O meu aquário de 45L


Samuel Soneca

Recommended Posts

Boas.

Já utilizo o forum a algum tempo como leitor, agora mostro-vos aqui o meu aquário.
Critiquem construtivamente e que me alertem para os erros que possa estar a cometer e algumas ideias para que possa melhorar!

Dimensões:
50x30x30 cm (45L)

Filtro:
Filtro Interno Fluval Nano

Termostato:
Sera (não sei quantos Watts)

 

Iluminação:

Lampada florescente de 11W


Substrato Inerte:
Areão

Flora:
Tenho 3 plantas diferentes que me foram dadas mas não sei os nomes.

Fauna:
1x Corydora
3x Neons Cardinais
2x Neons (laranja)
1x Neon (preto)
2x Guppy (macho)
5x Guppy (femea, 3 adultas, 1 juvenil e outra adulta que ta doente)
1x Pleco
Camarões Red Cherry, +/-10 adultos e + de 10 crias de varios tamanhos

Settings:

PH = 7.0 a 7.5
Temperatura = 24º
TPA's 10 litros / semana

Outros:
1x Castelo
2x Pedras vulcanicas
1x Tronco de Videira

Também tenho outro aquário com as crias de guppy que vão nascendo.


Fotos:

p1030635g.jpg

 

p1030563h.jpg

 

p1030565n.jpg

 

p1030578f.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em minha opiniao esse castelo e esse papel de fundo dá um ar muito pouco natural ao aqua.

 

Isso é verdade.

Ficaram porque foi me dado tudo junto e principalmente o castelo deu-me pena não incluir :D futuramente quando alterar o layout posso ter isso em conta.

Obrigado

 

Tens um bom aquario tens que por mais peixes, os neons são peixes de cardume.

Cumprimentos

 

Quanto neons poderei colocar no máximo tendo em conta a litrágem do aquário e o que já tenho?

Tenho "medo" que fiquem muito apertados.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teoricamente já tens peixes a mais mas eles não ficam apertados o que acontece é que os níveis de amónio aumenta mais rapidamente logo o que deves fazer é comprar no mínimo 5 peixes da mesma espécie para formar o cardume e fazeres tpa´s de 15 litros por semana. (não de 10 litros).

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corydoras e neons são peixes de cardume... O problema é que tens peixes a mais no teu aqua :s

O fundo e o castelo é que acho que ficam um pouco mal , mal isso é a teu gosto

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teoricamente já tens peixes a mais mas eles não ficam apertados o que acontece é que os níveis de amónio aumenta mais rapidamente logo o que deves fazer é comprar no mínimo 5 peixes da mesma espécie para formar o cardume e fazeres tpa´s de 15 litros por semana. (não de 10 litros).

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

 

Quanto a fazer tpa's não tenho problema é só juntar mais um garrafão de água de reserva(tenho sempre a água da torneira 1 semana em repouso e não uso aditivos)

Quanto ao aumento de amónio é que foi matéria que ainda não consegui perceber, ou melhor confundo sempre, amónio, amónia e tudo o resto que é siglas(KH, NO3...) eu só tenho o teste do ph, da sera, liquido com cores(que me confunde por vezes). Já agora se não for muito chato que testes deveria adquirir?

 

Corydoras e neons são peixes de cardume... O problema é que tens peixes a mais no teu aqua :s

 

O fundo e o castelo é que acho que ficam um pouco mal , mal isso é a teu gosto

Quanto a fauna só me arrependo do Pleco que as vezes brinca ao gato e rato com a Corydora, mesmo ainda sendo pequeno (5 ou 6 cm) é um bocado territorial neste aquario pequeno, mas só com a Corydora, o resto nunca vi problema.

A Corydora foi me dado com o aquário, já é um peixe com uns anos, é um "paz de alma" :D Like!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fizeres sempre as tpas e limpares o filtro todas as semanas não precisas de comprar nada...

Com a minha experiência de 3 anos de aquariofilia nunca tive problemas.

E só tenho o teste do PH também.

Cumps

Editado por jsg1992
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ultimas novidades,

 

comprei duas plantas, uma anubia heterophylla e uma bacopa monnieri para colorirem a traseira do aquário.

 

postriormente vou colocar o papel de fundo preto

 

p1030657z.jpg

Editado por Samuel Soneca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Vamos lá ver se consigo ajudar... Este Aqua é semelhante ao meu em dimensão e em características..

 

O filtro se não estou em erro tem a capacidade de filtragem de 225 L/h.. Que na realidade é sempre inferior.. é um pouco insuficiente para a litragem do Aqua, acaba por ser os mínimos recomendados.. Quais as matérias filtrantes!?

 

Retirava o castelo e o fundo... Mas gostos são gostos!!

 

As cory's e os neons são peixes de cardume, precisas de os ter mais!! Para o pleco o Aqua é pequeno para as dimensões que este atinge..

 

Quanto as TPA's o recomendado é 10% semanal ou 20% quinzenal... Mas pode variar tendo em conta os valores dos testes à agua!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já retirei o castelo, ainda não troquei o fundo porque ainda não tenho nada preto :D

 

Para filtrar tem as esponjas originais, uma fina e outra larga. Adicionei fibra(branca) junto a entrada de agua porque me chupava os babys, o problema é corta mais ainda a capacidade de filtragem.

 

Próximos investimentos vai ser os neos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já retirei o castelo, ainda não troquei o fundo porque ainda não tenho nada preto :D

 

Para filtrar tem as esponjas originais, uma fina e outra larga. Adicionei fibra(branca) junto a entrada de agua porque me chupava os babys, o problema é corta mais ainda a capacidade de filtragem.

 

Próximos investimentos vai ser os neos.

 

Se fosse a ti e se a loja deixasse , trocava alguns guppys por neons ..

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste bem em comprar mais plantas bacopa a medida que for crescendo cortas e re plantas quanto mais plantas melhor ou melhor quanto mais plantas por peixe, deve existir uma formula mas ainda não encontrei, de resto fora o castelo que perigoso pq pode morrer algum peixe e ficar la dentro a sujar a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado pelos comentários.

 

Ultimas novidades, encontrei uma minhoquinhas brancas fininhas, pelo que andei a ver pela net não devem ser planarias, andam muito no meio do substrato outras trepam pelo vidro. Ainda não sei bem o que fazer mas para ja vou fazer TPA's mais regulares a ver os resultados.

 

As plantas novas, em algumas folhas começaram a aparecer roidas pelos meios, tambem vi que apareceram aguns caracolitos. devem ter vindo nas plantas. Começo a perceber a necessidade de ter um aquariozito para quarentena...

Editado por Samuel Soneca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumentar as tpas, devias pensar em reduzir os peixes ou aumentar a filtragem do aquário. Filtro muito fraco para tantos peixes não vai dar em nada de bom. Relativamente ao pleco, com 1 ano deverá ter entre 15 a 20cm, se calhar convinha pensares em livrares-te do peixe rapidamente pois nesse vais ter problemas graves antes de ele chegar aos 20cm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.