Ajuda! Aquário 600l por onde começar??


SuperPug106

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Venho pedir a vossa enorme ajuda!

 

Tenho um aquário de 80l mas á algum tempo que ando á procura de um maior e então ao saber que o meu vizinho é doido por aquariofilia recorri a ele e ele vendeu-me um aquário usado a um preço excelente!

 

Trata-se de um aquário com 600l já com móvel incluido.

 

O meu vizinho infelizmente já vendou todo o material que tinha, ou seja, eu preciso de um filtro, de um termostato, de termometro, etc...

 

O que eu pretendia com este tópico era que me indicassem uns filtros bons e de preferencia de preço acessível bem como outros materiais e produtos que preciso para começar com este projecto.

 

A primeira coisa que vou fazer é limpá-lo todo mas e depois? :bs_quesexclaim:

 

Muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo eu um novato deixo-te um primeiro conselho face ao que referes, a limpeza do aquário. Nada de utilizar produtos de limpeza que possam deixar vestigios e contaminar futuramente a àgua.

 

Se o teu vizinho tinha um aqua de 600l é porque não deve ser nenhum novato pelo que, poderias recorrer a ele e obter bons conselhos na partilha de experiência.

 

Por ultimo, gabo-te a sorte e o previlégio de começares com um aqua dessa dimensão. Quem me dera...

 

Boa sorte.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo eu um novato deixo-te um primeiro conselho face ao que referes, a limpeza do aquário. Nada de utilizar produtos de limpeza que possam deixar vestigios e contaminar futuramente a àgua.

 

Se o teu vizinho tinha um aqua de 600l é porque não deve ser nenhum novato pelo que, poderias recorrer a ele e obter bons conselhos na partilha de experiência.

 

Por ultimo, gabo-te a sorte e o previlégio de começares com um aqua dessa dimensão. Quem me dera...

 

Boa sorte.

 

 

Obrigado mas eu não estou a começar nesse de 600l, eu já tenho 1 aqua de 80l

 

O problema é que este aquário de 600l é abismal e nem sei por onde começar porque filtros, termostato, produtos para a água tem de ser tudo diferente, certo?

 

Também tenho que também levar uma SUMP não é? (apesar de nao saber o que é isto) :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em primeiro lugar , o que estás a pensar pôr no aquario a nivel de fauna e flora?

 

cumps

 

boas,

 

esse era outro ponto que gosta que em ajudassem!

 

ainda não pensei muito na fauna e na flora..

 

gostava muito de ter 1 limpa vidros, 2 oscares e 2 discus mas acho que iam-se dar mal, o que me sugerem?

 

pergunto o mesmo a nível de flora...neste ponto não sei mesmo nada :s

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Obrigado mas eu não estou a começar nesse de 600l, eu já tenho 1 aqua de 80l

 

O problema é que este aquário de 600l é abismal e nem sei por onde começar porque filtros, termostato, produtos para a água tem de ser tudo diferente, certo?

 

Também tenho que também levar uma SUMP não é? (apesar de nao saber o que é isto) :(

 

Peço desculpa não ter referido mas eu chego a casa do trabalho por volta das 19h e pouco e mesmo assim é raro apanhar o meu vizinho em casa, como trabalho ao sabado também só tenho disponibilidade ao domingo e mesmo assim tenho de o apanhar em casa! :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

as especies que indicas são incompativeis.

ou poes discus , ou oscares.

 

tens de ser tu a pesquisar e ver o que mais gostas.

 

quanto á sump , é um sistema de filtragem.

ou usas sump , ou usas filtros externos.

é uma questão de opção.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas SuperPug106,bem espectacular essa oferta,

Eu não te posso ajudar muito, pois sou novato nesta área também, ainda nem aquário tenho mas já o mandei fazer.
Posso te dar um conselho de leres bastante este forum que de certeza que vais encontrar muitas respostas para as tuas duvidas, eu todos os dias tenho lido bastantes tópicos deste forum, e tem-me ajudado bastante, e o teu também vai ser um a seguir, pois de certeza que me vai oferecer muita boa coisa para aprender.


De resto muito boa sorte para o projecto.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

as especies que indicas são incompativeis.

ou poes discus , ou oscares.

 

tens de ser tu a pesquisar e ver o que mais gostas.

 

quanto á sump , é um sistema de filtragem.

ou usas sump , ou usas filtros externos.

é uma questão de opção.

 

cumps

 

Pois isso mesmo, eu gosto muito de espécies diferentes mas tem de ser compativel hehe

 

Obrigado pelo esclarecimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas SuperPug106,bem espectacular essa oferta,

 

Eu não te posso ajudar muito, pois sou novato nesta área também, ainda nem aquário tenho mas já o mandei fazer.

Posso te dar um conselho de leres bastante este forum que de certeza que vais encontrar muitas respostas para as tuas duvidas, eu todos os dias tenho lido bastantes tópicos deste forum, e tem-me ajudado bastante, e o teu também vai ser um a seguir, pois de certeza que me vai oferecer muita boa coisa para aprender.

 

 

De resto muito boa sorte para o projecto.

 

Boas,

 

Sim é isso mesmo que tenho andado a fazer e vou fazendo! Estou a estudar muito bem para correr tudo sem problemas!

Quero ter um espaço porreiro para os peixes e estou muito empenhado neste projeto!

 

Este fds vou tirar umas fotos do aqua como ele estava inicialmente e como ele está agora e vou criar um tópico com o nome "Recuperação total de um aquário 600l abandonado!" para se quiseres seguir! :D

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

superpug106, podes ter certeza que vou seguir.

Estou bastante curioso por ver esse aquário, e claro vou aprendendo alguma coisa.

Fazes muito bem em ler pois e sempre bom, porque aprendesse muito por aqui.

temos uma coisa em comum, gostamos ambos de Discos, e no meu aquário gostava de por Discos, mas é uma situação que ainda estou a pensar, como também gosto muito de escalares estou mais inclinado para os escalares, daquilo que ando a ler os Discos são muito sensíveis, e depois logo como primeiros peixes acho que não vai dar certo, acho que vou optar pelos escalares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

superpug106, podes ter certeza que vou seguir.

 

Estou bastante curioso por ver esse aquário, e claro vou aprendendo alguma coisa.

 

Fazes muito bem em ler pois e sempre bom, porque aprendesse muito por aqui.

 

temos uma coisa em comum, gostamos ambos de Discos, e no meu aquário gostava de por Discos, mas é uma situação que ainda estou a pensar, como também gosto muito de escalares estou mais inclinado para os escalares, daquilo que ando a ler os Discos são muito sensíveis, e depois logo como primeiros peixes acho que não vai dar certo, acho que vou optar pelos escalares.

 

 

Só para te deixar aqui uma pequena curiosidade deixo-te aqui uma foto da 1ª foto que tirei ao aquário com o telemóvel, no fds vou fazer o upload do inicio do projecto!

 

DSC_1256_1.jpg

 

Sim, eu gosto muito de escalares mas especialmente gosto imenso de discus mas também gosto de oscares e peixe faca mas acho que não é compatível, o que é pena!

 

Eu inicialmente tive para comprar um casal de discus mas eles são muito esquisitos, muito propicios a doenças (pelo que li) e como um casal de discus não é baratinho eu não me quiz aventurar e também quando me informei mais já tinha habitantes no aquario e nao queria que desaparecessem :P

 

Eu ando com uma ideia de dividir este aquário ao meio, do género ter uma divisão e de um lado tenho os discos e do outros os oscares e assim, mas ainda estou a ver pois não sei qual o ph dos discus nem dos oscares, etc...

 

Que te parece?

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já te dei os parabéns mas vou te dar mais uma vez parabéns pelo aquário que tens.

Dá para ver que tens muito trabalho pela frente, e que também há alguém ai em casa que tem bom gosto (guitarra), como também sou guitarrista nos tempos livres.

Pois os Discos são uns peixes qualquer coisa especial, acho uns peixes espectaculares, mas depois tem o seu senão, são muito sensíveis, depois para mim como novato acho que poderia correr mal, mas como ainda tenho muito tempo para ler e aprender a fauna logo se vê.

Na minha opinião de dividir o aquário, eu não faria isso pois, com um aquário desse tamanho, poderás fazer muita coisa boa, e se a coisa que eu gosto e de ver um aquário livre, sem nada no meio, mas como disse essa é a minha opinião, mas também acho se dividires o aquário deve ficar bem bonito ficas com dois aquários num só.

Mas se os parâmetros da agua serem diferentes sempre tens a opção de por dois filtros, um para cada metade.
e poderás ter uma parte com uns parâmetros e a outra com outros parâmetros.

Mas se queres mais a minha opinião eu no teu aquário apostava nos discos ou em escalares, e depois alguns peixes como corydoras, ansistrus, e peixes de cardume( comos os bêbados verdadeiros ou mesmo os neons ).

Bem agora dou-te um conselho muita calma, muita leitura aqui no forum, que eu tudo o que sei e tu a base daqui do forum e de outros sites que também vamos lendo aqui e ali. tenta procurar recriar um habitat natural e meteres a flora e fauna desse mesmo habitat.

Abraço e vai postando novidades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Espero que este projecto te corra bem, em relação ao filtro eu optava antes por uma sump. Ficas com maior capacidade de filtragem por um preço bastante inferior. Para um aquário desse tamanho tens de por um filtro bem potente ou então dois filtros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já te dei os parabéns mas vou te dar mais uma vez parabéns pelo aquário que tens.

Dá para ver que tens muito trabalho pela frente, e que também há alguém ai em casa que tem bom gosto (guitarra), como também sou guitarrista nos tempos livres.

 

Pois os Discos são uns peixes qualquer coisa especial, acho uns peixes espectaculares, mas depois tem o seu senão, são muito sensíveis, depois para mim como novato acho que poderia correr mal, mas como ainda tenho muito tempo para ler e aprender a fauna logo se vê.

 

Na minha opinião de dividir o aquário, eu não faria isso pois, com um aquário desse tamanho, poderás fazer muita coisa boa, e se a coisa que eu gosto e de ver um aquário livre, sem nada no meio, mas como disse essa é a minha opinião, mas também acho se dividires o aquário deve ficar bem bonito ficas com dois aquários num só.

 

Mas se os parâmetros da agua serem diferentes sempre tens a opção de por dois filtros, um para cada metade.

e poderás ter uma parte com uns parâmetros e a outra com outros parâmetros.

 

Mas se queres mais a minha opinião eu no teu aquário apostava nos discos ou em escalares, e depois alguns peixes como corydoras, ansistrus, e peixes de cardume( comos os bêbados verdadeiros ou mesmo os neons ).

 

Bem agora dou-te um conselho muita calma, muita leitura aqui no forum, que eu tudo o que sei e tu a base daqui do forum e de outros sites que também vamos lendo aqui e ali. tenta procurar recriar um habitat natural e meteres a flora e fauna desse mesmo habitat.

 

Abraço e vai postando novidades

 

Mais uma vez obrigado!

 

Sim o meu vizinho gosta de fazer estas guitarras e violas em madeira, dedica-se muito a este hobby e tem lá projectos muito bons!

 

Eu também pensei muito bem e não devo ir dividir o aquário ao meio, fica feio, vou deixar aberto para dar asas á imaginaçao!

 

A minha preocupação agora é a limpeza e o filtro e depois logo veio os animais mas essas sugestoes que me indicaste gostei muito, vou continuar aqui com a leitura no forum e vou postando novidades sim!!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Espero que este projecto te corra bem, em relação ao filtro eu optava antes por uma sump. Ficas com maior capacidade de filtragem por um preço bastante inferior. Para um aquário desse tamanho tens de por um filtro bem potente ou então dois filtros.

 

Boas,

 

Obrigado!

 

Tocaste num ponto que eu tenho imensas duvidas!

 

Eu não sei o que é uma SUMP, sei por alto mas detalhadamente não sei, não sei se escolho 1 filtro ou 2 ou 1 sump, estou mesmo á nora!

 

Não queria algo que fosse muito pesado na conta da luz mas vai sei que vai sempre pesar algo, agora só não sei se vou para sump ou filtro, já tive a ver alguns filtros e os preços, upa upa :s

 

Aconcelhas SUMP é?

 

Como é que monto/faço uma? Ou onde compro?

 

Dspa a minha inexperiencia :ph34r:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim muito por alto uma sump é um aquario dividido em partes, essas partes divididas têm as materias filtrantes. se pesquisares por aqui vês as diferencas e as maneiras de a fazeres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim muito por alto uma sump é um aquario dividido em partes, essas partes divididas têm as materias filtrantes. se pesquisares por aqui vês as diferencas e as maneiras de a fazeres

 

Hum ok vou pesquisar entao!

 

Vamos la a ver se me desenrasco! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu para esse aquário também optava por um Sump, pelo menos por aquilo que eu tenho estado aqui a ler.

Mas como diz o wally um Sump e nada mais nem nada menos que um aquário com divisões e nessas divisões metes as matérias filtrantes que queres.
vê aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=172732

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu para esse aquário também optava por um Sump, pelo menos por aquilo que eu tenho estado aqui a ler.

Mas como diz o wally um Sump e nada mais nem nada menos que um aquário com divisões e nessas divisões metes as matérias filtrantes que queres.

vê aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=172732

 

abraço

 

Sim eu ja tive a ler! e inclusivé li esse mas o aqua é de 600l, uma sump para um aqua de 150l nao deve ser o mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

sim claro o tamanho deverá ter de ser um pouco maior.

Mas o mais importante também é a bomba que iras meter lá, tem de ser uma bomba com um bom caudal de agua.

 

Bem mas como te disse no principio estou a iniciar-me na aquariofilia, tudo o que te digo é o que leio por aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

sim claro o tamanho deverá ter de ser um pouco maior.

Mas o mais importante também é a bomba que iras meter lá, tem de ser uma bomba com um bom caudal de agua.

 

Bem mas como te disse no principio estou a iniciar-me na aquariofilia, tudo o que te digo é o que leio por aqui.

 

 

 

Pois é isso mesmo, ontem fui a um amigo meu e ele disse me que a SUMP tinha de ser prai de 1,20m e com uma boa bomba sim!

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas;

Bem grande SUMP que vais ter de mandar fazer, e o espaço que isso te vai ocupar, eu na tua pele acho que preferia então optar por um ou dois filtros.
E se fazeres bem contas até capaz do filtro não ficar muito mais caro que o SUMP, para um SUMP desse tamanho mandares fazer em vidro deve ficar perto dos 150€, depois mais uma bomba boa da eheim que deve rondar 120€, mais as matérias filtrantes gastas mais uns euros...

eu vendo assim por esse ponto de vista optaria por um filtro exterior, como por exemplo o Fluval fx6, mas isso é o que eu talvez fizesse, porque pedia mais opiniões, porque uma coisa é do que se lê o que se interpreta, e até posso estar errado nalgumas coisas.
Há e não tens de agradecer a ajuda pois apenas partilho contigo o que tenho adquirido nestes últimos tempos a ler o forum.
Porque eu nem um globo de vidro com agua e com dois peixes dourados, tenho.
Depois de começar a montar o meu aquário do principio ao fim, ai sim, ai e que vão ser elas, porque não tenho absolutamente qualquer tipo de experiência em montar aquários, vai ser a primeira vez... e vamos la ver o que vai sair, mas como disse vai ser tudo com muita calma, o aquário e o móvel só deveram ficar prontos la para dia 2 ou 3 de Outubro.
E depois vem parte também do filtro, iluminaria, CO2 etc...

Mas quero ver ates, progressos desse aquário.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas;

 

Bem grande SUMP que vais ter de mandar fazer, e o espaço que isso te vai ocupar, eu na tua pele acho que preferia então optar por um ou dois filtros.

E se fazeres bem contas até capaz do filtro não ficar muito mais caro que o SUMP, para um SUMP desse tamanho mandares fazer em vidro deve ficar perto dos 150€, depois mais uma bomba boa da eheim que deve rondar 120€, mais as matérias filtrantes gastas mais uns euros...

eu vendo assim por esse ponto de vista optaria por um filtro exterior, como por exemplo o Fluval fx6, mas isso é o que eu talvez fizesse, porque pedia mais opiniões, porque uma coisa é do que se lê o que se interpreta, e até posso estar errado nalgumas coisas.

Há e não tens de agradecer a ajuda pois apenas partilho contigo o que tenho adquirido nestes últimos tempos a ler o forum.

Porque eu nem um globo de vidro com agua e com dois peixes dourados, tenho.

Depois de começar a montar o meu aquário do principio ao fim, ai sim, ai e que vão ser elas, porque não tenho absolutamente qualquer tipo de experiência em montar aquários, vai ser a primeira vez... e vamos la ver o que vai sair, mas como disse vai ser tudo com muita calma, o aquário e o móvel só deveram ficar prontos la para dia 2 ou 3 de Outubro.

E depois vem parte também do filtro, iluminaria, CO2 etc...

 

Mas quero ver ates, progressos desse aquário.

 

Abraço

 

Boas,

 

Sim vieste ter ao encontro do meu pensamento, um filtro para um aquario deste tamanho passa os 100€ sem problemas e eu já tive a ver uns e penso que vou apostar num externo e por acaso até me ja aconcelharam esse que me indicaste hehe :D

 

Um filtro a fazer 1000l /h penso que é ideal e ocupa muito menos espaço que uma Sump, eu vou definitivamente escolher o filtro externo.

 

Eu tenho um aqua de 80l mas deste tamanho meto um filtro pequeno, baratinho e faz-me a coisa sem problemas, agora para 600l é que não, mas como disse vou mesmo para um filtro externo.

 

As minhas preocupações é a preparação da água com o filtro ligado, depois vem o aquecimento e a luz.

 

Sei que não queres que te agradeça mas vou agradecer, tens sido dos poucos que me tem respondido! bowdown bowdown

 

Já agora, quais são as medidas do teu aqua?A

 

Abraço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas mais uma vez,

Pois aqui o pessoal deve andar ainda na fúria do verão, não deve ter muito tempo para passar aqui digo eu,
Eu tento ajudar no que posso, no que lê aqui no forum.
A preparação da agua, vais ter de arranjar uns bidões grandes para encher e esperar pelo menos 48h, eu aconselhava-te a comprar um condicionador para remover o cloro.
Depois sabes que vais ter de comprar uns testes para fazer a agua, como o da amónia, PH etc...
depois a iluminaria tens muita coisa para escolher ou até fazeres um DIY, eu ainda estou a pensar se compro uma ou se faço uma DIY, e para o aquecimento da agua também tens muita escolha, como por exemplo os eheim jager, eu para esse aquário aconselhava a comprar-te dois, o meu vai ser mais pequeno e estou a pensar por dois.

 

O meu aquário ira ter 100x50x50 total de 250 litros, quase 3 vezes mais pequeno que o teu.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.