Artigo Científico: Turismo e Aquariofilia


Helder Barbosa

Recommended Posts

Bom dia,

 

Estou no último ano da Licenciatura em Turismo, e terei que realizar um artigo científico. Ora, tal como todos vós que tem esta paixão pela aquariofilia, tinha como intenção ligar o hobby ao turismo, juntando o útil ao agradável, contudo não sei bem por onde devo pegar.

 

Já pensei nos tratamentos que se fazem recorrendo a certas espécies de peixes e que assim sendo, atraiem pessoas; como também já pensei em pegar na vertente do contemplamento.

 

Assim sendo, gostava de criar aqui um debate sobre o assunto, de forma a tentar arranjar ideias e obter diferentes pontos de vista.

 

Já agora, será que em algum destino a aquariofilia é um ponto forte em termos atração de visitantes?

 

Obrigado desde já! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pontos fortes e com capacidade de atração turística, tens por exemplo:

 

Oceanário Lisboa

Sea Life Porto

Grutas subaquáticas especialmente na ilha da Madeira

Lagoa das sete cidades nos açores

 

Estes são os que ocorrem assim de momento com capacidade para atrair turistas, no entanto será melhor considerares alargar o teu conceito a um conceito natureza e turismo natura, enquadrando não só a vida aquática mas dando mais enfoque a natureza em si. Desta forma poderás englobar a serra do Gerês a Serra da Estrela, a Costa Vicentina entre outros.

 

Cumprimentos,

Daniel

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, contudo gostava apenas de incidir sobre a aquariofilia. Esses são bons exemplos, contudo não me pretendo focar apenas aos casos nacionais, pois pretendo fazer uma espécie de comparação com o que é feito lá fora e o que podia ser aplicado cá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está porreiro, mas não é bem isso, se bem que posso usar como exemplo.

 

O que pretendo é pegar na aquariofilia e abordá-la sobre o ponto de vista do turismo, em que é que esta pode ser aproveitada para atrair visitantes, dando como exemplo casos nacionais ou internacionais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

E que tal pegares na ideia de turismo vs aquariofilia (como negocio) e como um e outro interagem. Isto é, como por exemplo a venda e propagação de corais em meios naturais esta a afectar o turismo, nas areas onde ocorre snorkling por exemplo, ou mesmo o pessoal que organiza visitas a determinados biotopos e captura animais para as suas "colecções particulares"

 

Quer me parecer que o que podes tentar usar se quiseres ficar mesmo na onda de aquariofilia e turismo para aquariofilia, seriam os grandes aquários e o seu impacto, se o pessoal viaja propositadamente para ver os aquários ou se estes sao apenas um local a visitar numa grande oferta turistica..

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens também o Fluviário de Mora. Outra vertente que pode ter interessa será a de organização de viagens de observação e/ou captura nos habitats naturais. Mas isto teria mais interesse noutros climas onde existem a maioria das espécies tropicais.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre fazer/incluir um estudo de quais as vantagens que a aquariofilia pode trazer ao turismo Português.

Como por exemplo, em Viana do Castelo vai ser construído um hotel temático de "Chocolate".

Porque não existir um hotel, turismo rural ou restaurante em que o tema é a aquariofilia? Há em outras partes do mundo e acredito que, algo bem feito, inserido numa área Fluvial ou mesmo numa grande cidade poderá ser bastante atractivo a nível de turismo.

Outro exemplo é: nos Açores há uma Associação (Espaço Talassa: http://www.espacotalassa.com/) que tem alojamento e que está ligada a observação de Golfinhos e Baleias, bem como ao estudo e preservação da fauna marítima. Já lá estive e é bastante interessante pois, para além de poder ficar no hotel e fazer uma visita de mar para ver golfinhos e baleias ou até mesmo nadar com eles, tens uma aula de biologia marítima (briefing) acerca destas animais o que eleva o interesse e a responsabilidade de protecção e preservação destas animais de forma muito interessante.

​Talvez possas pensar em algo do género. Por não existir nada identico penso que poderá ser um campo interessante a explorar, até mesmo perceber qual a abertura do SeaLife, Oceanário, Fluviário, etc... em colaborarem com o projecto.

 

Em todo o caso: NÃO TE ESQUEÇAS DE APRESENTAR O ARTIGO aqui no forum!

Boa sorte! ;)

Editado por mmvaz

Manuel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais