ajuda URGENTE- black hair algae


Edgar Pais

Recommended Posts

boas caros colegas

 

o caso é o seguinte. tenho um aquario de 300L montado há sensivelmente 1 ano e 4 meses e de há uns meses para cá a infestação destas algas tem sido crescente e está fora de controlo. Faço tpa's de 15 em 15 dias de 50L. tenho 8 h diárias de iluminação de 160w mas 3 das horas a 60 w. quanto aos valores tenho amónia a 0, nitritos a 0.1 e pH a 5.5. hoje quando fiz o teste até me assustei. preciso de aumentar rapidamente o pH e eliminar estas algas. fertilizo semanalmente com flourish comprehensive. ajudem-me por favor nao sei q fazer....

 

obrigado desde já

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens co2? Essa alga aparece quando tens muita luz e pouco co2.

Se tiveres co2 aumenta a dose, se não tiveres reduz a iluminação.

Para removeres as algas esfrega com uma escova ou com as unhas os equipamentos, troncos ou pedras infectados, aspira os restos ao fazeres uma tpa valente a seguir.

As folhas infectadas corta e deita fora, doseia com excel nas partes mais afectadas mas com precaução por causa da fauna.

O Seachem Flourish comprehensive é apenas micros, falta doseares com macros npk.

Para melhor ajuda falta colocares o setup completo incluindo fauna e flora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Hoje vou tentar colocar umas fotos. Nao tenho co2 e tenho iluminação a 160w. Será muito sem co2? Tenho removido a mao e aspirando mas no dia seguinte começa logo a surgir em força. Npk é nitrogenio potassio e mais o que? Sera que o flourish excell nao ajuda? Mais grave é o pH que esta quase a 5 quando a agua da torneira esta a 7.5. Nao tenho turfa nem co2 como é que o pH atinge estes valores? Agradeço a ajuda desde ja

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Edgar .

NPK

N(nitrogénio)

P(fosforo)

K(potássio)

 

e como referiu o António essa alga apareceu porque tens muita luz e nada de CO2, ou colocas CO2 ou diminues a iluminação, ou então volta a aparecer.

Certo António?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A principal razão para uma queda no pH é dióxido de carbono. Esse gas dissolve na água para formar ácido carbónico, o que aumenta os ions de hidrogénio e reduz o pH.
CO2 é produzido pela respiração de peixes, plantas e bactérias. Outros processos podem, também, contribuir para baixar o pH, inclusive a nitrificação e a fermentação demetano, por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tenho co2 e tenho iluminação a 160w. Será muito sem co2?

 

Sim. O aparecimento dessas algas é sinónimo disso.

 

Npk é nitrogenio potassio e mais o que? Sera que o flourish excell nao ajuda?

 

NPK é nitrogenio, fosforo e potássio. Em aquários plantados doseia-se através de nitratos KNO3, fosfatos PO4 e potássio K. Em conjunto são os macronutrientes que são mais consumidos pelas plantas. Depois existe os micronutrientes - ferro, cobre, magnésio, cálcio, manganésio, sódio, etc, etc que são consumidos em muito menor escala pelas plantas.

E depois tens o co2 que pode ser fornecido por via gasosa ou liquida que é o caso do seachem excell.

Mas isto tudo é para plantas mais exigentes ou que queiras que cresçam mais rápido. No teu caso a solução mais fácil será reduzires a quantidade de luz. Experimenta 8h diárias apenas com os tais 60W a ver se consegues reverter isso.

 

 

Mais grave é o pH que esta quase a 5 quando a agua da torneira esta a 7.5. Nao tenho turfa nem co2 como é que o pH atinge estes valores?

 

Os aquários maduros tem tendência a ter ph mais baixos. Tens troncos? Folhas secas?

Quando fazes as tpa aspiras o substrato?

 

Não te esqueças de colocar fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho troncos.folhas secas nao tenho. Entao estava a pensar em comprar amanha o npk e o excell. Ja baixei a luz para 7h diarias a 60w. E amanha farei uma tpa valente e aspiracao do substrato. Respondendo a sua pergunta aspiro vez sim vez nao. Com estas medidas serei capaz de controlar esta praga e subir o ph? O q mais me preocupa e o ph. Será bom por pedras calcárias para ajudar?

Obrigado pelas respostas

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos ao decompor-se baixam o ph.

Se apenas tens plantas fáceis como musgos, fetos, anúbias, sessiflora, valisnérias, etc, etc não precisas de gastar dinheiro em fertilizações ou em co2.

Basta reduzires a quantidade da luz e fazeres tpa regulares com aspiração do fundo. Isso é importante pois tens aí uns peixes que fazem muita porcaria.

Que filtragem tens? Tens feito manutenção do filtro?

Não vale a pena colocar pedras calcárias ou algum tipo de buffer para aumentar o pH. Os peixes aguentam valores mais baixos desde que as mudanças não sejam bruscas. Ao colocares algo para mudar isso convém ser com muito cuidado ou aí sim a fauna vai sofrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.