duvida de compatibilidades


Recommended Posts

boas

se esse aquario fosse mais profundo (40-50) diria para colocares 4-6 discus

pois menos que isso nao é bom para eles visto serem peixes de cardume.

mas assim tao estreito.........deixa-me algumas reservas.

pois os discus crescem e precisam de algum espaço para se movimentarem e darem a volta num aquario que so tem 35 nao é a melhor das coisas mas...

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Luis,

 

como o j-santos indica, os discus ADULTOS precisam de mais altura da agua mas também posso dizer que se comprasses os discus de 4-6 cm podes ter no teu aquário acho que um ano sem problemas, e depois podes vender a alguém do fórum.

 

Sobre os Apistos/Microgeophagus:

 

O meu conselho é: podes ter um casal de Apistos e um casal de Microgeophagus mas precisas ter por exemplo dois espaços bem definidos com troncos para que cada casal tenha o seu espaço.

Os meus 4 altispinosa nao tem problemas com os 5 apistogrammas que mantenho no aquário, alguma vez um deles diz: aqui é o meu espaço mas é um encontro sem problemas. O outro dia estive a ver o aquário da Claire (ela tem um casal de bitaeniata e um casal de Microgeophagus ramirezzi é tem algum problema mais que eu, mas acho que é devido a que os ramirezzis tinham o tronco como seu e quando entraram os Apistogramma, gostaram do mesmo espaço. Ainda assim nao tem grandes problemas, só um pouco de frustração dos ramirezzis e acho que isso vá ser resolvido pronto. Apistogrammas e ramirezzis nao se consideram "mesmo tipo de peixe": a competição é mais pelo território ou pela comida, entre apistogrammas há mais uma questão de motivação sexual (que para mim é a pior e mais agressiva e territorial de todas)

 

Mais complicada é a ideia de misturar Apistogrammas, ahí tenho as minhas próprias experiências negativas: cada espécie e cada peixe é um mundo e tem mais ou menos agressividade, o meu casal de macmasteri ("viejita") nao tem grandes problemas com o trio abacaxis, mas tem problemas com hongsloi e eremnopyge, pelo que cuidado com as misturas e sempre melhor se nao fazes!!

 

Boa sorte,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais