Primeiro Aquário DIY =) Foto - Ajuda


Recommended Posts

Olá mais uma vez,

 

para segundo tópico decidi partilhar a minha primeira experiência no que diz respeito à construção de aquários.

Optei por um de 40*30*30 para o peixinhos de água fria da Maria =)

 

Material:

 

- Os 5 Pedaços de vidros de 4mm.com as medidas já com o desconto dos 4mm

- Fita cola isolante de pintura

- X-Acto

- Silicone sem fungicida

- Plano de trabalho (esferovite)

- Álcool para limpeza dos vidros e pano para limpar as mãos.

(e para quem prefere, um cavalete tipo um X com ângulo de 90º, mas como este era pequeno, não utilizei)

 

Antes de mais limpar os vidros com alcool e colocar fita (no meu caso a 5mm) afastada da aresta onde irá colocar o silicone.

M_zpsc6dec346.jpg

já está colado aqui mas dá para perceber a ideia da fita, isto serve para as juntas não sujarem tanto o vidro.

 

Há muitas técnicas de colagem, eu para estas dimensões colei a frente do aquário contra o fundo e não em cima, as laterais também contra o fundo e entre a frente e a traseira do aquário.

N_zpsc7161272.jpg

ficou com esta aparência, nada de especial, mas para primeiro serviu muito bem para tirar partido de algumas coisas que poderei melhorar. Depois de estar neste estado, retirem o excesso de silicone com o dedo molhado ou com algo que vos dê mais jeito.

Se desejarem podem depois fazer um reforço com uma segunda camada de silicone, como eu fiz por dentro do aquário.

passado algum tempo já podem retirar a fita, eu tirei com o X-acto cortanto muito levemente o rebordo da fita, para não estragar o silicone ao tirar a fita.

Passado 42h de secagem, hora de teste. =)

 

L_zpsc29a9656.jpg

 

Teste OK =) Está assim à 2 dias. Sem fugas de água, já não é mau =)

 

Agora queria era arranjar uma maneira de fazer os cantos e o topo. Mas não sei como fazer, estava a pensar em mandar fazer umas cantoneiras de madeira fininhas, mas tenho medo que com o tempo a humidade estrague aquilo tudo.

 

E depois para a Maria ficar contente também queria fazer uma tampa mas muito simples.

Mas ainda não sei bem como fazer isso, agora estou mais empenhado no Background3D =)

 

Cumprimentos =)

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom sim senhor.

 

Para retirarem o excesso de silicone, arranjam uma batata cortam a dita em forma de cunha e do tamanho que querem e limpam o silicone. Atenção que a parte que entra em contacto com o silicone não pode ter pele.

A batata e húmida, o silicone ao inicio não agarra, so depois de muitas passagens e que agarra porque vai perdendo humidade, e só fazerem mais cunhas.

Cumps

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, depois de estar bem seco e com o teste de fugas de água terminado meti mãos há obra=)

 

Visto que vou alterar o meu Aqua de 60cm de "baixo a cima", decidi criar com o meu novo aquário DIY de 40cm*30*30, um novo e simples layout, não tenho muito jeito para design mas cá vai.

Foto0447E001RestaurarE001E001Sesi_zpsc7b

 

não tenho fundo, mas vou colocar cor preta simples.

Foto045guyE001Haacute_zps91b28913.jpg

Ficou muito simples..

 

Fauna:

corydora

danio rosa

tetra neon

ramirezi

2 botia palhaço

 

(Fauna já vinha quando comprei o aquário de 60cm) comprei as botias palhaço e o ramirezi, sei que não devia mas não resisti XD

Só os meti neste porque o outro aqua está em alterações. É provisório. Quando o meu aqua maior estiver pronto vou utilizar este das fotos para camarões =)

 

Flora:

4 sagittarias

e o que está agarrado ao tronco =) é um tipo de musgo

 

 

musgo esse com alguma história XD

 

colhi-o na minha zona à cerca de 3 mêses, colhi três tipos diferentes, coloquei todas em recipientes diferentes com água e areia sílica. Passado 1 mês uma das amostras apodreceu, depois meti a outras duas em agua com temperaturas de 20ºg mais ao menos e uma dessas espécies de musgo aguentou lindamente, pelo que arrisquei coloca-lo neste meu nano aqua DIY =)

 

Vamos ver...quem sabe se não descobri um musgo que pode desenvolver imerso =) se assim fosse era bom, porque aqui é muito abundante biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Opinem =)

 

cumps...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais