Ajuda - distinção sexo apistogramma cacatuoides.


Recommended Posts

olá a todos, venho aqui pedir ajuda dos mais entendidos para me darem as vossas opiniões sobre o sexo de um apistogramma, deixo as fotos, das quais peço desde já desculpa pela qualidade mas estou sem maquina e foram tiradas com telemóvel..

 

este menino foi adquirido como macho, mas depois de estar em casa e olhar bem para ele começaram a surgir algumas duvidas, pelo que pedia ajuda aos mais entendidos..

 

as fotos:

 

http://imageshack.us/a/img163/9889/20130507162527.jpg

 

http://imageshack.us/a/img20/9088/20130507162507.jpg

 

http://imageshack.us/a/img838/2065/20130507162218.jpg

 

http://imageshack.us/a/img515/8960/20130507161637.jpg

 

 

 

 

desde já o meu obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem para começar isso não é um Cacatuoides garantidamente. Quanto ao sexo, é macho.

Em relação à correcta espécie, diria que anda entre um Macmasteri/Viejita... Se não for indiscrição, onde foi adquirido? Talvez isso ajude a esclarecer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

certeza?? foi comprado numa loja de aquariofilia.. na antiga arca de noe, agora pontopet, em viana do castelo..

uii se assim for levanta-me outro problema..e que foi comprado para fazer companhia a fêmea que ja me tinha feito 3 posturas, mas nenhuma vingou, pois o anterior macho não deu conta do recado e até acabou por morrer na ultima a fecundar os ovos.. e a femea mal entrou o novo inclino começou logo a traz dele...

 

http://imageshack.us/a/img526/2204/20130204230638.jpg

http://imageshack.us/a/img818/9793/20130507161715.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A femea parece ser cacatuoide. O macho não é certamente. Parece-me ser um Maxmasteri que costumam ser vendidos sobre a nomenclatura 'Viejita Fab Form II', no teu caso foram um pouco mais longe e venderam-te como cacatuoides.

 

Ja agora noto que tens tambem Ramirezis, portanto minimo tens Rams, Cacatuoides e agr um Macmasteri/Viejita... o aqua tem tamanho para essa gente toda sem haver 'porrada'?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa.. agora estou fu.... eu realmente não me parecia muito, mas na loja disseram me que sim, e que seria novo ainda..e em casa a olhar bem para ele comecei a ficar com duvidas realmente.. mas daí a ser mesmo outra espécie..

sendo uma fêmea e um macho, não sendo da mesma espécie há perigo de acasalamento e formar híbridos??

 

sim tem um ramirezi macho, apenas.. não andam há bulha pois o aqua tem 80cm e apenas os 2 apistos e um rami..

deixo foto :)

 

http://imageshack.us/a/img826/3918/20130130004538.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hibridar creio que nao! so e tivesses ai um fenomeno da natureza! qnd estiver devidamente ambientado e crescido fica um apisto muito interessante! foi o primeiro tipo de apisto que mantive estes viejita fab form II, mantive uns 3 anos e aprendi bastante sao vistosos e tem comportamentos muito interessantes, foi pena terem tentado emfiar-te o barrete!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, como já ouvi falar em casos de misturas de espécies agora fiquei um pouco alarmado.. e como a fêmea as vezes manda-lhe umas corridas...

mas garantem me que é um viejita?? é que assim sendo vou lá a loja e reclamar, pois isto não tem jeito nenhum!! quais os aspectos que dão a certeza de ser um viejita?? e que espeto-lhes ja com uma reclamação no livro se não me resolvem a situação.. eles tem mais que a obrigação de saber o que vendem e de não induzirem os clientes em erro, só para vender..

o apisto até é bonito, e quando crescer ainda mais deve ficar, mas o caso é que queria uma macho cacatuoides para fazer criação, e como esta fêmea já fez três posturas perdidas, como já referi, pois o macho não fecundava os ovos, agora queria mesmo tentar fazer criação.. e assim sendo tenho um exemplar de cada espécie no aqua, e nenhum casal formado...rrrrr..
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quais os aspectos? a fisionomia tem caractristicas diferentes, os cacatuoides sao mais robustos por si e os viejita/macmasteri mais esguios, entre muitas outras! e o padrao de cor n tem nada a ver...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquelas pequenas "manchas"/ pintas coloridas na cabeça, é uma características apenas dos viejita certo?? cacatuoides não apresenta estas marcas.. estou correcto??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já fui a loja, e assumiram o erro..

o problema e que cacatuoides não tem.. e pelo que dizem nem o fornecedor tem de momento.. nem outras lojas aqui na zona.. e queria mesmo um macho.. assim está complicado para a fêmea, que não tem companhia e não faz criação.. e noto que anda mesmo "triste" desde que o macho morreu..

alguém tem um bom macho cacatuoides para vender, ou conhecem onde ir buscar???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas flip_couto,

 

se nao consegues ninguém que tenha no foro (podes escrever um post na secção de procura), sempre podes fazer uma encomenda no patrocinador crystalred que tem 2 variedades ou na minha loja favorita (também patrocinadora) Aquoporto. No caso primeiro, tens que especificar que procuras um macho e podes perguntar qual é o tamanho que eles tem a venda, no caso do Aquoporto, fala com o sr. Vasconcelos no seu tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167221&page=53

 

eu tenho comprado peixes nas 2 lojas e nao tenho duvida qual escolho:

 

os peixes chegaram bem nas duas compras e nao tive problemas, mas os 2 M. altispinosa do crystalred chegaram com tamanho muito pequeno (ainda em idade de crescimento) e o sr. Vasconcelos procurou-me o casal Apistogramma eremnopyge que criou depois de 3 dias.

 

cmps e boa sorte,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, obrigado pela dica.. vou ver o que consigo arranjar.. ja vi que vou ter mesmo de fazer uns km para encontrar um macho valente :) que a fêmea está cheia de vontade.. eheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...