1ª TPA - Principiante


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Adquiri a semana passada um aqua de 15lt. Um daquele kits que vem aquário + filtro + produtos e comida.

Tenho 3 peixes sendo que um deles é pequenino. Já estive a ler e já sei que 3 peixes para 15lt é muito.

 

Fiz hoje a primeira TPA. Cerca de 20% (retirada do topo do aqua). Contudo, acho que água contém ainda muita sujidade.

Como posso melhor esse aspecto?

 

Cpts

Cpts

JM Markes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

 

Adquiriste o aquário na semana passada e já lá tens peixes? Sabes alguma coisa sobre o ciclo do azoto? Talvez será melhor começar por dar uma olhadela nisso... :(

 

Quanto à água ter sujidade, é tipo uma gordura na superfície? Se for, tens que criar maior circulação de água ao cimo da superfície com o filtro.

 

Que peixes são? De água quente ou fria?

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá David,

 

Os peixes foram-me oferecidos num aquário redondo :( Fui claramente precipitado. Porém fiz o ciclo de azoto durante 24h. (Sei que não é o ideial, longe disso..)

Os peixes são de água fria. Penso que é um Shubunkin, tenho um pequeno amarelo, e um preto (parecido com aquele dos olhos grandes).

 

A sujidade é de matéria orgânica penso eu. Talvez restos de comida e excrementos.

Cpts

JM Markes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

O ciclo do azoto em 24h?? LOL amigo

 

O melhor a fazer é encontrar alguém que te possa ficar com os peixes enquanto o teu aquário completa o ciclo do azoto... Senão poderás vir a ter uma desilusão.

 

Essa sujidade, podes retirar até com um tubo de ar e com sucção.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, e não uses água directamente da torneira para fazer TPA... Tens que a deixar de repouso pelo menos durante a noite.

 

Usa tipo um garrafão de 5lt, e vais usando metade de garrafa de cada vez.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Farei TPA mais regulares durante toda a semana.

O kit aqua que comprei trazia dois produto: API Goldfish Aquarim Cleaner e API Goldfish Protect.

1 - Não sei como utiliza-los. Directamente na água depois do TPA? ou um produto de cada vez ou os os dois ao mesmo tempo?

2 - Mais importante que a pergunta 1, é: devo usar os produtos? Ajudam?

 

Sei que já cometi alguns erro, resta agora tentar reparar e não os repetir novamente..

Obrigado

Cpts

JM Markes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos produtos, eu não sou muito apologista pois gosto de tudo mais natural, por imensas razões... Mas isso deve ter indicações no recipiente, não? Deve dar as instruções necessárias para usar os produtos.

 

Agora é certificar que consegues rectificar isso e não ter nenhum desgosto :/

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois testum,

 

Se fosse na minha zona recomendaria o mesmo que dizes, mas como é no Porto, não sei se será boa ideia, porque não sei como é a água de lá :/

 

Aqui a água sai com muitos bons parâmetros :)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei quais os parâmetros da água do Porto. Contudo, um pouco de repouso penso que fará sempre bem.

Para retirar essas matérias orgânicas vou efectuar uma limpeza ao fundo com um tubo. Vamos ver como corre :)

 

Até agora os peixes parecem ok. Menos escondidos, mais curiosos.

 

Cpts

Obg

Cpts

JM Markes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estão bem e recomendam-se.

A agua está cada vez melhor. Os peixes parecem aproveitar melhor todo o espaço: nadam mais na superfície e em todos os cantos do aqua.

A temperatura da agua está entre os 15º e 18º.

Tenho de passar em tua casa para me arranjares o tubo para limpar o fundo.

Cpts

JM Markes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não sei quais os parâmetros da água do Porto. Contudo, um pouco de repouso penso que fará sempre bem.

Para retirar essas matérias orgânicas vou efectuar uma limpeza ao fundo com um tubo. Vamos ver como corre :)

 

Até agora os peixes parecem ok. Menos escondidos, mais curiosos.

 

Cpts

Obg

 

Aqui podes encontrar os resultados às analises feitas à água que nos chega a casa.

Link em pdf

 

O site é bastante ranhoso!

Ou andam a poupar na imagem que passam para o exterior, ou a gastar a mais nas pessoas responsáveis por essa imagem...

Fica aqui o Link deles

 

Fica só uma pergunta.

Mas o filtro não trabalha, não limpa essa porcaria do fundo?

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim penso que limpará uma boa parte. No entanto também me disseram que alguma sujidade poderá ainda estar no areão. É com essa intenção que pretendo aspirar o fundo.

Acham má ideia?

 

Os peixes têm estado um pouco parados no fundo nos últimos 2 dias..mmm

Cpts

JM Markes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.