pmnr Publicado Março 27, 2013 Share Publicado Março 27, 2013 Boa tarde, venho mais uma vez pedir a vossa ajuda. Como nestas andanças estamos sempre à procura de mais, melhor e maior gostava de ter a vossa opinião acerca de uma dúvida minha. Tenho neste momento a seguinte estrutura em tubo de ferro de 3 cms, pintada a preto em estufa,a suportar um aqua(100x40x45) de 180 litros: Nesta estrutura, que tem de medidas 100©x40(l)x70(a) coloquei um tampo em contraplacado maritimo de 25 mm de espessura que pintei de preto. 5 parafusos de 6mm com respectiva porcaprendem-na à estrutura em ferro.tem ainda um "aquapad" para estabilizar o aquário. ficou assim: Ora então, a minha questão é a seguinte: imaginem que eu de repente arranjava um aqua maior a um preço irrecusável, de 120 cms de comprimento, de 50 cms de largura e 60 cms de altura, e que decidia usar esta estrutura. acham que colocando um novo contraplacado maritimo de 120 cms de comprimento e 50 cms de largura servia para o efeito ? Ou seja iria ficar com 10 cms de contraplacado "no ar", em cada um dos lados da estrutura e 5 cms de contraplacado tambem "no ar" á frente e atrás. O que no fundo pretendo é aumentar o tampo sem mexer na estrutura para poder colocar um aqua maior... isto seria problemático,? acham que o contraplacado iria ceder com o tempo e deformar, pondo em risco a integridade do aquário ? Em termos de peso total penso que não haveria problema, porque a pessoa que me fez esta estrutura disse-me que até o meu carro podia por lá em cima que aguentava na boa... O que me preocupa é realmente o tampo/aquario ficar, em parte, não apoiado na estrutura... Se isto for uma parvoice não exitem em me "dar na cabeça"... mais uma vez obrigado pela vossa ajuda. Cumps a todos. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo.Fonseca Publicado: Março 27, 2013 Share Publicado: Março 27, 2013 Penso q p o fazeres, usando a ideia q queres, deverias usar uma madeira mais forte p o tampo, tipo pinho ou algo do genero. Poderias tambem aumentar a area da estrutura de ferro em cima mas isso implicaria soldar acrescentos, mesmo que minimos a estrutura existente. ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pmnr Publicado: Abril 3, 2013 Autor Share Publicado: Abril 3, 2013 OK obrigado. se calhar é mesmo isso, vou tentar soldar uns alongamentos laterais. obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts