Recommended Posts

Publicado

Boas!

Há uns dias reparei que tinha a minha ramirezi e uma das corydoras a ficarem muito gordas.Ao inicio pensei que pudesse ser da alimentação porque comecei a dar artemia congelada 1x por dia de 2 em 2 dias mas não me parece que seja da alimentação porque estão mesmo muito inchados, principalmente a corydora que está maior parte do tempo parada no fundo do aquário.

Penso que será alguma doença, andei a ler e à primeira vista parece-me ser hidropsia mas não vejo escamas levantadas.Vou deixar aqui umas fotos para ver se me podem ajudar a identificar o problema.Espero que me possam ajudar.

xpdf.jpg

v71w.jpg

bc5z.jpg
Nesta foto dá para ver a barriga inchada da ramirezi
l3kx.jpg

5k32.jpg

5j3b.jpg

Cumprimentos

Publicado:

A corydora tenho à 4/5 meses e tenho algumas que vieram ao mesmo tempo e nao estao tao gordas.a ramirezi tenho a cerca de 3 semanas e já veio um pouco assim.para ja nao as vou isolar mas se começar a ver escamas saidas vou começar com tratamento.fico a aguardar a opiniao de outras pessoas.

Publicado:

Hoje morreume o ramirezi macho nao sei como.ele nao demonstrava nenhuns sintomas tirando estar um pouco parado por vezes mas vinha sempre comer e tudo.Tinha as barbatanas talvez um pouco roidas mas apenas tenho corydoras e um casal de ramirezis no aquario por isso nao sei o que possa ter acontecido.Tem os olhos inchados que vao poder ver pelas fotos que ja vou colocar.

Publicado:

Aqui ficam as fotos.Acham que deva fazer algum tratamento no aquário?Se sim qual?

lo9b.jpg
l8z4.jpg
j7sf.jpg
Publicado: (editado)

A cory está gorda porque tem ovos.

Quantas corys tens?

As minhas ficam balões autênticos

Quanto à fêmea deve de estar com ovos.

O macho parecia mesmo mal tratado, por outros peixes(não me atrevo a dizer que o tratas-te mal, mas é do ponto de vista fisico, repito não estou a dizer que tratas mal) pois tinha os meus às vezes em condições excelentes e alguns começavam a parecer mal tratados, barbatanas roidas e isso e acavabam por morrer 1/2 dias depois sem saber o que fazer.

Os rams são mesmo peixes aborecidos no que toca a doenças, parecem bem e de 1 momento para o outro batem a bota, mas o mais fundamental é um aqua ciclado e estavel.

Diz lá os parametros do aqua e o respectivo set up para te pudermos ajudar melhor

Abraço

Editado por tiagojoaopintodias

Publicado:

Esquecime dos parametros e do setup realmente....

pH:7

Gh:2

Kh:2

No2:0.0

No3:0.0

Nh3/4:0.0

A filtragem e feita numa sump com coluna seca,com uma bomba da resun de 2000l/h.neste momento tenho 3 litros de siporax mini e mais algumas siporax das normais,a volta de 1litro.perto de 400g de la filtrante e algumas esponjas de malha fina.

Tenho 10 corydoras,quanto tempo demoram elas a desovar?acham que deva fazer uma tpa de30%?

Publicado:

O aquario tem uns 290litros mais sump que devem ser uns 70 da sump

Publicado:

Tenho notado que a ramirezi femea esta muito escura do que era, continua a comer mas esta um pouco mais timida.o que acham que deva fazer?

Publicado:

Depende mesmo muito da corydora.

As minhas com 24-26ºc desovam tipo de 3/3 semanas ou mesmo mês a mês

Com 18ºc desovam de 1/1 - 2/2 semanas

Estranho não?

Podes ou não fazer tpa mas elas criam muito melhor do outono à primavera, pois acho que é devido às pressões atmosféricas.

Os rams e as corys preferem um pH mais baixo, eu tenho a 6.4-6.5 e tenho tido algum sucesso

Quanto à filtragem, parece porreira mas uma bomba de 3000-4000l era melhor, para uma filtragem mais eficiente penso eu.

A rams estando mais escura revela sinais de stress, que achas que pode provocar isso?

Abraço e vai dando notícias

Publicado:

Boas!

Por enquanto mais nenhuma baixa, a ramirezi está a voltar a ficar com as cores bem vivas e está a comer bem.Não consigo entender o que lhe possa ter causado stress.A corydora parece agora estar mais magra, mas ovos nem ve-los.A ver se não tenho mais nenhuma baixa.

Supondo que a bomba faz mesmo os 2000l/h que pelo que tenho visto dos feedbacks as bombas da resun costumam fazer mesmo o fluxo anunciado, faz a volta de 5.7x a litragem do aquário por hora.Uma de 3000 se calhar era demasiado potente para os discus que quero adicionar visto eles gostarem de águas mais calmas.