Aqua de 100x40x60 a começar do zero


pgmmarques

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Esta é a segunda vez que escrevo aqui no fórum para, mais uma vez, pedir a vossa ajuda e opinião. :)

 

Estou com um projeto em mãos de montar um aqua de 100x40x60 cm com 240L de água doce tropical.

 

Quanto aos peixes a colocar e à plantaçao do próprio aqua pensarei mais tarde, mas já tenho algumas ideias...

Neste momento já tenho os vidros encomendados e passarei os próximos tempos a fazer a montagem do mesmo. No entanto, já há bastante tempo que ando a ver uns passos à frente e já tinha algum material de sustentaçao em vista, tais como filtros e termostátos.

 

Pelo que fui vendo aqui pelo forum e pelas lojas online, optei por filtros externos tipo mochila. nao sei se será a melhor opçao e gostava da vossa opiniao acerca disso.

 

Quanto ao aquecimento do aqua, visto ter 240L e um metro de comprimento, pensei em dois termostátos, será essa a melhor opçao ou apenas um sera igualmente viavel e sairá mais em conta?

 

Quanto a iluminaçao confesso que ainda nao pensei muito, mas nao é de longe o tópico que mais me preocupa.

A plantar o aqua, como pretendo, penso que também precisarei de um difusor de CO2. e, a confirmar-se, farei um artesanal que, pelo que ja pesquisei, é bem fácil de conseguir.

 

Com intuito de ter a vossa opiniao no material de sustentação do aqua, deixo as minhas atuais opções de material a adquirir.

 

Filtragem

1 Jebo - Filtro Externo 819 [1200l/Hr ; 30W] ou 2 filtros tipo mochila Eheim Liberty 2042 [760L/Hr e 4W] ou 1 Filtro HAILEA HF-150A [800L/hr ; 13W];

 

Aquecimento

1 AquaMedic Aquecedor Titanio 300 W ou 1 Eheim Jäger 300w ou 2 Elite 150W.

 

Por fim, gostava de pedir a vossa ajuda em termos de opiniões do material que tenho em vista bem como de alternativas ao mesmo.

Para mim a área mais critica centra-se mesmo na filtragem uma vez que confesso que não tenho grande conhecimento do mercado, mesmo apos várias e longas horas de pesquisa e pergunto-me se a diferença entre filtros externos e filtros externos tipo mochila será assim tão grande para um aqua desta dimensão.

 

Obrigado desde já pela vossa ajuda,

 

Cumprimentos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Assim de repente acho melhor 2 termostatos a funcionar para uniformizar o aquecimento pelo aquário todo. Acho melhor 2 a funcionar bem do que um em esforço.

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

acho melhor pores 2 termostatos para uniformizar a temperatura ou então 1 Eheim Jäger 300w sao muito bons e afinam a temperatura da agua muito bem...

quanto ao filtro tenho um jebo igual a estes e pelo consumo de energia que sai caro a longo prazo e só tem 1 ano de garantia...para alem disso acho que não traz muitas matérias filtrantes e as que traz não são grandes coisas, traz em 3 gavetas umas 20 cerâmicas e em 4 por cima das cerâmicas a la filtrante e a 1 a esponja azul acho que mesmo assim para o meu aqua de 250 litros deixa muitas partículas em suspenso ...mandei vir de fora 2 JBL E901 greenline por 100 euros cada.... ja ouvi falar muito dos eheim mas não tenho experiência pelo que ja vi na net não tem muito caudal e os que o têm são muito caros mas se esta a pensar gastar algum opte pelo JBL e1501 consomem pouco muito volume de massas filtrantes e bom caudal 1500l/h

 

quanto a iluminaçao aconselho a comprares ou fazeres uma calha que tenha pelo menos 1w/l ou seja uma calha com 250w....mas espera por os mais entendidos...

 

os filtros de mochila ja os tive num aqua de 250l dois que faziam um total de 1300l/h e deixava o aquario miserável pelo preço de dois quase que compras um filtro externo bomzinho...eles não movimentam muito a agua fazendo assim a acumulação de detritos no fundo

 

espero ter ajudado visto ja termos muitas coisas em comum (opçao do jebo, aqua de 250litros, filtros de cascata...)

mais alguma coisa estamos ca para isso

cump.

bruno

Editado por Bruno TER
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero desde já agradecer a vossa ajuda, sobretudo a do Bruno TER que ajudou e muito na questão do filtro.

 

Quanto ao termostato não há grandes dúvidas e a opção muito possivelmente passará mesmo pela compra de dois de 150W.

 

No que concerne ao filtro, eu tenho uma dúvida.

Se para uma aqua de 240L o Bruno TER mandou vir dois JBL e901 Greenliner já não é filtragem em excesso? visto que os dois juntos têm um caudal somado de 1800lt/HR? visto que, pelo que li, o caudal dos filtros deve andar 2 a 5x a litragem do aqua...

 

e tendo em conta que dois são cerca de 200€, secalhar mais compensa mandar vir um JBL e1501 cujo caudal é de 1500lts/hr e acaba por ficar a volta de 172€.

 

acaba esta por ser a opção mais viável ou mesmo assim, apenas um e901 será suficiente visto que existe um ratio de 3,75 entre o caudal do filtro e a litragem do aqua?

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes inicialmente começar com 1 e depois se vires que é insuficiente compras outro. Ou se vires que mais tarde tens circulação insuficiente no aquário, adicionas uma bomba de circulação.

 

cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

desculpe não me expliquei muito bem mandei vir 2 JBL e901 para 2 aquários de 200litros...e não para substituir o jebo...ele lá se vai aguentando e acredito que com umas modificações ele ficava muito melhor (incluindo melhores e mais quantidade de cerâmicas)

 

agora para si como tinha dito em cima aconselho somente 1 de JBL e1501 GL para o seu aquário (se quiser consigo arranjar-lhe por 159€ mande MP para mais imformaçoes)...

 

estes JBL tem muita fama vou-os testar agora quanto aos de mochila esqueça...

 

se quiser também pode optar pelos 2 filtros JBL gasta mais dinheiro mas quanto ao caudal com o tempo perde e vai ficar perto dos 700lts/h ou seja 2x700lts/h= 1400l/h seu aqua de 240x5=1200l tem só tem de diferença 200litros por hora o que não é muito...

 

mas o ideal é mesmo um JBL e1501 green line fica muitooo bem servido...aconselho...

 

espero ter o ajudado e não o ter confundido com as contas...

 

cump.

bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, secalhar vai ser mesmo essa a opção, um JBL e1501 green line ;)
parece-me a mais viável neste momento...

 

 

no entanto, lembrei-me de um factor importante - o móvel :s

 

confesso que até ao momento não me havia lembrado disso e estar a montar o aqua para depois ter de vazar para colocar no sitio era um bocado mau.. no entanto, pelo meio surgiu-me uma dúvida, talvez por falta de estudo...

 

mas qual o efeito de uma coluna seca? e neste aqua fará sentido ter uma?

 

mais uma vez obrigado pela ajuda ;)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.