Pedido de Ajuda - ovos de Kinguios


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Tenho neste momento 16 Kinguios (e desde há umas horas alguns ovos!).
Os mais velhos que são 5 tenho há cerca de 7 anos e criaram (sem eu saber) há dois anos atrás. (Na altura andava com muito trabalho e descuidei-me com o lago, o fundo ficou mais escuro e só vi os alevins quando já tinham cerca de 3cm).
Hoje vi os 11 "mais novos" muito agitados e pensei que fosse por eu ter feito uma tpa, para ver se os acalmava coloquei na àgua jacintos-de-água que tenho no lago das minhas tartarugas.. Foi só tempo de almoçar e já estavam as raizes cheias de ovos..

Preciso de ajuda para saber como "salvar" os ovos, onde colocar as plantas (num local mais escuro ou com mais claridade) e o principal a ser feito antes de os ovos eclodirem! Tenho de os retirar do lago pois são uns a pôr ovos e outros a comê-los :confused4:

Obrigada

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Bem as condiçoes ideais são as que já la estão no lago. Pois é la que os pais puseram ovos. bem onde tencionas por os ovos ate ecludirem? se colocares num aquario a agua pode mudar de parametros ,ph, temperatura demasiado baixa ou demasiado alta e morrem e ganham fungos e nunca chegam a eclodir. te mmuita atenção em que os ovos nao apanhem choques termicos (+de 2 ºc de diferença) etc.

 

se colocares noutro lago, que é o melhor ,basta deixa-los prosseguir a sua vida de ovos lol,desde que nao haja predadores eles crescem..podem apanhar luz, escuro é que não me parece bem.

eles daqui a uma semana estao ca fora e passam 3 ou 4 dias sem necessitar comer nada(tem reservas na bolsa)

 

boa sorte e lembra-te quanto menos interferires melhor,exepto tiralos do lago porque se nao realmente os pais come-nos!

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu colocava os ovos num aquário com a mesma água do lago, ja fiz isso com os peixes de aquário (de um aquário para outro - até foi para uma caixa) e safaram-se bem.

 

Acho que os kinguios não tomam conta dos filhos (posso estar enganado) portanto os alevinos não precisam dos pais. Portanto o que eu fazia era: Tirar os ovos do lago para um aquário, usar a mesma água, filtro esponja e talvez um antifungos.

 

A ideia de pôr uma rede pode resultar, só até eles nascerem, depois acho que ainda é pior para os peixes ficarem dentro de uma rede do que a "safarem-se" no lago.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, obrigada a todos pelas respostas :)

Acabei por dividir o lago ao meio (posto fotos amanhã), não está bonito mas foi o mais prático que arranjei...
Afinal não me puseram ovos só nas plantas, literalmente espalharam pelo lago todo!! Tenho as pedras carregadas com ovos....
Mas pronto, estão ovos de um lado e peixes do outro.

Já comprei comida para eles, "Mikrovit vegetable da Tropical", acham que é boa?

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que os kinguios não tomam conta dos filhos (posso estar enganado) portanto os alevinos não precisam dos pais. Portanto o que eu fazia era: Tirar os ovos do lago para um aquário, usar a mesma água, filtro esponja e talvez um antifungos.

É verdade, os Kinguios não tomam conta dos filhos, aliás, assim que puseram os ovos e "acalmaram" começaram todos a comer!!

 

Sobre o antifungos, uso antes ou depois de eclodirem, como se usa e qual compro? Obrigada!

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente é usado azul de metileno, tens a dosagem na net. É usado algum tempo depois de os ovos terem sido postos e fertilizados, isto num aquário à parte. Eu nunca usei antifungos, e poucos ovos fungaram (convém remover os que fungam para não alastrar), mas vai depender da qualidade da água e dos peixes em si, mas aposto que nem precisas.

 

Deve haver na net de certeza alguém que já conseguiu criar kinguios "artificialmente" e aí é que consegues algumas dicas. Boa sorte!

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos do lago:


IMG_7127_zps9db14caf.jpg
Aqui um lado do lago com os residentes.



IMG_7123_zpsa6cbca1d.jpg
A "maternidade" improvisada. Todas as pedras e plantas que estão neste lado do lago estão minadas de ovos!
Dividi o lago com pedras, telhas e uma piscina de criança que usava para fazer a quarentena de tartarugas.



IMG_7124_zps2c6c49b5.jpg
Pedra com ovos.



IMG_7125_zps40ccaf36.jpg
Jacinto-de-água com ovos (se notarem eles até fora de água puseram).

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acho que este ano vou deixar o antifungos de lado... Os ovos já foram postos ontem de manhã, por isso já devo ir tarde..
Já agora (curiosidade só), é normal uns ovos serem alaranjados e outros brancos?

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns já eclodiram ontem.. Mas tenho muitos com fungos (os tais brancos). Ovo branco com "pelinho" á volta...
Os tais amarelos estão cheios de olhinhos pretos.
Agora não sei é como remover tanto ovo com fungo :/

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola. como tem corrido isso? nao tenho acompanhado este topico.Fizeste bem em dividir. mas coloca uma rede ,os grandes nao passam mas a agua circula a vontade , e os pequenos também não vão para junto dos grandes.

 

Não necessitas de os alimentar por enquanto,pelo menos não até os veres bem(1 ou 2 cms).

os ovos brancos ,são os que não foram fecundados e como tal ganham fungos, eles depois desaparecem .não te preocupes com eles, os saudáveis não ganham fungos facilmente. quando já tiverem uns 2 ou 3 cms jao os adultos nao os comem e podes tirar a separação,vas ter ai peixes que nunca mais acabam se tudo correr bem.

 

não percebi se tens alguma bomba de circulação de agua mas se tiveres espero que esteja do lado dos adultos, pois as bombas esmagam os alevins

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas :)

Acabei por abrir o lago e deixar a natureza fazer o seu trabalho.. Para salvar os alevins estava a tirar qualidade de vida aos adultos, que já são demais para um lago tão pequeno.
Deixei alguns em caixas de arrumação e outros com a mudança das plantas foram parar ao lago das tartarugas! Posso dizer que são os que se estão a safar melhor, estão maiores que os restantes, as fezes das tartarugas eu tiro a maioria com uma rede e assim mantenho o lago limpo sem precisar de mudar a àgua toda!

Para o ano quero ver se aumento pelo menos duas fiadas ao lago, está muito baixo e aquece muito no Verão, sem contar que 500l para 16 peixes é pouco..

Tenho uma bomba mas partiu-se e eu não sei como a arranjar, se é só "juntar as peças" ou se preciso de mais alguma coisa, mas quando puder faço um tópico sobre isso!

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais