Mais um novato


Nuno-ampt

Recommended Posts

Ola pessoal!!

Sou o Nuno,de Torres Novas e começei á pouco nisto dos peixinhos e filtros :sorry:

Já tive um aquario de 15l que andava perdido em casa dos meus pais,depois vi que era pequeno e comprei um de 30l,depois vi que tambem era pequeno :confused4:

Agora tenho um de 80l com movel!!

Setup do aquario:

Filtro externo da Eheim 2041 (não tenho certeza)

Termostato de 80w

Lâmpada T8 18w

Bomba de ar com uma pedra difusora

Barco de decoração

Meio coco e papel de fundo

Areão do rio

Ph 6.5 a 6.8

Temperatura: 26º conforme o tempo que faça!

 

 

Habitantes:

1 Botia palhaço

1 pleco

8 barbo tigre

5 danios zebra

5 danios leopardo

2 labeo colorido(não tenho certeza do nome)

 

 

 

Agora algumas duvidas:

Fiz o ciclo do azoto,tal como já li por aqui,e antes de por os peixes,adicionei Sera bio nitrivec conforme as instruções da embalagem,mas depois de 24h de ter posto,reparei que o filtro deixou de deitar tanta agua pelo lado onde esta o filtro de carvão e um filtro de cor verde e mais pelo outro lado onde está um filtro de cor azul(penso que o azul será mecanico e o verde biologico,corrigam se estiver errado)...será normal ou ha algum problema com os filtros?

 

Não tenho plantas,mas tenho a lâmpada,é preciso ter a luz ligada,ou é indiferente?

 

De quanto em quanto tempo devo fazer a TPA?

 

Que habitantes para o meu tipo de aquario sugerem?

 

Que dicas mais podem dar??

 

Obrigado

Editado por Nuno-ampt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim rapidito que também percebo pouco.

O pleco vai crescer até aos 60cm, logo vais ficar ENORME em relação ao aquário. Se ainda der para devolver...devolve.

A luz é mais por causa das plantas e para os donos verem os peixes :) ( se estiver enganado é favor corrigir)

Carvão é para ser usado para limpeza de quimicos ou algo a mais na água. Usando em permanência, tira o que deve e o que não deve)

O caudal ter reduzido pode ser por causa dos peixes. Mais peixes, mais lixo e vai para o filtro e para as esponjas.

 

Nos peixes....é o que me aconselharam a mim. Coridoras, neons, espadas, por ex.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é normal o filtro perder assim tanto caudal logo no inicio. Está bem ferrado? Não estará sujo?

Tpa todas as semanas ou de 15 em 15 dias.

O carvão activo apenas serve para eliminar quimicos, se nao fo o caso deves retira-lo,

 

As plantas são boas porques ajudam a estabilizar os parametros, e absorvem nitratos que em altos valores são fatais para os peixes, alem de darem um ar mais natural ao aquario.

 

Edit para responder ao Filipe: a iluminação tambem é para fazer a diferença de dia / noite, para os peixes.

Editado por Ervilhita

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal!!

Sou o Nuno,de Torres Novas e começei á pouco nisto dos peixinhos e filtros :sorry:

Já tive um aquario de 15l que andava perdido em casa dos meus pais,depois vi que era pequeno e comprei um de 30l,depois vi que tambem era pequeno :confused4:

Agora tenho um de 80l com movel!!

Setup do aquario:

Filtro externo da Eheim 2242 (não tenho certeza)

Termostato de 80w

Lâmpada

Bomba de ar com uma pedra difusora

Barco de decoração

Meio coco e papel de fundo

Areão

Ph 6.5 a 6.8

Temperatura: 26º conforme o tempo que faça!

 

 

Habitantes:

1 Botia palhaço

1 pleco

4 barbo tigre

5 danios zebra

5 danios leopardo

2 labeo colorido(não tenho certeza do nome)

 

 

 

Agora algumas duvidas:

Fiz o ciclo do azoto,tal como já li por aqui,e antes de por os peixes,adicionei Sera bio nitrivec conforme as instruções da embalagem,mas depois de 24h de ter posto,reparei que o filtro deixou de deitar tanta agua pelo lado onde esta o filtro de carvão e um filtro de cor verde e mais pelo outro lado onde está um filtro de cor azul(penso que o azul será mecanico e o verde biologico,corrigam se estiver errado)...será normal ou ha algum problema com os filtros?

 

Não tenho plantas,mas tenho a lâmpada,é preciso ter a luz ligada,ou é indiferente?

 

De quanto em quanto tempo devo fazer a TPA?

 

Que habitantes para o meu tipo de aquario sugerem?

 

Que dicas mais podem dar??

 

Obrigado

Boas,

Substitui o carvão por cerâmicas. Como outros membros já referiram o carvão retira o q deve e o q não deve. ;)

O Pleco vai ficar "gigante". Podes substitui-lo por um ancistrus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que o pleco vai crecer muito,mas agora não posso devolver,depois verei o que fazer com ele!

O filtro ficou com menos caudal antes de por qualquer peixe,só mesmo depois depois de ter posto o Sera bio nitrivec...

Ervilhita,diz que "O carvão activo apenas serve para eliminar quimicos",mas que quimicos são esses?

Penso que o filtro está bem ferrado,pois se tirar o filtro de carvão sai igual quantidade de agua de ambos os lados!

E o filtro está a trabalhar a duas semana apenas....

Em relação á luz,ligar ou nem por isso?

 

 

Peço desculpa por tanta pergunta....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Edit para responder ao Filipe: a iluminação tambem é para fazer a diferença de dia / noite, para os peixes.

Esqueci essa parte :)

Mas também depende da localização do aquário, certo???

Podem ter essa diferença com luz natural, desde que não seja directa por causa das algas... Certo...????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação as plantas,existem algumas que se possam colocar e por substratos liquidos ou de outra forma?

Foi um dos erros que cometi,foi colocar o areao e por tudo a funcionar e só no fim pensar nas plantas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens fertilizantes liquidos, pastilhas para as raizes das plantas ... mas com apenas 1 lampada não podes por ai grandes plantas, apenas anubias, fetos e musgo, como te tinha dito.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens fertilizantes liquidos, pastilhas para as raizes das plantas ... mas com apenas 1 lampada não podes por ai grandes plantas, apenas anubias, fetos e musgo, como te tinha dito.

 

Exato,e nem sei a potencia da lampada ainda :sorry:

mas não deve dar para grandes plantas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um bom aquario, e o filtro é bom.

 

Na minha opiniao:

- retiravas o fundo com cores e colocavas um fundo preto, azul, branco .... mas de uma só cor;

- colocavas mais areao para fazeres alguns declives

- retiravas os barcos, e colocarias decoração natural: troncos, pedras ....

- substituia a calha por uma de 2x39w ( deves ter 1w39w), ou se for uma calha da aquapor podes adaptar para colocar outra lampada

- colocava plantas naturais

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda vou por mais areao,pois ainda falta tirar de outro aquário que tenho!

A calha de iluminação é da aquapor,mas ainda não vi que potencia tem :sorry:

Plantas queria por,mas tem de ser aos poucos por causa do t€mpo...

e também as pedras não são nada baratas,já tive um tronco,mas turvava sempre a agua e depois apareceu também resina e depois devolvi-o...

Já vi umas raizes giras,mas acho um bocado caro todo o material de aquariofilia :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aquariofilia não é dos hobbies mais baratos

 

no maximo tem a potencia que te disse, mas acho que devias fazer um upgrade para 2 lampadas

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Antes de mais bem vindo a este hobby eu também sou novato neste hobby e também não percebo muito! Deixo te a minha opinião.

 

Como o Ervilhita disse, e bem acho que devias de mudar o que ele mencionou. O substrato não so por ser as cores, mas também por uma questao de naturalidade, penso que pela grossura do areão, não favorece muito a plantação. Tens um substrato acessivel, que é o Jbl Manado.

 

Quanto a raizes e pedras podes arranjar tu, por exemplo de videira. Pedras não conheço muito, mas em Portugal ha muito "calhau" :medieval_mace: que poderà ser usado.

Os barcos é um pouco ao gosto de cada um, mas la està dà sempre um ar de artificial ao aquàrio. E a ideia e trazer mos um pouco de natureza para dentro da nossa casa. Eu retirava também.

 

Quanto a iluminação depois ja depende que tipo de plantas tu vais querer por, existe plantas de Fàcil, Média e Dificil manutenção. Quanto mais elevada a necessidade da planta mais luz tens que ter.

 

Le um pouco alguns topicos por aqui, ensinam e conseguimos tirar ideias para os nossos aquàrios.

 

Cumps

 

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lâmpada que tenho é aquapor,modelo starpor de 18w,não sei se é boa ou nem por isso!!

 

Já tive algumas ideias de mudança,mas tem de ser com calma,pois também temos de viver para nós,apesar de adorar os animais que tenho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.