Ajuda PH


arames

Recommended Posts

Boas Pessoal precisava da vossa ajuda se possivel, pois tenho a aquário à muito tempo, mas nunca lhe liguei muito. E após o nascimento do meu filho ficou a trabalhar na sala mas completamente esquecido... Mas o bichinho desta vez pegou mesmo e não sei o que fazer?? Aqui vai a descrição do aquario depois já coloco as questões:

 

Material

Aquário 80 cm * 30 cm * 40 cm - 80 L
Bomba de Kit (não sei mais dados)

Filtro - Esponja + Ceramicas + lã de vidro
Termostato 100W (Acho eu) 27º

Iluminação - 1 - 18 W 6 horas/dia

Hardscape

Substrato não fértil - Areia

Parâmetros

Amónia (NH4)

Nitratos (NO3)
Nitritos (NO2)
Fosfatos (PO4)
pH - 4,98
Kh - 10 (penso que seja este o valor pois deu 178 ppm em laboratório quimico)

Plantas

Apenas uma que não sei identificar


Peixes

1 Corydora albina

1 Corydora sal e pimenta
1 Corydora polystictus
1 Escalar Zebra Adulto

 

Fertilização

TPA - 10 Litros - 15/15 dias

 

 

Durante o tempo que não liguei ao aquario tinha também um plecostomus, que me morreu dentro de um barco que tinha dentro do aquario e como estava de férias, penso pelo estado que estava já tinha morrido ai à 5 dias ou mais.

Nunca mais consegui estabilizar o PH, durante o mês passado ficha 4 mudanças de água +ou - 50%, mas o PH só subia até aos 6/6,5, mas durante a semana descia novamente à aos 5/5,5....

Que é que devo mais fazer pois queria dar mais vida ao aquario, como pçantas e mais peixe e tenho medo pois o PH etá muito baixo...

Já agora se me podem esclarecer se fiz bem as contas do KH - 1 por cada 17,8 ppm.

 

Fico a aquardar ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz TPAs mais regularmente.

Faz dia sim dia não, cerca de 30 a 40% .

 

Tenta evitar colocar quimicos na água, faz isso de forma natural :)

Existem também pedras que ajudam a subir o pH se não estou em erro... Não te sei dizer quais são, mas vamos esperar algum membro mais experiente responder, acho que há aqui muito boa gente que te pode ajudar ;)

 

Boa sorte.

 

Cumps

Editado por ARodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Arames

 

Consegues especificar melhor qual o filtro que tens?

Para o valor de 178 ppm esta com 8 dK mesmo assim é alto =S

Para baixar a dureza da agua recomendo turfa ou/e folhas de Amieiro.

 

Qual é a areia que estas a usar? existe dentro do aqua alguma rocha ou algum elemento que possa ser mais calcário?

 

Quando faz as tpa's utiliza a agua da rede diretamente?

se sim, vê qual é o teu fornecedor de agua, vai ao site e ve as analises detalhadas da tua companhia, duvide que tenha KH tao alto.

deixe repousar a agua de um dia para o outro com ou sem os 'aditivos' que lhe aconselhei, ja ajuda.

 

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, pessoal

 

Sobre o filtro não sei mais nada pois já o tirei e tudo de dentro do aquario para ver mais alguns dados e nada foi aquando conrei o aqua vinha no kit!

 

sobre a areia não sei qual é (depois coloco fotos para me ajudarem), e dentro do aqua não existe mais nada apenas os peixes a areia e uma pequena planta!

 

Nas TPA's uso agua da rede com JBL biotopol!! Vou ver se arranjo, algo para fazer a agua repousar!

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

Sim o meu filtro é um desse Biobox!!!

 

Ontem estive a fazer a TPA com a agua arrefecida de um dia para outro, hoje á tarde, vouver como está o PH e vou analisando durante a semana!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!!!

 

Fiz o TPA, fez no fim de semana 8 dias e parece que está a melhorar, estabelizei o PH, nos + ou - 6,5, vou fazer outra agora de 20% para subir para 7!!

 

O que acham!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.