Infecção bacteriológica


pribeiro

Recommended Posts

Olá

Eu tenho um aquário com uma infecção bacteriológica e estou a usar JBL

Furanol mas tenho uma duvida pois o produto diz que devo usar um comprimido para cada 20 litros e tratamento deve durar 4 dias e como eu noto a falta de oxigénio na água a duvida é se coloco comprimidos um dia e só ao fim de 4 é que faço uma TPA ou todos os dias coloco a dose de comprimidos.As instruções nada dizem

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Bem vindo.

 

 

Eu acho que deves fazer TPAs diarias e repores o medicamento na mesma proporção da água trocada.

Estás a fazer o tratamento no aquário principal? Ou estás a usar um aquário hospital? Caso estejas a usar o aquario principal cuidado que esse medicamento mata a colónia de bactérias do filtro. Pode ser "pior a emenda que o soneto". Passado os 4 dias usa carvão activado.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim isso eu sei.Já tenho tudo pronto para recolocar a colónia de bactérias, a minha duvida era só a dosagem pois noto muito a respiração ofegante dos peixes

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim isso eu sei.Já tenho tudo pronto para recolocar a colónia de bactérias, a minha duvida era só a dosagem pois noto muito a respiração ofegante dos peixes

Pode ser falta de oxigénio e intoxicação (amônia ou nitritos).

 

Concordo com o Jacinto. TPA's diárias seria o ideal. :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que concluíste que era uma infecção bacteriana?

Faz testes à agua de amonia , nitritos e oxigénio dissolvido como o Nuno referiu.

Se de facto for bacteriano , a dose deve ser repetida diariamente com TPA´s intercaladas.

Se o filtro biologico for recente vai sofrer com o tratamento. Se está establecido há vários meses as bacterias que sobram darão conta do recado . No entanto, deves monotorizar com testes de amonia e nitritos. Uma forma de poupar o filtro para quem não tem aquario hospital é retirar o saco com as massas biologicas e colocá-las dentro de um balde com um termostato ,uma bomba de ar e um pouco de comida. O aquário aguenta 3 ou 5 dias de tratamento só com filtração mecânica ( lã de vidro ) desde que se faça TPA´s de 30% diárias . De qualquer modo terias que as fazer para renovar a dose de antibiótico.

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é bem antigo e tenho tambem uma cabeça mecanica. Já coloquei mais ventilação de modo a oxigenar a água.

Tenho 3 dias de tratamento e morreu-me uma média de 4 peixes por dia e hoje só tinha um tetra morto até os 4 escalares que sobraram aparentemente estão em ordem.

Vou fazer mais um dia de tratamento e depois faço uma TPA de 50% como indica o medicamento e espero safar o resto dos peixes.

Já agora as plantas sofrem alguma coisa?O aquário tem 100*40*30

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...
Nesta altura tudo está bem. O tratamento resultou e os restantes peixes estão ok.

 

Olá. Estou a fazer o mesmo tratamento com Furanol. No tratamento que efectuou acabou por fazer as TPAs diárias ou fez a TPA de 50% apenas no final?

 

Tive a mesma dúvida quanto à utilização do medicamento. Repete-se o tratamento todos os dias durante 4 dias e depois a TPA, ou todos os dias faz-se a medicação com a TPA no final?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais