Recommended Posts

Publicado

Bem... depois de 1 ano com a minha actual montagem... depois de mais de 15 espécies de plantas experimentadas e tal, o aquário adqiriu um aspecto desorganizado e quero refazer a minha montagem do zero.

O único elemento que me falta é o substracto.

Neste capítulo, não há muito a dizer:

99% das reviews da net dizem que o ferrari dos sbstractos é o ADA Amazónia (o que é bem verdade tendo em conta as montagens vistas)... o problema é que as lojas daqui da zona não o vendem, é caro e pronto. Não o quero utilizar.

Por isso, pensei em utilizar um substracto inerte, do tipo Manado JBL.

Pelo que li, é um substracto inerte, não altera o pH e tem a vantagem de quando o remexido, não vai turvar a água e provocar os desagradáveis booms de algas.

Bem... dito isto... surge um problema.

Sabemos que a maioria do afirma que para baixar pH usam água osmosada ou água de osmose. Pouco importa o nome.

O problema é que não tenho acesso a água destilada/osmose... e vem aí o verão, por isso a água da chuva não está disponível.

Continuando: há ainda a possibilidade de meter uns troncos de madeira e tal que libertando ácidos baixariam o pH. Não quero meter troncos nem pinhas nem folhas de amendoeira.

O que quero saber é que há algua forma (para além das referidas anteriormente e do CO2) de baixar o pH de forma PERMANENTE.

A adição de uma espécie de ácido (clorídrico por ex, ou fosfórico) poderá ser uma solução?

Em que quantidades/rácios???

Existirão outras formas???

Agradeço ajuda.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!