problema por identificar


wally

Recommended Posts

boas, o meu aquario e o setup podem ver aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=219295

 

O que se passa é que a pogostemon erectus e a stauragyne repens estao com as extremidades das folhas escuras, a pogostemon tem o caule a ficar escuro tambem.

 

Eu a semana passada comprei os testes de fosfatos e nitratos e detectei que tinha estes parametros

nitratos : 5mg/l

fosfato : 0

ph: 6.2

kh: 2

 

Entretanto fui comprar o ada special lights e adicionei 4 ml, o que acontece e que subiu os nitratos para 20 mg/l e os fosfatos para 0.5 mg/l , só que os nitratos mantiveram se e os fosfatos passado uma horas já nao havia.

fiz tpa no dia seguinte e voltei a adicional o special lights e aconteceu o mesmo, para nao estar a subir os nitratos com mais adiçao do fertilizante comprei fosfato da seachem e meti ontem 5ml ficou com 1.5mg/l e passado umas horas ja so tinha 0.25mg/l. hoje de manha pus mais mas manteve se nos 0.5mg/l.

 

o que eu pensei ao principio é o o problema que as plantas acusam fosse do fosfato o que é um facto é que todo o fosfato que eu meto é consumido e nas plantas o problema continua igual.

Eu nao faço adiçao de ferro que para mim podia ser outra causa porque o aquario ainda so tem 2 meses e meto 2 em 2 dias 6 ml de ada step1 .

 

fotos das plantas é complicado porque nao consigo focar bem e não se nota na foto

Se puderem ajudem me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

É normal o que te acontecem... durante um período houve falta de um Macro e as algas aproveitaram-se disso. Agora estás a resolver o problema e assim é uma questão de tempo até as algas desaparecerem! Quanto aos consumos... não percebo porque te queixas! As plantas consomem nutrientes e portanto têm de estar disponíveis na água. Se consomem 10 ou 20 ou 1000mg/l por dia não interessa, se os consomem é porque fazem falta ;) A isto diz-se que é conhecer o aquário: saber os seus consumos diários e as suas necessidades de fertilização diária! Parabéns, estás a evoluir como aquariofilista e é normal teres estas dúvidas e questões! Só quer dizer que estás a aprender com a experiência.

 

Portanto: Paciência, TPAS com fartura e fertilização, TESTES, TESTES e mais testes, e depois manter uma rotina de fertilização após estabilização dos parâmetros ;) As algas com o equilíbrio desaparecem!

 

Cmpts!

  • Votar + 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não creio que sejam algas apenas uma carência de algum nutriente que pelos vistos será do fosfato, porque ate a cuba tambem fica escura. O que acontece e que começa a ficar escura no rebordo das folhas ate ficar a folha toda.

 

O que eu achei estranho e consumir tanto fosfato quase não gastando nitrato nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A resposta do Fernando esta muito boa. Acredita nela!

As plantas estão a consumir o que precisam e as suas necessidades variam com as espécies.

Atenção que tb podes ter falta de micros e isso (também?) ser a razão para as plantas apresentarem carências - sim isso sao carências de nutrientes.

 

Fertilizar em excesso nao é problema. Aceitando isto podes ajustar a fertilização na melhor forma possível, fazendo com que as plantas recuperem e cresçam.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já agradeço a ajuda,

eu acrescento 5ml de micro com o step1 todos os dias, também já me disseram para não por micros no mesmo dia que macros mas não percebi a teoria.

eu pus fértil da ada, isso não devia ser suficiente para os primeiros 3 meses não ter carência de algumas micros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu apenas falei na possibilidade de teres carências de micros mas nao sabia que fazias step 1.

Se fizesses EI seria dia sim dia nao, mas a fertilização ADA, seguindo as indicações deles, das micros e macros todos os dias.

A Powersand devia estar era a dar-te tb nitratos. Qt tempo tem o aquario? Quanto é que meteste?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei que tens o difusor muito alto. Que difusor é? Se for de muito boa qualidade, nao será relevante mas caso contrario podes estar a perder algum CO2.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o aquário montado á 2 meses, meti um saco, creio ser 2 litros. O difusor já ta mais baixo, não è grande coisa mas já da.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais