JEBO/LIFETECH PC 2 x 36w corais moles e que corais duros???


Recommended Posts

Boas ppl estando eu na iminencia de montar o salgadito...isto vai lá com tempo, tanto mais que só desde o meio de Fevereiro é que me pude dedicar a 100% á sua montagem (exames!!! &/$$#%#")... :? :D :D

 

...entretanto gostava de saber que corais duros poderei eu manter com esta iluminação??? ATENÇÃO: digam-me só que corais se darão bem, não quero apenas que eles subsistam, que vivam BEM!!! de resto acho que qs todos os corais moles estarão bem com esta iluminação...certo???

 

PS: o aqua é um nano de 60L

 

Um abraço :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se como dizes queres que vivam BEM, então se estivermos a falar de SPS não deves tentar mantê-los com esse tipo de iluminação. Em relação a LPS a conversa já é outra mas se o o objectivo são os SPS (acropora, montipora, etc) essa iluminação "não serve".

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre :) tens razao esqueci-me de especificar :?my bad...quanto aos SPS já tinha decidido que nao tentaria, apos conversas com ppl mais "rodado"...mas agr, e como os meus conhecimentos no que toca aos generos de LPS sao limitados, eu gostava que me dissessem na vossa opiniao quais dos LPS se ambientariam bem nestas condiçoes de luz...quais???

 

Um abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

eu mantenho uma Turbinaria peltata com sucesso desde há 2 meses com uma iluminação igual à tua, está espectacular, mas só a adquirir tendo a certeza que se daria bem com a iluminação que tinha.

 

Acho que podes colocar também Caulastrea mas isso confirma com os experts se faz favor :)

 

Abraços

 

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

eu mantenho uma Turbinaria peltata com sucesso desde há 2 meses com uma iluminação igual à tua, está espectacular, mas só a adquirir tendo a certeza que se daria bem com a iluminação que tinha

So queria fazer um pequeno reparo... 2 meses não é nada!!! :) ainda não sabes se irás ter sucesso ou não :)

Mas penso que a iluninação é mais que suficiente para a manter :?

Tive uma calha dessas no meu Nano durante 1 ano... e consegui manter alguns LPS, inclusivé notei crescimento em todos... Fungias, Favite, Caulastrea, e tive durante aproximadamente 1 mes uma montipora digitata (depois troquei para um aquario maior, já com HQI)

 

Cumps

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So queria fazer um pequeno reparo... 2 meses não é nada!!!  :wink: ainda não sabes se irás ter sucesso ou não  :lol:

 

Sim tens razão, exagerei uma beca, em 2 meses os pólipos estão pelo menos o dobro do tamanho, daí o meu "exagero" em dizer que tenho tido sucesso, mas segundo sei e me disseram, e do que me informei antes de a meter aqui, ela certamente vai vingar muitos e muitos meses ainda..

 

;)

 

Abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Miguel.RS,

 

Conheço muito bem esse tipo de calhas, e a minha opinião é de que dá para manteres bem quase tudo o que é LPS e muitos SPS ( principalmente os menos exigentes em termos de iluminação ). Embora conheça pessoas que mantêm à mais de 2 anos Montiporas com calhas desse genero.

 

Quando o A l e x a n d r e diz

"não serve".
Em que se baseia ?

Já experimentou ? Não teve sucesso ?

 

Comp.

Luís Simões

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Luis,

 

Quando disse "não serve" meti as aspas de propósito porque sabia que embora seja possível manter esses corais com power compacts não penso que seja a iluminação mais adequada para manter esses seres.

 

Durante mais de um ano tive vários SPS debaixo de 150W HQI e embora se mantivessem vivos não cresciam como eu queria nem tinham as cores que gostava que tivessem. No entanto mantiveram-se vivos e cresceram durante todo esse tempo. Quando mais tarde introduzi no mesmo aquário um projector de 250W, a diferença foi espectacular tanto em cores como em crescimento. Não posso dizer que todos os corais passaram a crescer muito mais mas nalguns sim, a diferença foi enorme.

Acho muito pouca luz para SPS essa calha com apenas 2 x 36W, se eu com 150W HQI não conseguia manter nas melhores condições (na minha opinião e a nivel de cor principalmente) várias acroporas e montiporas.

Também já tive durante quase um ano uma tridacna máxima azul debaixo de fluorescentes normais, e embora o bicho sobrevivesse e crescesse não apresentava a cor que tinha quando a comprei. Da mesma maneira acredito que haja SPS que sobrevivam debaixo dessa combinação de lâmpadas mas não creio que sejam muitos nem creio que nas condições mais adequadas. Mas isto é apenas a minha opinião baseada na experiência de utilização de diferentes intensidades de Iodetos Metálicos com mais potência que as power compacts as quais nunca usei.

 

Amplexos,

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais