Duvida ao juntar espécies


Recommended Posts

Bom dia, desde já peço desculpa se estou a postar no sitio errado a minha duvida, mas penso que deve ser aqui nos ciclideos.

 

Então é assim, tenho um aquário de agua quente com cerca de 120 litros e sempre tive peixes mais calmos como os neons, limpa vidros, tubarões e mais algumas espécies que fui comprando para se darem bem no aquário, o problema é que tanto eu como a minha esposa gostamos muito dos ciclideos, tem mais cor, são maiores etc.

 

Agora a duvida, já despachei grande parte dos peixes do aquário, só tenho um tubarão martelo com uns 12 cm, o limpa vidros deve ter o mesmo tamanho e um escalar grande, será que os posso manter juntos com os ciclideos?

 

Obrigado

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Agora a duvida, já despachei grande parte dos peixes do aquário, só tenho um tubarão martelo com uns 12 cm, o limpa vidros deve ter o mesmo tamanho e um escalar grande, será que os posso manter juntos com os ciclideos?

 

 

A tua pergunta é muito vaga! Ciclideos há muitos! Aliás o escalar é um ciclideo.

Tens que ser mais especifico na tua questão e indicar de que espécies, ou pelo menos de biotopo estás a falar?

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diogo, desculpa ter sido um pouco vago, são os chamados Oscar, penso que é esse o nome, cada vez que entro na loja dos peixes penso sempre em trocar mas o empregado da loja sempre me disse que são agressivos (mas são dos que eu gosto mais) a minha duvida é se os posso juntar a alguns que eu tenho ou se aquilo vai ser um banquete. E já agora quantos peixes achas que posso por num aquário de 120 litros (os oscar tamanho médio)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Infelizmente, não te posso dizer para manteres oscares (Astronotus ocellatus) num aquário de 120 litros e muito menos juntar com escalares.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tal como ja referiram não podes juntar oscares com os peixes que tens, nem tao pouco num aquario de 120 litros mas tens vários ciclideos mais pacíficos e com uma grande beleza, grandes cores e tamanhos, e uma questão de procurar em varias lojas ou ate aqui no forum o que se vai pondo nos classificados, procura por geophagus, que existem varias espécies ou heros que podes manter ai nesse aquario com as espécies que tens, tem atenção e a quantidade e que sao peixes de cardume, e aconselhável no mínimo 3 ou então um casal, falo por mim, as vezes e melhor pesquisar ou informarmo-nos das condições das especies e das alternativas que temos, ja tive um oscar e apesar de ter gostado mt dele acabei por ter que o vender, chegou as 20cm e tinha de o manter sozinho devido a agressividade e por nao ter um aquario com tamanho suficiente para ter mais q um oscar, limpar o aquario quase tds os dias, etc, aconselho a quem queira ter q se informe mt bem, para nao ter desgostos, espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

tal como ja referiram não podes juntar oscares com os peixes que tens, nem tao pouco num aquario de 120 litros mas tens vários ciclideos mais pacíficos e com uma grande beleza, grandes cores e tamanhos, e uma questão de procurar em varias lojas ou ate aqui no forum o que se vai pondo nos classificados, procura por geophagus, que existem varias espécies ou heros que podes manter ai nesse aquario com as espécies que tens, tem atenção e a quantidade e que sao peixes de cardume, e aconselhável no mínimo 3 ou então um casal, falo por mim, as vezes e melhor pesquisar ou informarmo-nos das condições das especies e das alternativas que temos, ja tive um oscar e apesar de ter gostado mt dele acabei por ter que o vender, chegou as 20cm e tinha de o manter sozinho devido a agressividade e por nao ter um aquario com tamanho suficiente para ter mais q um oscar, limpar o aquario quase tds os dias, etc, aconselho a quem queira ter q se informe mt bem, para nao ter desgostos, espero ter ajudado

 

Desculpa mas não concordo com nada do que escreveste acima! A maioria do Geophagus crescem mais de 20 cm e o mesmo se passa com os herus.

 

Num aquário de 120 litros os únicos ciclideos que se podem manter, são algumas espécies do Tanganyika e em última solução uns saulosis (mas mesmo estes, vai depender muito do temperamento de cada peixe).

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens os microgeophagus altispinosa, de facto esqueci-me desse ponto, mas tens outros ciclideos, como herotilapia multispinosa q ja mantenho a anos q um casal ate so precisa de 60litros para viver em condições, existem mts ciclideos que nunca passam de 12cm, mas concordo ctg nessa parte q a maioria deles cresce ate 20 e tal cm, por isso e q referi q se deve informas bem das especies antes de comprar,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens os microgeophagus altispinosa, de facto esqueci-me desse ponto, mas tens outros ciclideos, como herotilapia multispinosa q ja mantenho a anos q um casal ate so precisa de 60litros para viver em condições, existem mts ciclideos que nunca passam de 12cm, mas concordo ctg nessa parte q a maioria deles cresce ate 20 e tal cm, por isso e q referi q se deve informas bem das especies antes de comprar,

 

Ok! Mas os microgeophagus são bem diferentes dos Geophagus. Tens de facto muitos ciclideos anões mas com um tubarão martelo de 12 cm, vai correr mal!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nisso tb n concordo, pela minha experiência não correu mal, a única coisa q o tubarão faz e assustar os outros peixes quando ele próprio se assusta e vai contra as coisas, de resto, a única coisa que um tubarão martelo q eu tive comia era alevins, e mortos pk tive com ciclideos anões e microgeophagus, na altura n tinha onde por o tubarão q me foi dado

Editado por miguelgouveia92
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em continuação, um aquario de 120 litros tb n e bom para um tubarão martelo que passa a vida a nadar contra os vidros, acontecia-me isto num aquario de 540 litros, ele agora so tem 12cm mas irá crescer, se os americanos chegam as 20 e tal cm, um tubarão pode facilmente chegar aos 40

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em continuação, um aquario de 120 litros tb n e bom para um tubarão martelo que passa a vida a nadar contra os vidros, acontecia-me isto num aquario de 540 litros, ele agora so tem 12cm mas irá crescer, se os americanos chegam as 20 e tal cm, um tubarão pode facilmente chegar aos 40

 

Concordo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais