iluminação HQI en DSM


Recommended Posts

Boas.

Continuo na minha saga para a realização de um aquário plantado com camarões.

 

O objectivo é ter um plantado high tech com camarões sensíveis e fertilização muito controlada.

Pois bem... para ter o tão desejado tapete de cuba, é necessário muita luz e CO2. Mas... muita luz significa quase obrigatoriamente algas... e como tal, vou apostar no dry starting method para criar o tapete numa fase inicial.

 

Como se trata de um cubo de 30x30x35... tive a ideia de iluminar o aquário 16h/dia com uma hqi. Desta forma, teria uma luz extraordinariamente grande, CO2 atmosférico à vontade... e o que poderia limitar o crescimento seria o substracto fertil e a propria capacidade de uptake da planta. Mas o objectivo seria que nem a luz nem o CO2 fossem os elementos limitadores.

 

Vi então na leroy merlin uns projectores de HQI bastante acessiveis, a menos de 10€.

Só que vêm equipados de uma lâmpada de 150w de 2400 kelvins. Pois bem... este espectro não tem muito interesse para o crescimento de uma planta.

 

O que me interessaria seria uma lampada com o espectro de 6500kelvins, a qual me asseguraria maior sucesso.

 

O problema REAL reside nisto:

 

O projector vem equipado com casquilhos R7S de 118 mm.

As lâmpadas da arcádia vêm referenciadas como sendo compatíveis com casquilhos Rx7s.

 

A questão é: são a mesma coisa? são compatíveis?

 

Agradeço ajuda nesta questão, que pode ter muitos interessados. Obrigado.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Olha que esses projectores podem ser muito baratos mas 150W depois acaba por pesar na conta da luz... Já para não falar que 150W, ainda por cima de HQI (muito maior penetração na coluna de água) para cerca de 30 litros é demasiada luz.. Com essa iluminação dava para manter um plantado hi-tech de 200 Litros!! :blink:

Outra questão, os 6500 kelvins é a temperatura de cor, o que não tem nada haver com o espectro da lâmpada.

Podes ter 2 lâmpadas de 6500K com espectros diferentes (podes ler aqui: http://www.aquatic-eden.com/2007/12/understanding-full-spectrum-aquarium.html

)

 

Quanto à tua questão, desde que seja uma lâmpada de 150W HQI com casquilho Rx7 deverá servir para o projector...

 

Não sei se respondo à tua questão, mas se as lampadas forem iguais a estas: http://www.firststopaquatics.co.uk/acatalog/Arcadia_Double_Ended_RX7_150w.html

servem com toda a certeza.

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Olha que esses projectores podem ser muito baratos mas 150W depois acaba por pesar na conta da luz... Já para não falar que 150W, ainda por cima de HQI (muito maior penetração na coluna de água) para cerca de 30 litros é demasiada luz.. Com essa iluminação dava para manter um plantado hi-tech de 200 Litros!! :blink:

Outra questão, os 6500 kelvins é a temperatura de cor, o que não tem nada haver com o espectro da lâmpada.

Podes ter 2 lâmpadas de 6500K com espectros diferentes (podes ler aqui: http://www.aquatic-eden.com/2007/12/understanding-full-spectrum-aquarium.html

)

 

Quanto à tua questão, desde que seja uma lâmpada de 150W HQI com casquilho Rx7 deverá servir para o projector...

 

Não sei se respondo à tua questão, mas se as lampadas forem iguais a estas: http://www.firststopaquatics.co.uk/acatalog/Arcadia_Double_Ended_RX7_150w.html

servem com toda a certeza.

Obviamente que o projector não será para manter o aquário.

Será usado apenas EXCLUSIVAMENTE durante o arranque do aquário... o tempo que a cuba forma um denso tapete. Conto cerca de 3-4 semanas para que isso aconteça, caso utilize o HQI. depois passo para os habituais fluorescentes 2x9w para 30l brutos.

 

A cena que me suscita dúvidas é que o projector em questão custa 10€... e os projectores na net e assim custam 80-150€.

A lâmpada tem compatibilidade com casquilho Rx7s... mas o projector vem com casquilho R7s.

 

São casquilhos diferentes? ou são a mesma coisa? isto é a dúvida!!!

 

quanto ao espetro e temperatura da cor... bem... uma temperatura de 2400kelvins, dificilmente servirá ás plantas. Ou seja, a lâmpada não serve. Seria um desperdício de energia para a nossa "amiga" EDP.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obviamente que o projector não será para manter o aquário.

Será usado apenas EXCLUSIVAMENTE durante o arranque do aquário... o tempo que a cuba forma um denso tapete. Conto cerca de 3-4 semanas para que isso aconteça, caso utilize o HQI. depois passo para os habituais fluorescentes 2x9w para 30l brutos.

 

A cena que me suscita dúvidas é que o projector em questão custa 10€... e os projectores na net e assim custam 80-150€.

A lâmpada tem compatibilidade com casquilho Rx7s... mas o projector vem com casquilho R7s.

 

São casquilhos diferentes? ou são a mesma coisa? isto é a dúvida!!!

 

quanto ao espetro e temperatura da cor... bem... uma temperatura de 2400kelvins, dificilmente servirá ás plantas. Ou seja, a lâmpada não serve. Seria um desperdício de energia para a nossa "amiga" EDP.

 

Viva,

já percebi...

Do que andei a pesquisar penso que não sejam exactamente a mesma coisa (varia consoante a potência?)... mas tudo o que vi um modelo era compativel com o outro, ambos sob a denominação RSC.

http://forum.aquagora.fr/19/r7s-et-rx7s/0/

http://www.osram.hu/_global/pdf/Professional/General_Lighting/High_pressure_discharge_lamps/106T020GB.pdf

http://www.reefkeeping.com/issues/2007-03/sj/

Mas talvez seja melhor esperar a ver se alguém te dá uma resposta mais conclusiva.

 

Já agora só um pequeno à parte... porquê apostar nos 150W quando não existe água entre as plantas e a luz (logo chega mais luz até à planta)?

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... pesquisei um bocado e efectivamente estava a fazer confusão.

 

O que se encontram nas grandes superficies são projectores de halogénio e não de hqi.

os projectores de halogénio não necessitam de balastro, por isso são muito mais baratos.

Os casquilhos são os mesmos, no entanto.

As lampadas, essas têm rendimentos completamente diferentes.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Casquilho R7s é de halogéneo e não Iodetos Metálicos (HQI), por isso é que o projector está tão barato.

Tem de ter mesmo casquilho RX7s. Essas lâmpadas HQI, necessitam de um equipamento especifico para o arranque da lâmpada, que não é necessário para as lâmpadas de halogéneo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Casquilho R7s é de halogéneo e não Iodetos Metálicos (HQI), por isso é que o projector está tão barato.

Tem de ter mesmo casquilho RX7s. Essas lâmpadas HQI, necessitam de um equipamento especifico para o arranque da lâmpada, que não é necessário para as lâmpadas de halogéneo.

Obrigado pela ajuda.

Efectivamente, após muita pesquisa chegei lá. A informação não é tão fácil de encontrar como gostaria, mas enfim... vamos a factos.

 

O meu objectivo era utilizar o dry starting method para formar um tapete de cuba num curto espaço de tempo.

Visto que estamos a falar de um nano de 30x30x35cm... a minha ideia louca era de o iluminar com uma lâmpada hqi de 150w.

Estamos a falar de muitos muitos lumens, concentrados no fundo do nano. Acredito que iria ter sucesso a fazer isto.

 

Mas os preços dos projectores hqi são puxados.

Pensei em comprar o material em separado, tipo, casquilho, balastro e lampada e fazer a ligação.

Fiz exactamente isto para as minha rampa T5 e ficou-me bem mais barato do que comprar uma rampa já montada.

O que me trava é que não sou nada bom com material eletrónico e não tenho ontade de queimar uma lampada e ficar com 40€ a arder.

 

Sabes se as ligações dos balastros das HQI são muito diferentes em relação ás T5?

 

Posso sempre tentar fazer a mesma experiência com um projector de hallogénio.

Tipo... a intensidade luminosa d um projector de halogénio não é nada de se negligenciar.

 

São 10.000 lumens... o equivalente a 5-7 T5 de 24w... mas com a luz mais concentrada.

Dizem por esse mundo fora que o espectro das lampadas de halogénio não é bom e tal...

 

Obviamente que o objectivo não é de ter um projector destes ad eternum. Seria apenas usado 1 mês até o tapete se formar.

Por 15€... se calhar vale a pena arriscar.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e já pensas-te em te aventurar nos leds???Olha mandei vir isto pro meu aqua que tem 50x30x25 http://viewitem.eim.ebay.pt/Aquarium-LED-6500K-WHITE-Light-48-LEDs-4-ft-Strip-300-Lumens-12-inch--Power/140777231540/item

Estou a espera...temos que poupar luz...e se o efeito que quero der vai ficar mt porreiro e claro de verão nao aquace tanto o aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e já pensas-te em te aventurar nos leds???Olha mandei vir isto pro meu aqua que tem 50x30x25 http://viewitem.eim.ebay.pt/Aquarium-LED-6500K-WHITE-Light-48-LEDs-4-ft-Strip-300-Lumens-12-inch--Power/140777231540/item

Estou a espera...temos que poupar luz...e se o efeito que quero der vai ficar mt porreiro e claro de verão nao aquace tanto o aqua...

Boas trim.

Se tu soubesses as horas que eu já passei a pesquisar sobre os LED's punhas mãos na cabeça. LOL.

Honestamente, não me acredito nos LED's. E vou-te explicar porquê. Mas atenção: EU não acredito... não quer dizer que não resultem.

 

Primeiro: a malta fala muito em watts. Os watts estão desactualizados é verdade. e diferentes watts em diferentes lampadas correspondem a intensidades luminosas diferentes. Mas... o que nos interessa realmente são os LUX's que é o que as plantas absorbem/utilizam.

Bem.. os lux's são dificeis de calcular sem a maquinaria de top.

 

Por isso, actualmente guio-me pela referência em termos de intensidade luminosa: LUMENS!!!

 

E no que respeita a lumens... não há melhor que as HQI.

Repara: uma hqi de 150W produz 15000 lumens.

 

Os melhores LED's os de alto fluxo produzem 100 lumens por W. Ou seja, mesmo que tenhas 12w em leds, terás 1200 lumens. De 1200 para 15000 vai uma enorme diferença. Obvio que se comparamos eficiência, nada melhor que LED's.

Mas neste momento, foco-me na eficácia.

 

Segundo: Até agora, não vi nenhum aquário plantado à séria iluminado com LED's. E quando digo à séria falo de plantas realmente devoradoras de luz, como glosso, macandras, cuba e por aí fora.

Tens eventualmente os LED's de alto fluxo gobream... que até podem resultar, mas o preço deles deita por terra qualquer economia.

 

Terceiro: acredito que os LED's são o futuro... mas no presente não são uma opção. São extremamente caros e para recuperar o investimento, podia trocar as minhas T5 2x por ano durante 5 anos.... e não chegava.

 

E quando falares de LED's e tal... desengana-te que essas fitas resultam. Uma coisa é aclarar o aquário. outra coisa é ILUMINA-LO. as fitas LED's são o maior embuste da aquariofilia a seguir aos activadores biológicos.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lucky Strike,

 

Efectivamente as ligações dos equipamentos das lâmpadas HQI são completamente diferentes das lâmpadas T5. Referiste à pouco em fazeres tu o projector em HQI, mas se avançares para isso aconcelho a teres muito cuidado, pois o calor dissipado por uma lâmpada HQI é qualquer coisa de brutal, comparado com as T5 e o material que irás utilizar para essas lâmpadas necessita de aguentar altas temperaturas. No entanto e se sempre quiseres avançar para essa solução, ou posso te enviar um esquema de ligação dos equipamentos.

 

Quanto às lâmpadas de halogéneo, não sei se será o ideal, pois tem um espectro de côr mais amarelo o que não é o adequado. Para além disso, uma lâmpada de halogéneo tem uma duração de vida 2000h, o que é francamente baixo e te iria obrigar a estar constantemente a trocar de lâmpadas.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lucky Strike,

 

Efectivamente as ligações dos equipamentos das lâmpadas HQI são completamente diferentes das lâmpadas T5. Referiste à pouco em fazeres tu o projector em HQI, mas se avançares para isso aconcelho a teres muito cuidado, pois o calor dissipado por uma lâmpada HQI é qualquer coisa de brutal, comparado com as T5 e o material que irás utilizar para essas lâmpadas necessita de aguentar altas temperaturas. No entanto e se sempre quiseres avançar para essa solução, ou posso te enviar um esquema de ligação dos equipamentos.

 

Quanto às lâmpadas de halogéneo, não sei se será o ideal, pois tem um espectro de côr mais amarelo o que não é o adequado. Para além disso, uma lâmpada de halogéneo tem uma duração de vida 2000h, o que é francamente baixo e te iria obrigar a estar constantemente a trocar de lâmpadas.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo

Boas. Antes de mais obrigada pela ajuda.

Efectivamente, as lâmpadas de halogénio têm um espectro amarelo assim paa o feio.

Porém, por 15€ tens uma lâmpada que te emite 12000 lumens.

Efectivamente, 2000h de vida é pouco. A 12h por dia nem 6 meses dura.

 

Mas o objectivo é apenas usa-la durante o início da montagem para estimular ao máximo o crescimento vegetativo.

 

Quanto ao HQI... bem sei que as lâmpadas produzem muito calor. Devem ficar bastante acima do aquário e tal... é preciso ter cuidado com a dissipassão.

Bem... estive a reflectir e decidi:

 

Amanhã vou comprar um projector hqlogénio de 400w e vou ver se resulta. Se não resultar, parto para um HQI a sério e aproveito o reflector do projector de halogénio que não me parece tão mau quanto isso.

 

Acabei de ver uns tópicos do pessoal da erva a falar das HPS. Dizem que são os melhores para tudo o que é planta. Nunca tinha ouvido falar dessas lâmpadas. Enfim...

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lâmpadas HPS, são lâmpadas de Vapor de Sódio de Alta Pressão. São as lâmpadas que são utilizadas nas armaduras de iluminação pública, com uma luz muito amarela. Não me parece que isso seja o indicado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lâmpadas HPS, são lâmpadas de Vapor de Sódio de Alta Pressão. São as lâmpadas que são utilizadas nas armaduras de iluminação pública, com uma luz muito amarela. Não me parece que isso seja o indicado!

eu tive a ver em alguns sites e são vendidas como lâmpadas de cultura, para estufas interiores e assim... e existem em diferentes temperaturas, desde 2000 a 10000 kelvins.

Mas efectivamente, em aquariofilia o top está nas HQI.

E aparentemente quem experimenta, não quer outra coisa.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.