Ajudem por favor!


Recommended Posts

Boa tarde.

Durante alguns anos tive um aquário comunitário, com o passar do tempo "extinguiu-se" naturalmente, momento da morte de um escalar com cerca de 10 anos. Há alguns meses resolvi reiniciar o hobby, desta vez em circunstâncias diferentes, pois adquiri um de 125l e um de 60l. Adquiri diversos peixes, de entre os quais umas mollys pretas cauda de lira. Desde logo notei que as mesmas tinham umas nuances azuladas na zona da barriga.O problema é que as mesmas foram perdendo as cores e posso dizer que neste momento são cinzento claro. Desconfiei de imediato que poderia tratar-se de uma doença.Seguindo conselhos de lojas especializadas efectuei diversos tratamentos em momentos diferentes e que passo a enumerar por ordem crescente:

Banhos de sal

Sera Tremazol aquario inteiro, o que culminou com a morte de um comedor de algas siamês(tpa de 80%)

Tetra Medica Lifeguard em aquario hospital

Sera bactopur direct banhos de 30min.

Esta semana passada desloquei-me á loja onde adquiri as mollys e qual não é o meu espanto, de mollys pretas só mesmo a etiquetas com o nome e preço, estão ainda piores do que as minhas, perguntei porque estavam assim, visto que as minhas para lá caminham, o senhor responde-me que não é nenhuma doença e que apenas necessitam beta-caroteno!!! que é normal.

Enfim, eu não acho normal e tenho outras perfeitamente normais adquiridas noutras lojas que continuam pretinhss tipo veludo, mas o meu medo é que se alastre a estas. Os sintomas dos peixes aparentam ser apenas na cor e comichão pois já as vi a roçarem-se por diversas vezes nas plantas e no fundo.Por favor aconselhem-me pois já não sei o que fazer.

Desde já o meu muito obrigada

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sorry, quando me refiro a circunstâncias diferentes não é só ao facto de serem dois aquarios,mas sim porque a água é diferente, antes usava água de nascente, mas onde me encontro fica de dificil acesso.Os parâmetros da água estão normais, a última vez que controlei foi ontem com testes laboratoriais na loja.Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

as molys são peixes de águas salobras, portanto para viverem saudáveis requerem sal na água.

O aquário deverá estar a 28º. A quantidade de sal que utilizo é uma colher de sobremesa por cada 5 litros de água (atenção que se tem de descontar o volume ocupado pelas pedras, areia, etc...).

Também é útil ter um esterilizador de UV à saída do filtro, pois ajuda a manter a água livre de doenças.

Experimenta fazer isto e depois diz-me o resultado.

Pessoalmente não sou favorável à utilização de substâncias químicas na água, pois acabam sempre por ter danos colaterais.

Cumptos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas Mauricio 1972, quero experimentar o sal na água mas tenho medo que alguma coisa dê errado pois este aquário tem muitas plantas, inclusive anúbias gigantes, tenho um escalar, algumas platys, ancistrus, 3 guppys resistentes desde o inicio da ciclagem e cinco tetras, qual seria a tolerância destes ao sal?obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

em relação à tua fauna, e se aplicares a quantidade que te sugeri (uma colher de sobremesa de sal por cada 5 litros de água - desconta o volume ocupado pelas pedras), não terás problemas. Inclusivamente os guppies e os platys também apreciam o sal. Já em relação às plantas, e como apenas tenho as plantas mais resistentes (polysperma, elodea, sessiflora, etc...), não te sei responder.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

De facto, as Mollies não requerem sal na água, este é um dos muitos mitos da aquariofilia.

 

Porém, mal não fará, desde que se use sal para aquários de água salgada (o sal comum pode ter problemas) e até pode ajudar a prevenir algumas doenças.

 

Essencial nas mollies é a dieta: na natureza são peixes que comerem muito, sobretudo algas. As mollies devem ser alimentadas pelo menos duas vezes por dia, sendo que uma das refeições deve ser exclusivamente vegetal: As ervilhas cozidas e esmagadas entre os dedos ou os flocos de espirulina são boas opções.

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

estou de acordo com quase tudo o que dizes, excepto com o facto de dizeres que as mollys requererem sal na água é um mito.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=82483

 

Efectivamente, as mollys são peixes que vivem nos estuários dos rios, onde as águas sofrem a influência do mar. Não significa que após décadas de apuramento da espécie, os peixes não possam viver bem em água doce, no entanto se queremos proporcionar melhor qualidade à nossa fauna, devemos pelo menos tentar reproduzir as condições do seu habitat.

 

Cumptos.

Maurício

Editado por mauricio1972
Link to comment
Partilhar nas redes sociais