Ajuda - vidro para aquário


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Venho solicitar a vossa ajuda, pretendo construir um aquário com as medidas 100*35*35. Uma vez que tenho crianças em casa pretendo que fique resistente a pancadas, a minha dúvida será entre utilizar vidro normal de 10mm ou vidro laminado de 10mm, este último dá-me a sensação de ser mais seguro devido à película que segura o vidro em caso de quebra.

 

Uma vez que o aquário será de agua quente tenho receio que a película do vidro laminado venha a ficar amarelada com o tempo.

 

Qual a vossa opinião? ou sugestões. :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

se colocares na mão dos putos um martelo para irem brincar com os peixinhos... provavelmente terás problemas. Digo eu, não sei...

 

Tens também a hipótese de forrar o vidro com chapa em aço inox, mas neste caso perdias um pouco o efeito de "aquário".

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua quente não significa a ferver. no máximo deverá atingir cerca de 30 graus. Não deverás ter problemas mas se quiseres mesmo estar seguro memso contra marteladas em vez de laminado podes mandar temperar os vidros. deve ficar mais barato do que comprar laminado.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua quente não significa a ferver. no máximo deverá atingir cerca de 30 graus. Não deverás ter problemas mas se quiseres mesmo estar seguro memso contra marteladas em vez de laminado podes mandar temperar os vidros. deve ficar mais barato do que comprar laminado.

 

widweasel_pt desde já obrigado pelo comentário.

 

Também tinha a opção do vidro temperado mas o mesmo não me inspira confiança, isto porque no local onde trabalho têm vidros temperados em divisórias para o exterior e já por três vezes que eles simplesmente rebentam com a variação de temperatura (segundo os técnicos que vão lá substituir), também é certo que são vidros de grandes áreas, por isso é que coloquei logo de parte, mas poderei estar enganado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes ideia da temperatura que atinge um vidro fumado que passa o dia ao sol? Normalmanete um vidro temperado so parte se tiver diferenças bruscas de temperatura ou então quando não tem espaço para dilatar. no aquario nao tem nada a ver. Qualquer vidraceiro te garante que ele nao parte do calor... São 30 graus pá não sao 300... para isso partiria se pegasse nele pois a temperatura do teu corpo é de 36º... A única questão que me deixa de pé a trás poderá ser a diferença na medida depois de temperado, não sei seo o vidro "encolhe" ou dilata com a tempera... pergunta a um vidraceiro ou se quiseres encomenda com as medidas certas depois de temperado, assim a responsabilidade de ter as medidas certas fica com a vidraceira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, os vidros de exterior nada têm a ver com os dos aquários. Se fosse assim, todos os dias rebentavam aquários nas nossas casas.

O que os tipos da substituição dos vidros te disseram, talvez se estivessem a referir ás dilatações da extrutura onde estão colocados. Se ficarem colocados sem "folga" a extrutura com o calor dilata, logo "aperta o vidro" e o vidro parte. É esse o principio fundamental da construção dos paineis solares.

 

Resumindo:

 

O vidro de 10mm acho suficiente, mas se quiseres ficar mais descansado, põe de 12mm. A força da agua do aquário é superior á dos putos, a não que estes atirem pedras e batam com martelos.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.