Primeira postura de Ramirezis - Ajuda plz !!


Absolut

Recommended Posts

Boa noite,

 

Hoje a seguir a fazer uma TPA (segunda neste novo aqua que tem cerca de 12 dias) reparei que dos 5 Ramirezis que tenho, 2 deles estavam muito sossegados e reparando com mais atenção eis que vejo que cada um deles guardava uma postura de ovos :drool3:

É a primeira vez que vejo ao vivo os pequenos ovos e foram logo em dois sítios diferentes ! Cada sítio com a sua fêmea e macho a guardarem.

 

O aquário é recente e ainda não está "terminado" como eu quero, por isso, ainda faltam algum hardscape e flora.

Deixo aqui em baixo o link do meu tópico e um vídeo com as posturas para verem e melhor me ajudarem em o que devo fazer :rolleyes:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214257&hl=

 

 

Sendo um aquário comunitário, com cerca de 20 e poucos peixes, +/-300L, preciso de ajuda no seguinte para tentar salvar as posturas:

 

- sendo as posturas por cima do areão, uma num canto do aquário e outra numa elevação, como posso ajudar a protegê-las ?

- devo ou não, e se sim, como retirar os ovos ?

- como sei que estão fecundados ?

- devo deixar uma luz de presença tipo moonlight durante a noite ? (videos em baixo)

 

Espero que me possam ajudar !

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi outra vez !

Dada a minha falta de experiência e dadas as condições deste Aqua, gostava e espero que me consigam ajudar a tempo de tentar salvar os ovos e futuros alevinos.

 

Obrigado !

Deixo um link do setup actual do meu aquário :cool2:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214257&hl=

 

Actualização com umas fotos de um dos casais de Ramirezis:

Photo%252011-04-13%252004%252017%252047.

 

Photo%252011-04-13%252004%252017%252031.

 

Photo%252011-04-13%252004%252017%252004.

 

Photo%252011-04-13%252004%252005%252058.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse a ti retirava-os do comunitário para uma maternidade.

Podes segui o meu tópico, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214256#entry1225336 o 'processo' é o mesmo...

A unica diferença é que para os retirar do areão deveras usar uma seringa (sem agulha) ou uma pipeta de testes por exemplo.

 

Com 12 dias de ciclo já tens tanto peixes no aqua... tens feito testes a agua?

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , acho que nao deverias retirar os ovos , era melhor deixa-los eclodir primeiro e ias estando atento ao comportamento dos pais, quando os alevins já nadassem por eles ai sim acho que deves separar para outro compartimento e alimenta-los bem . É sem problemas pois agora em diante se tudo correr bem terás mais posturas ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse a ti retirava-os do comunitário para uma maternidade.

Podes segui o meu tópico, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214256#entry1225336 o 'processo' é o mesmo...

A unica diferença é que para os retirar do areão deveras usar uma seringa (sem agulha) ou uma pipeta de testes por exemplo.

 

Com 12 dias de ciclo já tens tanto peixes no aqua... tens feito testes a agua?

Desde já, obrigado pelas dicas Claire.

Só à noite é que poderei tentar retirá-los, mas falta-me uma seringa ou pipeta.

Compro uma que seja larga, certo? Os ovos talvez tenham 1 ou 2 dias, quando os devo retirar?

Devo colocar os meus num Aqua à parte como tu fizeste ou posso arranjar uma maternidade tipo rede e deixo-os ficar neste onde estão ?

É complicado haver sucesso para eclodirem no comunitário? O que poderia fazer? À noite deixo uma pequena luz de presença na sala onde estão ?

E sim, foi um erro ter colocado logo tanto peixe, avisaram-me que devia ser gradual. Mas já tinha os peixes num Aqua temporário há tanto tempo que apressei um pouco a introdução deles neste novo Aqua.

Fiz testes há 3 dias e tinha os nitritos e amónia um pouco a cima do normal, mas nada preocupante. Daí me aconselharem a fazer uma TPA +- de 3 em 3 dias.

Gostei de ver o teu tópico sobre os teus alevins de escalares :) já anotei os nomes da comida para os alevins.

 

 

Boas , acho que nao deverias retirar os ovos , era melhor deixa-los eclodir primeiro e ias estando atento ao comportamento dos pais, quando os alevins já nadassem por eles ai sim acho que deves separar para outro compartimento e alimenta-los bem . É sem problemas pois agora em diante se tudo correr bem terás mais posturas ...

Obrigado pela resposta! Não será complicado apanhar os alevins num aquário daquele tamanho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Absolut

 

Antes de mais deixa-me dizer-te que as primeiras posturas nem sempre dão certo, pois os machos tem que aprender a fertilizar os ovos etc. Mas podes sempre tentar deixar a 'natureza' seguir como tentar ajudar.

Com a fauna que tens parece-me dificil conseguires manter os alevins muito tempo, até porque nao tens massa vegetal onde eles se podem esconder em segurança.

e depois sera ainda mais complicados alimenta-los.

mas são experiencias... eu fui tentando vez apos vez até que consegui aguentar uma de escalar.

 

respondendo diretamente ao que me perguntaste:

Seringa larga sim, sem agulha, se der jeito podes encaixar um bocado de tubo na ponta.

se ja tem 1/2 dias ja podes retira-los, estejam fertilizados ou não os rams ja fizeram o trabalho deles, mas por norma assim que eles deixam de se roçar em cima dos ovos podes retirá-los...

pra ja eu penso que devas optar por uma maternidade tipo rede... se aguentares os alevins mais de 6 dias e achares a rede pequena para eles colocas num aqua a parte.

num comunitário é complicado sim, mas não é impossível, depende das especies que tens. pelo o que li tens peixes pequenos de cardumes... e escalares, aquilo para eles é um petisco daqueles top lol

mas a seguir a eclodirem, ou os pais estão super habituados as posturas ou vão stressar e acabar com comer os ovos ou alevins, a luz ajuda mas estes podem se perder pelo aqua e ai morrem a fome ou são comidos não é..

 

por fim, cuidado com estes valores, os alevins são muito sensíveis, e os peixes que ai tens também, aperta com essas tpa's e cuidado com as temperaturas.

 

Claire M.

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Absolut daddy!

 

Não quero ser desmancha prazeres mas tive de ver o 1º video 3x... para chegar á conclusão que não vejo nada semelhante a ovos, mas se dizes que tem, eu acredito! :naughty: Talvez tenha de ir ver isso mais perto. :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem sim senhor! aquaholic estavas a espera de ver ovos do tamanho dos das perdizes ou quê biggrin.png' alt=':biggn:'>

e até parecem estar fertilizados, porque estão assim meio transparentes, e tem um do lado direito branco (n fertilizado ou já fungado)

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Absolut

 

Antes de mais deixa-me dizer-te que as primeiras posturas nem sempre dão certo, pois os machos tem que aprender a fertilizar os ovos etc. Mas podes sempre tentar deixar a 'natureza' seguir como tentar ajudar.

Com a fauna que tens parece-me dificil conseguires manter os alevins muito tempo, até porque nao tens massa vegetal onde eles se podem esconder em segurança.

e depois sera ainda mais complicados alimenta-los.

mas são experiencias... eu fui tentando vez apos vez até que consegui aguentar uma de escalar.

 

respondendo diretamente ao que me perguntaste:

Seringa larga sim, sem agulha, se der jeito podes encaixar um bocado de tubo na ponta.

se ja tem 1/2 dias ja podes retira-los, estejam fertilizados ou não os rams ja fizeram o trabalho deles, mas por norma assim que eles deixam de se roçar em cima dos ovos podes retirá-los...

pra ja eu penso que devas optar por uma maternidade tipo rede... se aguentares os alevins mais de 6 dias e achares a rede pequena para eles colocas num aqua a parte.

num comunitário é complicado sim, mas não é impossível, depende das especies que tens. pelo o que li tens peixes pequenos de cardumes... e escalares, aquilo para eles é um petisco daqueles top lol

mas a seguir a eclodirem, ou os pais estão super habituados as posturas ou vão stressar e acabar com comer os ovos ou alevins, a luz ajuda mas estes podem se perder pelo aqua e ai morrem a fome ou são comidos não é..

 

por fim, cuidado com estes valores, os alevins são muito sensíveis, e os peixes que ai tens também, aperta com essas tpa's e cuidado com as temperaturas.

 

Claire M.

 

Olá Claire,

 

Obrigado uma vez mais pelo esclarecimento e ajuda que me estás a dar, pois já fiquei a saber umas coisas que desconhecia sobre os Ramirezis! :smile2: Em dois anos e meio é a 2ª vez que vou ser tio de peixes biggrin.png' alt=':biggn:'> Mas os primeiros foram de peixe Espada.

Realmente também penso que tenho pouca flora para os alevins se esconderem naquele Aqua, por isso vou seguir a tua sugestão de os colocar numa maternidade tipo rede. Tenho uma em acrílico mas julgo que podem passar nos orifícios. Só tenho escalares desde há 2 meses, por isso não sabia que os alevins e/ou ovos são petiscos para eles, lol

É incrível como os Rams não saem de perto dos ovos e nenhum outro peixe se aproxima !Até as Corydoras já passam ao lado nas limpezas , ahah

 

A temperatura ronda os 26º e logo ou amanhã, farei medições na qualidade da água. Ontem foi a 2ª TPA e ainda não acertei no método, pois estava a ver qu ía ter aquela sala inundada quando a mangueira saltou de dentro do aquário... Mas acho que na próxima já terei tudo prevenido biggrin.png' alt=':biggn:'>

Os alevins tendem a ficar perto de progenitores ou dispersam-se pelo aquário ?

 

 

Absolut daddy!

 

Não quero ser desmancha prazeres mas tive de ver o 1º video 3x... para chegar á conclusão que não vejo nada semelhante a ovos, mas se dizes que tem, eu acredito! :naughty: Talvez tenha de ir ver isso mais perto. :character0050:

 

Ei, lol !

Call me uncle not daddy, lol Vou oferecer-te uma consulta gratuita à visão :dance: ahah Ainda bem que acreditas, pois estão lá ! Depois vês mais de perto !

Só reparei neles depois da TPA e ainda bem que não passei o "aspiradora" naquela zona :ohmy:

 

 

tem sim senhor! aquaholic estavas a espera de ver ovos do tamanho dos das perdizes ou quê biggrin.png' alt=':biggn:'>

e até parecem estar fertilizados, porque estão assim meio transparentes, e tem um do lado direito branco (n fertilizado ou já fungado)

 

ahah , quanto aos ovos de perdizes biggrin.png' alt=':biggn:'>

hmm, não sabia que fertilizados têm aspecto transparente. Não consegui ver esse branco no lado direito, a ver se logo reparo enquanto trato da mudança..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os peixes que ai tens fariam um petisco daquilo acredita, apesar dos teus tetras estarem em cardumes pequenos podem conseguir, basta uma distração dos peixes, por exemplo na hora de refeição. e por outro lado a insistencia dos peixes pode stressar os rams que acabarão por come-los.

Essas maternidades de que falas não resultam... as fendas são demasiadas grandes.

Não os alevins não andam junto aos pais, como acontece com os discus. os pais é que os reúnem o quanto podem.

 

Quando falei em teres atenção a temperatura estava-me a referir a quando das tpa's.

 

ja agora, começa a ficar atento, breve podem começar a eclodir, 2/3 dias.

Nesse dia tens de fazer artêmia, para esta estar pronta para alimenta-los passado 2 dias da eclosão.

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem sim senhor! aquaholic estavas a espera de ver ovos do tamanho dos das perdizes ou quê biggrin.png' alt=':biggn:'>

e até parecem estar fertilizados, porque estão assim meio transparentes, e tem um do lado direito branco (n fertilizado ou já fungado)

Boa noite, Claire. Se consegues ver que até estão fertilizados/fecundados então estou mesmo pitosga de todo. Tb é um facto, que não estou a conseguir visualizar o video em HD talvez seja porisso... Amanhã dou um salto a casa do absolut e afiro o calibre dos ovos, isto é se ainda não tiverem virado caviar. :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os peixes que ai tens fariam um petisco daquilo acredita, apesar dos teus tetras estarem em cardumes pequenos podem conseguir, basta uma distração dos peixes, por exemplo na hora de refeição. e por outro lado a insistencia dos peixes pode stressar os rams que acabarão por come-los.

Essas maternidades de que falas não resultam... as fendas são demasiadas grandes.

Não os alevins não andam junto aos pais, como acontece com os discus. os pais é que os reúnem o quanto podem.

 

Quando falei em teres atenção a temperatura estava-me a referir a quando das tpa's.

 

ja agora, começa a ficar atento, breve podem começar a eclodir, 2/3 dias.

Nesse dia tens de fazer artêmia, para esta estar pronta para alimenta-los passado 2 dias da eclosão.

 

Comprei uma maternidade de rede fina em vez de usar as de acrílico que tenho. Ontem foi uma aventura para tentar retirar os ovos... :confused4: Talvez tb devido à minha falta de experiência, não consegui tirá-los do areão onde estavam ! :unsure: Comprei uma seringa das largas, mas estar a 50 cm do fundo do aquário e espreitando por cima, não conseguia medir muito bem a profundidade. E quando conseguia "sugar" algo com a seringa, vinham as pequenas pedras do areão juntas, pois os ovos estavam praticamente colados à pedritas do areão.. Que filme que foi e acabei por desistir, pois não tinha meios para continuar. Nem o tubo que comprei cabia na seringa, por a ponta desta ser muito larga para o tubo..

 

Espero que na próxima, eu, o aquário e a flora deste, estejamos melhor preparados para receber as "ninhadas" biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Obrigado pela lembrança da temperatura da água das tpa's, mas como tenho uma mangueira que ligo a uma torneira que posso controlar a temperatura da água, a água já entra amena no aquário. Julgo não haver problema !

Só tenho artêmia congelada, mas um amigo tem dessa que referes para eclodir. Vou-lhe pedir para uma próxima !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma pena... devias ter retirado então as pedras com uma pinça... no entanto se não remexeste muito o areão e caso os pais não os comam podem vir a eclodir ainda e ai vais atras deles ca seringa ;)

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu acho que nao deverias retirar se nao vai ser uma salgalhada alem de nessas maternidades os alevins por vezes passam pelas ranhuras ... e certamente os pais irão come los ... Sim nao tem problema em apanhar todos no aquario , deixas nascer e eles andam quase sempre em cardume , depois com uma mangueira sugas todos para outro local.... uma boa ideia seria arranjares uma caixa tipo caixa da vodafone fazeres um furo e tapar com rede mosquiteira e coloca la dentro do aquário . assim ai nao seriam comidos...

 

Boa sorte com isso!:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.