Espada acabou por morrer


Recommended Posts

Ontem de manhã notei o meu espada estranho. Tinha a boca esbranquiçada, parecia que estava mole, apodrecida...

Ao final do dia estava morto no fundo do aquário.

Tenho mais peixes nesse aquário, será que estão todos em perigo?

 

Obrigada desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, em principio estão em perigo. Aconselho-te fazeres umas tpa's e colocar um medicamento. Tintura de iodo seria o ideal. Mas não sei se ainda se vende.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

recomendo a aquisição de um filtro UV. Não trata os peixes doentes mas reduz substancialmente o risco de contágio (99%).

Atenção ao caudal que passa no UV, pois quanto mais lento mais eficaz se torna.

Foi o melhor investimento que fiz no meu aqua (cerca de 40 euros). É pena não estar muito divulgado, mas faz maravilhas.

Ler com muita atenção as instruções do filtro, e claro nunca olhar directamente para a lâmpada.

Em relação aos que estão doentes, ou são separados para um aquário hospital e tratados à parte, ou deixas no aquário e esperas que o sistema imunológico do peixe faça a sua tarefa, melhorando as refeições com comida congelada vitaminada à venda nas lojas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite.

 

O que descreves parece-me uma doença bacteriana, nomeadamente "Columnaris" (pesquisa online fotos e vê se é isso). Se for o caso é contagiosa e propaga-se de hora em hora.

Os TPA's ajudam e o filtro UV-C é fantástico para prevenir muitas doenças bem como propagação de algas, mas neste caso acho que deves ter uma acção pro-activa, eu costumo usar Sera Baktopur. Também é normal baixar ligeiramente o Ph visto que a bactéria em causa prefere aguas alcalinas. Era importante portanto saber a construção completa e valores químicos do teu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos. Não sei o se terá sido, mas os outros peixes estão todos bem.

 

Acham que poderia ser uma dentada de outros peixes? A fêmea vinha prenha, eu desconfiava mas não tinha a certeza, mas um dia destes apanhei dois bebés que já separei. O meu marido diz que foi à defesa das crias!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Passados alguns dias, reparei que a fêmea tinha as barbatanas esbranquiçadas e rotas.

Pesquisei bastante e resolvi tratar com banhos de agua salobra e como não encontrei iodo, tratei as barbatanas com betadine.

 

Fiz isso 2 vezes por dia nos dois primeiros dias e agora já só faço uma vez por semana.

 

A espada está muito melhor, mas não me parece que coma, pois nunca a vejo vir comer e não aparecem cocós na agua. Deviam aparecer pois onde ela está não tenho filtro.

 

Quanto ao ph, ainda não comprei o teste mas usando o método da couve roxa, apresenta-se neutro. Faço todas as semanas o teste de amónia e posso dizer que o primeiro deu 6.00 mas desde que troquei a agua toda do aquário tem estado a 0.00.

 

Preciso de saber agora é quando posso voltar a coloca-la no aquário?

Posso junta-la com os guppies?

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

juntar um peixe doente a outros que estão sãos, é básicamente meio caminho para ficarem todos doentes.

As barbatanas rotas, é um sintoma da má qualidade da água do aquário (excesso de bactérias). A solução é fazer uma mudança da água do aquário, até eliminar a amónia.

O excesso de bactérias, acontece, regra geral, por duas situações:

- Deficiente filtragem

- Excesso de população no aquário / Excesso de comida ou excesso de excrementos.

 

A solução é incrementar a filtragem do aquário ( de preferência usando um bom filtro externo ), reduzir a população do aquário e reduzir a quantidade de comida dada aos peixes. Contráriamente ao que muitos iniciados possam pensar, é mais comum os peixes morrerem por excesso de comida do que por falta da mesma. O aquário é um pequeno ecossistema, e a água está repleta de microrganismos que os peixes comem. Podem até "ratar" algumas plantas se lhes faltar comida, mas geralmente não morrem de fome. É até aconselhável, pelo menos uma vez por semana, não lhes fornecer comida.

 

Quanto às restantes doenças que possam aparecer, uso há muitos anos uma colher de sobremesa de sal para cada 5 litros de água do aquário, o que evita muitas doenças, e instalei um esterizador de UV à saída do filtro externo.

 

Quanto ao sal, e contráriamente à opinião de outros entendidos, não faz qualquer mossa aos corydoras, pois tenho cerca de uma dúzia de corys, de diferentes raças (aenus, jullys, pandas, etc..) e todos se dão bem com a presença do sal, inclusivamente os kulhys e os sae. Também as plantas (só uso as mais resistentes tipo polysperma, sessiflora e elodea) não sofrem com a presença desta quantidade mínima de sal.

 

Os caracois e camarões também não são afectados, retirando estes primeiros a quantidade de sais minerais que necessitam para a formação das respectivas cascas.

 

Espero ter ajudado, e que os problemas do teu aquário sejam resolvidos tão breve quanto possível para que possas apreciar este magnífico hobby, que infelizmente leva à desistência de muitos iniciados por falta de conhecimentos.

 

Dentro dos meus conhecimentos e experiência, estou sempre disponível para ajudar no que necessitares.

 

Cumptos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela informação. mas continuo sem saber quando posso voltar a juntar a espada aos outros e se posso junta-la aos guppies. Ela já faz cocós e está mais energética. Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais