Posso usar estas folhas?


karamura

Recommended Posts

Boas, esta semana vinha da praia da lomba (o pessoal do norte deve conhecer) e no estacionamento que fica encostado a um pinhas tinha la estas folhas, eu penso que isto é nogueira, estiveram 3 dias a secar ao sol, sera que posso usa-las?

 

r7ja.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Marino.

Nunca utilizei mas já li que tanto se podia dar verde ou secas, por isso acho que não faz mal dares, e parece ser de nogueira sim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva karamura,

 

Aguardo então o teu feedback dessas folhas. Tenho umas de carvalho secas em casa e experimentei. Não sei se foi por ser algo novo, mas os camarões não ficaram muito fascinados com elas :/

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

essas folhas não me parecem de nogueira, tanto quanto me lembro as folhas de nogueira são mais arredondadas no início da folha e caem em grupo (ou melhor, cada folha é uma espécie de grupo de folhas). No entanto não que dizer que não se possa usar essas folhas, é uma questão de experimentar (principalmente se os camarões forem de baixo valor comercial, red's e afins).

 

A meu ver é preferível usar folhas secas, acho que as folhas verdes se decompõem com mais facilidade, ou seja, terão que ser removidas ao fim de pouco tempo. Os meus camarões usam as folhas de carvalho secas como refúgio e mais tarde quando já estão bem demolhadas acabam por as comerem. Os mesmo acontece com as folhas de amendoeira da India. Ainda não experimentei com outros tipos de folhas mas já li algures que eles também gostam de outras espécies.

Editado por asol

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

como disse antes, se as folhas estavam secas, os camarões só as comem passado alguns dias de molho. No caso das folhas de amendoeira da india demoram uns 15 dias a começar a bicar, mas depois só deixam as nervuras principais.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O processo de secagem das folhas ou pinhas nunca deve passar pelo sol.
O sol irá retirar todos os nutrientes importantes durante a secagem.
Devem ser colocadas as folhas num local seco mas sem luz directa do sol. Assim garantes as proriedades da folha ou pinha.
A meu ver devemos sempre dar os produtos naturais sempre secos e ter a certeza que a colheita dos mesmos é de local ou locais com pouca poluição (carros, obras, etc etc).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais