Extintor Co2 - validade


Recommended Posts

Boas,

 

Não percebo nada de extintores e queria saber se há algum problema em usar um extintor de Co2 que tem um selo a dizer que segundo a NP-4413. O mesmo tem um selo a dizer que foi rejeitado segundo essa norma em 2011.

 

Apesar disso, foi um bombeiro amigo meu que mo deu e o extintor tem bom aspecto.

 

Já agora agradecia também se me pudessem explicar como utilizar a válvula solenoide.

 

Li bastantes tópicos mas acabo por ficar com mais duvidas pois não tenho encontrado nada onde se foquem nestas minhas duvidas.

 

Agradeço desde já

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...isso pode ter haver com o extintor ter mais de 10 anos....agora a válvula solenoide isso costumar-se a usar a frente do manómetro ou seja ligas o manómetro a garrafa certo....depois do manómetro ligas uma maneirinha a válvula tens que ter cuidado pelas direitas da mesma....e depois ligas o resto do equipamento....ou podes sempre se nao quiseres meter a mangueira podes conecta-lo mecanicamente conforme o teu manómetro.....e ligas ao relogio da tua iluminação...assim o co2 funciona só quando a luz esta ligada e desliga quando a luz tb desligar...e claro...nao te esqueças da bombinha do ar a noite......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado, eu já o tinha montado.. Tava era com receio de fazer mal.

 

Quanto á validade é capaz de ser isso, mas é arriscado ou para este fim é na boa?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Isso e mais uma prevenção em caso de fogo para esse factor tranquilo...já pensas-te que tenhas na teoria um extintor novo e precisavas de apagar alguma coisa e ias a usar e não saia nada.....porque esses extintores não teem manómetro como os outros como por exemplo o pó químico...esses saiam por inercia...se o virares ao contrario garanto que não te sai nada Co2.....

 

 

Cumprimentos

Tim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um dos problemas que podem ter levado a que o extintor tenha sido rejeitado é uma identificação deficiente.

com a nova atualização da norma, os extintores têm que ter uma chapa a indicar o fabricante.

vê lá se esse tem.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele tem uns numeros cravados e tem um autocolante com o modo de utilizar etc, mas chapa em metal não tem.

 

Eu já tive a ler por alto a norma e tinha outras coisas que podiam levar o extintor a "chumbar", uma delas que me lembro era estar amolgado.

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o estado de conservação do extintor é uma das questões importantes. Mas esse está amolgado? Cuidado se é um "golpe" muito profundo. pode afectar a integridade do extintor.

Mas a ausência de chapa é um factor, até porque ainda agora tive uns chumbados por isso

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.