Ciclagem em ph muito ácido


Robson Borges

Recommended Posts

Olá pessoal,
Estou com um pequeno dilema na ciclagem do meu aquário novo. Hoje faz 17 dias desde a montagem e já está na segunda fase onde os nitritos estão lá em cima e a amônia está sendo controlada com amoníaco para manter as bactérias trabalhando, enfim.
Meu ph está muito ácido(em torno de 5.8!) e isto está me incomodando, já que a água da torneira tem um ph 7.8. Como já li artigos dizendo que ph muito ácido atrasa o ciclo do nitrogenio, estou pensando em fazer uma TPA de 50% para estabelecer um ph mais alto. A pergunta é: Isso vai prejudicar o processo?

Setup:
Aquário: 200 litros
DIY Canister: vazão 1.200 l/h
Substrato inerte: 20kg basalto (acrescentarei mais 10kg)
Flora, fauna e hardscape a definir


Obrigado desde já

Editado por Robson Borges
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais atrasar um pouco o processo mas sem stress. Adiciona aos poucos bicarbonato de sodio para aumentar o ph. O problema podera estar na dureza da tua agua que não garante um efeito de tampão suficiente. Tem calma com o bicarbonato e não exageres na dose.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Vais atrasar um pouco o processo mas sem stress. Adiciona aos poucos bicarbonato de sodio para aumentar o ph. O problema podera estar na dureza da tua agua que não garante um efeito de tampão suficiente. Tem calma com o bicarbonato e não exageres na dose.

 

 

E se talvez, pra não perder a colonia de bactéria formada, eu adicionar Alcaline Buffer ou até mesmo dolomita em um saco desse para filtro? Estou super ancioso pra introduzir alguns habitantes (aos poucos). Os primeiros serão Neons ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece mal embora obtava pela adição do bicarbonato...os neons gostam de ph de 5.8 a 6.9...tentava centrar esse valor. Experimenta como indicaste, se correr mal troca um pouco da agua e adiciona sera nitrivec ou semelhante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente as bactérias nitrificantes gostam de um pH um pouca mais acima que isso. O pH ideal para Nitrosomonas, as bactérias que transformam a Amónia em Nitritos é entre 7.3 a 7.5. As bactérias que transformam a os Nitritos em Nitratos, as Nitrobacter, é entre 7.5 a 7.8.

 

Porém, e por experiência própria penso que é possivel conseguir uma colónia de bactérias no filtro com um pH 5.5, pois esse é o pH do meu plantado com Cardinais e o ciclo está em marcha, já que Amónia e está a 0, Nitritos não tenho testes, e os Nitratos rondam os 10ppm.

 

Demorou mais tempo, mas é possivel, caso contrário muitos dos plantados com CO2 com pH baixo teriam um problema de sobrevivência!

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.