Novo Aquário - Red Sea Max 130D


Yukimai

Recommended Posts

Olá,

Já possuo aquários de água doce, um de 280L e outro de 180L.

 

Quero iniciar-me agora na água salgada e como tal ando a ler e a estudar. :) Mas preciso de ajuda de quem já anda neste hobbie há mais tempo.

 

Ora bem, quero um aquário simples, por simples estou a referir que não quero logo começar a montagem com corais complicados, etc. O que possuo de momento é um Aquário Red Sea Max 130D e também possuo o Kit de Iniciação respectivo da Red Sea, que vem com areão, sal e alguns outros produtos, assim como testes.

 

Tenho montes de perguntas.. vou tentar pelo menos fazer algumas para ver se começo por partes..

 

  • Tenho um filtro UV (JBL AquaCristal UV-C 9W) o qual devido à potência actual dos meus filtros nos aquários de água doce ainda não foi montado, pois tenho de fazer um sistema bypass com torneira para reduzir o caudal da água.. Aconselhavam a usar este aparelho UV neste aquário de Água Salgada? E se sim, como poderia ser feita a ligação? Através de uma bomba de água?
  • Osmose - sistema de osmose - não entendo se para começar a ciclar o aquário, toda a água tem de ser de osmose? Ou a água que convém ser de osmose é apenas a água que irei utilizar em TPA's? Sistema de osmose é mesmo, mesmo aconselhado?
  • TPA's para este aquário com quanta frequência acham necessária e de quantos litros aproximadamente? as TPA's entendi que não deverão ser feitas com água salgada preparada correcto? Mas então o uso do Sal como é feito?

 

Estas são as perguntas mais básicas que tenho de momento e muitas mais vão surgir... mas de momento gostava de saber vossa opinião relativamente à montagem do aquário.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Em relação ao filtro uv, sei de pessoas que usam 24 horas outros menos, uma coisa é certa, ele elimina tudo que passe por ele, seja bom ou mau.

Osmose aconselho logo de inicio, se vai deitar água da torneira já está a introduzir fosfatos e só vai trazer problemas.

Quanto as tpas não percebi muito bem o que quis dizer mas parece-me que não leu o correcto, ou então interpretou de forma errada. Para fazer uma tpa tem que previamente fazer a mistura água(de osmose) + sal e deixar repousar para que tudo fique estabilizado e só depois a pode introduzir no aquário. Eu pessoalmente prefiro fazer trocas mais pequenas e mais frequentes, dessa maneira a variação dos parâmetros nunca é muito brusca. Há quem faça mudas de 10, 15, 20 tudo valores percentuais em relação ao volume total do aquário

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Obrigada. Então interpretei de forma errada a questão das TPA's, porque li que devia-se fazer TPA's apenas com água de osmose (sem sal) de forma a não alterar a salinidade... Segundo percebi então tenho de preparar a água antes correcto? E só depois adicionar a água no aquário.

 

Muito obrigada, em termos de ciclagem toda a água deverá ser de osmose e adiciono o sal logo no primeiro dia correcto? Eu estou confusa com o processo para isto.. tanto a ciclagem inicial como TPA's.

 

Muitissimo obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da maneira que ia fazer é que ia alterar a salinidade. Se tira água do aquário e só adiciona água de osmose sem sal o que ia acontecer era baixar a salinidade. Deve estar a confundir é com água de reposição com tpa. Depois vai reparar que vai evaporar água, e essa água que evapora é agua sem sal e aí sim tem que deitar apenas água de osmose sem sal, de maneira a manter sempre a mesma salinidade. Isto é a água de reposição, é a água que se deita por causa da que evapora.

 

No seu caso aconselho a preparar a água no aquário( quando digo preparar é misturar a água e o sal), mantenha a salinidade em volta dos 1025 e temperatura no 25 ºc e depois coloque a areia e a rocha viva, isto depois de ter os valores de salinidade e temperatura certos.

Não precisa comprar 100% rocha viva, se tiver possibilidade de o fazer melhor caso contrario pode optar por 20/30 % viva e o resto morta. Compre rocha de boa qualidade é mais cara mas vale o investimento. Mais uma vez lhe digo compre só a rocha quando for para meter no aquário de maneira a que passe pouco tempo fora de água para não matar a bicharada.

 

Quanto a ciclagem isso é um processo normal, vai haver libertação substancias tóxicas para a água e daí ser preciso fazer tpas mais frequentes e de maior quantidade no inicio, assim que vir que a amónia já não está presente o ciclo acabou e certamente vão aparecer algas e isso é sinal que deve introduzir equipa de limpeza mas depois cá estamos para ajudar caso seja preciso.

Atenção que o ciclo demora bastante tempo. Não é apenas misturar água e sal e esperar dois dias e já se pode meter peixes e corais. Tem que ir vendo os parâmetros da água e só quando tiver tudo correcto pode introduzir vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto agora sim, entendi!! Estava completamente confusa com água de reposição e a água de TPA.

Uma última questão agora quanto ao início - quando fizer a TPA a salinidade da água de TPA terá de ser a mesma da água do aquário, correcto?

 

Muito obrigada pelas dicas, fiquei agora bem mais esclarecida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas.

 

Ando a pensar no sistema de Osmose para este aquario. O que acham do sistema Aquili 4 estagios?

?

 

Outra questao. Em fase de ciclagem que produtos devo por na agua?

 

Obrigada

Editado por Yukimai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boas as osmoses da Aquilli.

 

Durante o ciclo é deixar andar o aquário... 1 mesito a rodar... Depois fazes uma muda e é introduzir vivos.

 

Em relação à água evaporada, deves repor só água (sem sal)... deve ter vindo daí a tua confusão.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais