Ajuda 1º aquário


LuisMC

Recommended Posts

Desde já o meu obrigado pela existência deste forúm.

Tendo-me sido oferecido um aquário 100x30x40 (120 litros) bem como um filtro Eheim 2213, confesso que nunca tive coragem de o instalar. Sugriu agora essa vontade. Desde há alguns dias, tenho consultado este forúm. Talvez por tudo ser muito desconhecido para mim, li muitas sugestões e conselhos mas necessitava de resposta a algumas questões iniciais a quais serão, posteriormente aprofundadas.

- que tipo de areão utilizar;

- se de facto, se coloca alguma camada de substracto, por baixo do areão, e com finalidade de plantar plantas;

- como controlar todos os indices de subatâncias (os peixes só lá serão colocados muito tempo depois, pelo que já compreendi)

- que outro material a comprar (termostato e sua potência; algum género de oxigenador, entre outros).

 

Quanto ao filtro, onde poderei consultar quais os materiais para o seu interior.

 

Sei que deverão levantar outras questões, ficando assim a aguardar ajuda.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já bem vindo

 

Vamos ao que interessa

- deves utiliza areao inerte, para nao fazer subir o ph, como por exemplo de quartzo ou basalto, com 3 a 4 mm. Deve ter uma camada de 5cm, mas podes colocar mais em alguns sitios para cirar declives e relevos

 

- sim, podes por substrato feril para as plantas, por baixo do substrato inerte

 

- podes e deves controlar os paramentros da agua com os testes devidos, que tem de ser comprados. Parametros como NO3, Ph e NH3 são fundamentais para uma fase inicial, e para controlar o ciclo do azoto. Deves ler sobre ele antes de colocares peixes.

 

- um filtro 2213 com 300l/h é pouco eficiente para esse aquario, se poderes compra um mais potente. Algo como 700 a 1000 l/h seria o ideal. Podes por materias filtrantes como ceramica, esponja, lã de vidro ....

 

- terás que comprar termostato (150w ou mais), nao necessitas de bomba de ar, podes comprar pedras, troncos, e plantas

 

Qualquer duvida mais vale perguntar, mas aqui no forum tens muita informação que é só consultar

Editado por Ervilhita

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, obrigado.

Quanto ao filtro, julgo que tenho de adquirir mesmo um novo uma vez que acabei de testar o Eheim e não funciona.

Qual os filtros que me recomenda?

Obrigado pela atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer um com no minimo 700l/h

 

Das marcas mais conhecidas tem o eheim 2217, jbl cristalprofi 700 ou 900 ou a linha ecologica, tetratec ex700, eheim ecco pro 2036 e o sera bioactive 250. Qualquer um destes é bom. Na minha opiniao pessoal recomendaria o jbl, tetra ou eheim ecco.

 

Uma vez que vais comprar um filtro novo, já vem com materias filtrantes

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde. Bem vindo a este fórum.

 

Concordo com tudo o que a Ervilhita disse, especialmente a escolha dos filtros.

Eu ando com curiosidade em experimentar a JBL, por isso se fosse eu a montar um bicho desses era capaz de apostar num deles.

Depois é importante que tenhas também a noção do tipo de fauna que pretendes porque há alguns peixes que gostam de águas mais calmas e outros de águas mais agitadas. E isso influencia a compra do filtro pelo caudal que produz.

Só para teres uma noção, eu tenho um Eheim 2213 num aquário de 54L e não acho nada de exagerado...

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já o meu obrigado pela existência deste forúm.

Tendo-me sido oferecido um aquário 100x30x40 (120 litros) bem como um filtro Eheim 2213, confesso que nunca tive coragem de o instalar. Sugriu agora essa vontade. Desde há alguns dias, tenho consultado este forúm. Talvez por tudo ser muito desconhecido para mim, li muitas sugestões e conselhos mas necessitava de resposta a algumas questões iniciais a quais serão, posteriormente aprofundadas.

- que tipo de areão utilizar;

- se de facto, se coloca alguma camada de substracto, por baixo do areão, e com finalidade de plantar plantas;

- como controlar todos os indices de subatâncias (os peixes só lá serão colocados muito tempo depois, pelo que já compreendi)

- que outro material a comprar (termostato e sua potência; algum género de oxigenador, entre outros).

 

Quanto ao filtro, onde poderei consultar quais os materiais para o seu interior.

 

Sei que deverão levantar outras questões, ficando assim a aguardar ajuda.

 

Obrigado

Boa Tarde Luís, primeiro que tudo quero dar as boas vindas a este forum, esperemos que gostes de por cá andar e que te mantenhas por cá muito tempo.

 

Quanto às dúvidas primeiro há que saber o que pretendes ter e aquilo que podes ter. Se queres ter um comunitário ou um plantado ou um biótopo, para cada um precisas de material diferente. E depois há a componente que é aquilo que podes ter. Tens que contar com os parâmetros da agua que vais utilizar pois isso influencia a fauna e a flora que podes ter. Não se pode chegar aqui e dizer compra isto ou aquilo sem saber mais.

 

 

 

 

- um filtro 2213 com 300l/h

 

Ana, o eheim classic 2213 faz 440 L/H e segundo o fabricante serve para aquários até aos 250L, o Tetra ex600 faz 600 L/H e segundo a Tetra dá para aquários entre os 60L e os 120L, como vez dois fabricantes mundiais de renome não se entendem sobre qual a formula ideal. Reduzir a capacidade de um filtro à potencia da bomba é redutor. Por norma recomenda-se que um filtro faça pelo menos 5x a litragem de um aquário por hora mas existem outras variantes tais como a capacidade física para colocação de matérias filtrantes, a qualidade delas, etc, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falei de cor mas 300 ou 440, acho pouco.A capcidade fisica do tetra deve ser maior do que o da eheim, e as materias filtrantes é uma questao de se fazer o upgrade. De qualquer maneira na minha opiniao o 2213 é muito fraco para esse aquario, só recomendo ate aquario de 80

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falei de cor mas 300 ou 440, acho pouco.

Foi só uma correcção mas é diferente fazer 300 ou 440 L/H ou não?

 

A capcidade fisica do tetra deve ser maior do que o da eheim,

 

O Tetra ex600 tem 5,7 L e o Eheim 2213 3L.

 

as materias filtrantes é uma questao de se fazer o upgrade.

Certo, mas isso trás custos acrescidos.

 

De qualquer maneira na minha opiniao o 2213 é muito fraco para esse aquario, só recomendo ate aquario de 80

 

Completamente de acordo. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é diferente, mas neste caso o cenario mantem-se.

 

Penso que neste caso não são necessarias mudar as materias do tetra ou jbl com este caudal.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após toda esta troca de informação, confesso que, se por um lado fiquei mais baralhado, por outro é com grande atenção que é lida e relida de modo a levar este meu "projecto" em frente mas com cautela e com mais certezas quanto ao que deve ser feito.

Desde já o meu obrigado!!

Editado por LuisMC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.