Substrato: e na hora da limpeza?


Glauco

Recommended Posts

Olá!

 

Depois de DOIS ANOS, continuo a LUTA para ter plantas em meu aquário.

 

Dedico-me muito ao aquário. Sem noções de como cuidar, aprendi devagar como fazer. Acredito que, como muitos aqui, cometi erros. Agora estou muito melhor, mas não consigo vencer a luta para ter PLANTAS. *Todas* morrem, excepto anúbias.

 

Um motivo pode ser o nitrato elevado. No início, tive problemas com amónia e nitrito, como é comum acontecer. Aprendi a resolver e agora é sempre 0. Mas nitratos... eu não venço a luta. Com isso, acabo por ter muitas algas. Por mais que eu me dedique, não venço a luta.

 

A estudar mais o problema, notei (finalmente!) a importância do SUBSTRATO. Não tive essa orientação no início. Até hoje, tenho apenas as pedrinhas no fundo.

 

Minha dúvida: além das algas de cor castanha, que cobrem as plantas, a FALTA de substrato é um grande motivo para as plantas não se desenvolverem? É possível manter o aquário SEM substrato? (Pois imagino o trabalho para desmontar tudo e meter substrato lá. Mas, se preciso, eu faço, pois não meço esforços pelo aquário.)

 

No caso do substrato, vem a dúvida maior.

 

Quando faço TPA, eu aspiro o fundo. Meto o cone nas pedrinhas para aspirar tudo o que há por baixo. Ora, COMO fazer isso quando há substrato? Eu ia mexer no substrato, tirar do lugar... e sugar parte dele! Então, como vocês fazem a limpeza do fundo num momento desses?

 

Muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Glauco,

 

Eu diria que o substrato é fundamental para ser ter plantas saudável e com bom desenvolvimento. Mas o substrato terá que ser combinado com luz, nutrição, fotoperiodo, co2. Quando falamos de aquários, especialmente quando eles possuem plantas, estamos a falar de um ecossistema ou seja de de um ciclo, e como tal nunca podemos ter apenas em conta um aspecto ou um facto sem pensar nos outros.

O substrato é importante por várias razões; dá suporte físico às plantas e permite que estas, através das suas raízes (e tb através das folhas no caso das plantas aquáticas embora em muito menor percentagem), assimilem os nutrientes necessários. Quando ele é de boa qualidade e em espessura considerável, as raízes conseguem um bom desenvolvimento e consequentemente, as plantas desenvolvem-se.

Por outro lado as plantas possuem vários tipos de raízes, umas que ficam mesmo dentro do subtrato (diria que 90% da plantas possuem este tipo tipo raizes) mas as anúbias (uma vez que as referiste) possuem uma raizes "aéreas" que não se enterram completamente no substrato. Um erro comum que é praticado é enterrar as raizes das anubias no substrato quando as anubias devem ser fixadas a uma pedra pequena e depois colocada em cima no substracto ligeiramente enterrada.

 

Se queres ter plantas, devias refazer o teu aquario! Primeiro devias colocar um substrato fertilizado, que irá conter os nutrientes necessários. Depois, por cima deste colocas um substrato inerte que para além de ser esteticamente bonito, permite criar uma barreira entre a coluna de água e o substrato fertilizado. Caso contrário o teu aquario ficaria incontrolável com níveis elevadissimos de nutrientes.

 

Existem plantas exigentes e pouco exigentes. As anúbias são pouco exigentes, especialmente em luz.

 

Para colocares um novo substrato, terias que refazer o aquário, lamento!!

 

Quando à sua manutenção tem apenas que aspirar o substracto uma vez por semana, quando fizeres as mudas de água. Atenção para não aspirares muito substrato. A aspiração serve apenas para renover sujidade e por isso deve ser efecuada na superficie do substrato.

 

É possivel ter um aquario sem o dito substrato, apenas com um areão, mas isso implicaria teres plantas de plastico porque não tem suporte fisico para as plantas de fixarem.

 

Depois de teres um substrato investe em plantas de baixa manutenção.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Eu não concordo, muita gente tem plantas sem substarto fertil. Basta para isso saber escolher as plantas e fornecer-lhes nutrientes de outras maneiras.

 

 

Para começar, qual a iluminação, watts que tens, e a litragem do aquario?

 

 

Acho muito estranho teres tantos nitratos. Com que regularidade fazes tpa? Já tentaste algum produto para eliminar os nitratos?

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Se necessário, tiro a água do aquário (só não sei onde colocar 180 litros...) para refazer o fundo. Mas, é claro, prefiro evitar isso. Se possível, escolho mesmo as tais plantas que podem se desenvolver bem sem substrato. (Além das anúbias, alguma sugestão?)

 

O que certamente prejudica as minhas plantas são as algas. São de tom castanho. Cobrem tudo — um inferno!!! E como é difícil limpar!

 

Ora, com as folhas cobertas, a fotossíntese é prejudicada. Eu já tentei limpar as folhas ao raspar as algas, mas as algas são tão presas que eu acabo por ferir as folhas.

 

Penso que, para desenvolver as plantas, preciso eliminar as algas. Tenho medo de meter mais plantas no aquário e as algas tomarem conta delas também — mais plantas mortas, mais dinheiro perdido.

 

EU NÃO VENÇO A LUTA CONTRA OS NITRATOS! NÃO SEI MAIS O QUE FAZER! O AQUÁRIO É UMA BOMBA DE NITRATOS EM CONSTANTE PRODUÇÃO!

 

Falta de cuidado não é. Faço TPA semanal de 20 a 30%. São apenas 4 goldfish em 180L.

 

Já diminuí a comida para testar. Não adiantou. Já testei a água da torneira. Não há nitrato. Passei um tempo a usar água filtrada (complementava com o sal mineral da Sera, pois ficava água demasiado macia). Não melhorou.

 

Mês passado, fiz trocas DIÁRIAS de 10% durante quase 10 dias. No final, o nitrato deu 10 no teste da Sera. Fiquei feliz. UMA SEMANA DEPOIS, já era 50. Com base em tudo o que descrevo acima, eu simplesmente não sei mais o que fazer, não sei como explicar o nitrato sempre a 50 (ou perto disso) e o pavoroso surto de algas castanhas. Dois anos de luta, dois anos de completa derrota.

 

Dedico-me MUITO ao aquário. Faço todos os sacrifícios por ele. Cuido com extremo prazer. Só compro os melhores produtos. Eu deveria ter bons resultados. O que deveria ser prazer total tornou-se fonte de preocupação e de desilusão. Quando vem alguém a minha morada, em vez de exibir o aquário, orgulhoso, eu fico assim: "Olha, não repara não, está com esse mal aspecto mas eu..............". Muito triste, isso!

 

O estranho é que, no início do aquário, as plantas desenvolviam-se bem. Cresciam muito, eu podava toda semana. Por isso passei a usar água filtrada por um tempo. Considerei alguma coisa na água da rua. Mas não adiantou.

 

Ah, sim, antes que vocês perguntem: só por um tempo os goldfish comeram as plantas. Destruíram algumas. Depois que passei a dar mais ração "verde" (alga, spirulina), eles diminuíram 90% os ataques. Então não é essa a causa.

 

Detalhe: em desespero, tentei até produto anti-alga. Usei o Algovec da Sera. Repeti a dose 10 dias depois. Diz que pode demorar para fazer efeito. Não melhorou nem 1%!

 

Muito obrigado.

Editado por Glauco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes que tens comem muito e fazem muitas fezes, o que produz bastante nitratos.

Esses peixes tambem sao conhecidos por comerem as plantas.

Ainda não comeram as anubias porque são plantas rijas.

Para juntar as anubias podes meter fetos de java.

 

Já experimentaste alguma materia filtrante para absorver nitrato tipo Seachem denitrate, JBL Nitratex ....

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ervilhita, algo errado há. Do contrário, todos os aquários de goldfish seriam sempre cobertos de algas. Mas eu vejo aquários muito bonitos com esses peixes.

 

Vou acrescentar a planta que você indicou. Posso colocar mais anúbia, já que ela se desenvolve bem, mas ela é de crescimento lento. Preciso de algo que possa viver sem substrato e que cresça rápido para consumir nitratos.

 

Não conheço Seachem Denitrate nem JBL Nitratex. Nunca vi em lojas da minha zona. Só encontrei umas pedrinhas da marca Aqualya (acho que é esse o nome) que prometem eliminar amónia e nitrato. Mas não resolveu nem 1%.

 

A água é cristalina. Os peixes são saudáveis. Eu "só" preciso de ambiente sem algas e de plantas com desenvolvimento. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIm, eu nao disse que seria dó disso, disse que ajudava. Podes tambem colocar umas plantas flutuantes. Tens teste de Fe e PO4?

Por incrível que pareça, PO4 dá sempre muito baixo. O teste da Sera fica no tom mínimo de azul. Não deve ser esse o problema.

 

Testes de Fe eu faço e dão normais (pois uso fertilizante da Sera).

 

Do pouco que eu percebo do assunto, só vejo como solução eu plantar plantas que não exigem substrato e que tenham crescimento rápido para ajudar a consumir nitratos. Alguma sugestão além de anúbias e fetos de java?

 

Ou... meter logo substrato e plantar outras.

 

No caso, seria bom aquele substrato da Sera? E que substrato "neutro" seria aquele para colocar por cima do substrato? Encontro em loja? Eu não poderia colocar apenas as tais pedrinhas que uso hoje por cima?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocas plantas sem erradicar os nitratos, as plants vao ficar com algas.

 

O PO4 dá baixo, e o Fe tambem deve ser baixo, e com nitrato algo --> algas

 

Tenta primeiro um produto de filtragem proprio para tirar nitratos, existem alguns baratos, que valem a pena tentar.

 

Se quiseres meter plantas, basta colocares pastilhas vertelizantes, não necessitas de desmachar o aquario todo.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais