Lucky strike Publicado Maio 19, 2013 Publicado Maio 19, 2013 Bem... depois de 1 ano com a minha actual montagem... depois de mais de 15 espécies de plantas experimentadas e tal, o aquário adqiriu um aspecto desorganizado e quero refazer a minha montagem do zero. O único elemento que me falta é o substracto. Neste capítulo, não há muito a dizer: 99% das reviews da net dizem que o ferrari dos sbstractos é o ADA Amazónia (o que é bem verdade tendo em conta as montagens vistas)... o problema é que as lojas daqui da zona não o vendem, é caro e pronto. Não o quero utilizar. Por isso, pensei em utilizar um substracto inerte, do tipo Manado JBL. Pelo que li, é um substracto inerte, não altera o pH e tem a vantagem de quando o remexido, não vai turvar a água e provocar os desagradáveis booms de algas. Bem... dito isto... surge um problema. Sabemos que a maioria do afirma que para baixar pH usam água osmosada ou água de osmose. Pouco importa o nome. O problema é que não tenho acesso a água destilada/osmose... e vem aí o verão, por isso a água da chuva não está disponível. Continuando: há ainda a possibilidade de meter uns troncos de madeira e tal que libertando ácidos baixariam o pH. Não quero meter troncos nem pinhas nem folhas de amendoeira. O que quero saber é que há algua forma (para além das referidas anteriormente e do CO2) de baixar o pH de forma PERMANENTE. A adição de uma espécie de ácido (clorídrico por ex, ou fosfórico) poderá ser uma solução? Em que quantidades/rácios??? Existirão outras formas??? Agradeço ajuda. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
Recommended Posts