Nano Vodafone - duvidas


Fábio Lança

Recommended Posts

Boas, eu tenho uma caixa da vodafone e como já vi aqui no forum uns quantos nanos fantásticos decidi tentar. Tenho algumas duvidas e como não quero estragar nada decidi perguntar. Agora no inicio quero apenas por musgo de java e umas anubias, apenas para isto necessito de filtro?ou tpa's bastam? e tenho um aquecedor da aquapor de 25w, mas na parte de cima da para regular até aos 25ºC. Só o aquecedor e a luz chegam? ou vou mesmo precisar de filtro? mais para a frente estava a pensar comprar uns red cherrys, mas vai ser so mesmo mais para a frente.

 

Cumprimentos, Fábio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É bem dificil conseguir manter um cubo tão pequeno.

Tens experiência em aquas?

E precisas do filtro se não quiseres fazer tpa's todos os dias de 25-30% e mesmo assim não sei.

Em vez de pores várias plantas, porque não tentas fazer tipo uma floresta (muito pequenas) de anúbia, não sei se me fiz entender.

E punhas uns planorbis.

Mais que isso não recomendo.

Abraço e qualquer dúvida está à vontade

Tiago Dias

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tive a pensar e devo de acrescentar mais uns 3 cubos, ficando assim C=36, L=36, A=18. No total ia ficar com 23 litros e assim já deve de dar para por o filtro que tenho. Que achas?? E até posso por camarões red, quando tiver demasiados tenho a quem os dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Musgo de Java e anubias servem perfeitamente e podes fazer tpa semanalmente sem problema.

Podes juntar "foxtail" ou "sessiliflora" sem problema ou mesmo "fetos de java" sem problema.

Quando quiseres colocar a fauna (ou seja incluir os red cherrys) podes sempre passar no "china" e por 5 aerios compras um filtro pequeno de mochila (para não retirares espaço ao interior do cubo).

Nesta altura do campeonato nem precisas de aquecedor para nada...

Cumps

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok obrigado, e outra coisa. Quando puser as plantas é necessário deixar o aqua fazer o ciclo na mesma certo? e agora no inicio as plantas não precisam de aquecedor nem filtro? e como em principio vou fazer a tal ideia de juntar 4 caixas depois secalhar o meu filtro ja fica la melhor ou nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maior parte das plantas que referi além de serem de fácil manutenção retiram os nutrientes na sua maioria directamente da coluna de agua, dai poderem ser colocadas directamente sem grande stress de ter um ciclo feito.

Como é óbvio a qualidade da agua (retirar o cloro e ph adequado) é fundamental. Circulação da agua (via existência de filtro) e fertilização liquida ajudam (em especial fertilização rica em ferro para os fetos de java e anubias).

 

Um filtro convém porque a ideia é colocar à posteriori fauna.

O termóstato/aquecedor de verão pode ser dispensado (a não ser por causa da fauna que exija temperaturas especificas), visto as plantas aguentam muito bem as variações de temperatura (dia/noite) e como estamos no verão a temperatura ambiente é o suficiente até para os red cherry.

 

Cumps

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.