verme no musculo do peixe


João Alves

Recommended Posts

apareceram os vermes abaixo nos meus cardinais

 

pelo que apurei são nematodos sp.

 

estou a pensar usar fluvermal.

 

quem já teve este problema e usou este medicamento sff dê uma ajuda na sua posologia e conhecimento geral.

 

outras opiniões bem vindas

 

tn_NemtodD5.jpg

tn_NemtodD2.jpg

unknownworms2_mikeaofa.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

De facto parecem ser nematodos eventualmente da familia Eustrongylides.

A opção de tratamento com antihelminíco é correcta, mas muito dificilmente curarás esses peixes o estado é muito avançado e o peixe é muito pequeno.

Se os tratares isola-os pois a propagação é directa por ingestão de ovos, mas como disse são muito poucas as probabilidades.

Dás comida viva? Tubifex?

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

 

obrigado pela ajuda.

 

não nunca dei comidas vivas, desconfio que devem ter vindo nalgum peixe.

 

disseram-me que este é um estado larvar ou migratório e que o lugar no estado adulto ou final é no intestino.

 

se isto é verdade então já tenho ovos no aqua e parasitas nos intestinos de outros peixes.

 

se aplicar um tratamento com fluvermal talvez mate os ovos e impeça uma maior propagação, o que farias ?

 

será o flubendazol toxico para crustáceos ?( tenho alguns caridinas no aqua ).

 

estes parasitas vão-me matar os peixes todos, sem eu poder fazer nada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

 

Sinceramente não sei se o flubendazol faz mal a crustaceos, caracois sei que é tóxico por isso... ;) , no entanto deixa-me dizer-te que definitivamente eu não o usaria no meu aquario principal.

O uso do flubendazol é conhecido pelo queda imediata do O2 na Àgua e por isso deve ser acompanhado sempre de Aereação forte.

Como se isto não bastasse ele é pouco soluvel na agua deixando no fundo um filme que leva á proliferação massiva de bactérias.

Por isso o seu uso deve ser feito num local de higiene extrema e nunca num aquário com areão.

Em relação aos peixes eu tirava-os todos e tratava-os todos.

Agora digo-te, todos os peixes em que se vissem os vermes, eu sacrificava-os :wink:

Acho que não há salvação para um tetra com esse problema e só assim talvez pares o ciclo.

Mas esta é a minha opinião.

Talvez hajam aqui pessoas que tenham outra, aguarda para ver.

Mas não deixes de isolar já os peixes visivelmente afectados.

 

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa o flubendazol na comida na dose de 500 mg por 100 gr de comida.Neste caso o medicamento funciona por via oral porque as larvas estão enquistadas nos musculos nutrindo-se através da circulação sanguinea destes. Se o peixe comer o suficiente poderá por esta via o flubendazol atingir concentrações eficazes no quisto .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais