meio do substrato, parece-me que tenho 4 camarões muito pequeninos à superfície, sempre ao sabor da corrente. Posso estar enganado mas é o que me parece lol (acho que não são esporos).

Pelos vistos o meu "Noddy" está com Dactilogirose (Flukes), ninguém aqui no fórum opinou sobre as fotos, mas tive a certeza no momento em que as branquias começaram a ficar salientes e grossas nas bordas. Todavia o tratamento é feito com Azul de metileno e Formalina (37-40%) e não encontro isso à venda em lado nenhum. Parece-me que vou ter de comprar um medicamento especifico para a doença. Vou investigar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou debater a escolha da fauna pois já deixaste bem claro o que queres e pareces bem informado mas uma dúvida que me ocorreu: Esses Kinguios não te vão dar cabo das plantas?!

De resto, gosto do substrato e da composição (adicionar algo ali no meio!?). Um fundo escuro para fazer sobressair as cores dos peixes, idem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.