P.F Preciso de ajuda


FabioMoreira

Recommended Posts

ola a todos os membros, desculpem algumas perguntas "idiotas" mas já li tantas coisas e já falei com tantos intendidos da matéria que não sei o que fazer e por isso preciso mesmo muito da vossa ajuda..

 

A cerca de 1 semana montei um aquário de 60L oferecido(usado só 1 mês) lavei muito bem com agua quente, em seguida enchi e coloquei a decoração(areia, e um refugio), depois coloquei o anti-cloro tudo como manda a lei MENOS O CICLO PK DISSERAM ME QUE NÃO ERA PRECISO PARA PEIXES DE AGUA FRIA. Logo de seguida fui a uma loja e comprei 2( Peixe telescópio) e 2( cometa de véu e como já tinha 2 cometas em casa a 1 ano num aquário pequeno juntei todos no aquário de uma só vez.

 

Passados 2 dias comecei a reparar que os peixes estavam um pouco stressados então fui a loja e como o aquário tinha pouca decoração e refugios comprei 3 pés de planta aquática viva , passados 2 dias começo a ver os peixes com uma espécie de algodão preso ao corpo na loja disseram me que possivelmente era uma bactéria ou fungo e que se levasse aquele frasquinho milagroso iria resolver o problema e que os peixes iriam ficar bons. Quando cheguei a casa já tinha um peixe morto lá coloquei as gotas como a menina disse e no outro dia de manha já tinha mais dois mortos, hoje de tarde morreram 2 e agora a noite morreu o ultimo ou seja em 8 dias morreram os peixes todos. Fui a algumas lojas hoje de tarde e uns dizem que tenho uma bactéria no aquário e que tenho de lavar tudo mt bem com agua quente e um pouco de lixívia outros dizem que tenho de lavar mt bem com o redutor de ph minus e ate tive um que me disse que tinha de comprar um aquário novo. Para tirar a ultimas duvidas fui a loja e então o funcionário que acho que é o que mais percebe e serio disse me que o aquário não tinha nenhum problema mas sim os peixes que tinha la comprado que possivelmente já levavam a bactéria.

 

Com esta historia toda já gastei quase 100€ em areia, decoração, filtro, bomba de ar,peixes e plantas e a única coisa que fiz foi matar animais mais nada, e como não quero que volte a acontecer a mesma coisa e como a desilusão foi grande a minha esposa quer passar para agua quente.

 

GOSTARIA QUE ME PUDESSEM AJUDAR PASSO A POSSO O QUE DEVO FAZER A PARTIR DE AGORA PARA NÃO IR MAIS EM CONVERSA DE VENDEDORES SEM FORMAÇÃO E QUE SÓ QUEREM VENDER PRODUTOS.

 

NESTE MOMENTO TENHO O AQUÁRIO CHEIO COM AS PLANTAS LA DENTRO

 

desculpem a extensão do texto e desde já agradeço a ajuda

 

Cumprimentos

 

Fábio Moreira

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me podessem ajudar passo a passo agradecia

1-como limpar o aquário?

2-o que faço com as plantas?

3- como faço o ciclo?

4-que testes acham importantes comprar e quais?

5-agua fria ou agua quente?

6-que peixes para começar?

 

Obrigada e boa noite a todos os membros com a vossa ajuda acho que vou conseguir ter o que sempre desejei ter um aquário com peixes felizes e saudáveis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

posso lhe dar uma pequena ajuda.

1- O aquário deve ser lavado com água quente e bem esfregado.

2- As plantas ,se tiverem boas, mantenha-as (lave-as e esfregue-as de maneira a não danificá-las)

3-Deixe o aquário pronto com água e filtro (e termóstato caso seja quente) sem vivos a ciclar aproximadamente 1 mês

4-Teste do pH ,o principal. Depois há muitos outros como o da amónia,nitritos, etc que são mais específicos

5-água fria é um pouco limitado. Água quente tem muito por onde optar,tem é mais trabalho,mas tambem depende do que escolher

6-Em água quente tem imensa variedade,o melhor seria fazer uma boa pesquisa e ver o que gostaria de ter,mas para começar platys,guppies,mollys.. são os melhores.

 

Espero ter ajudado um pouco.

Cumprimentos,

Thanya

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelos sintomas que o peixe dava (éspecie de algodão)...trata-se de uma doença causada por um fungo. O fungo pode surgir por vários motivos...tão simples como por exemplo um aquario demasiado povoado...ferimentos...ou até um transporte deficiente do peixe...pode deixa-lo demasiado stressado e com isso ficará com menos defesas sendo o momento aproveitado pelos "parasitas"...

 

Tratando-se de fungos...uma boa medida seria o aumento da temperatura da agua para uns 32º ...e ou usar um fungicida para evitar epidemias.

Agora mais importante é tentar perceber as causas...um dos peixes já poderia estar doente quando comprado...por isso é sempre muito importante fazer uma boa observação ao animal antes de o comprar...ou as más condições da agua do aquario podem ser uma fonte de surgimento dos fungos

 

Tratando-se de um aquario de 60l optaria por lhe colocar peixes de pequeno porte de agua quente...

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Posso-te dizer o que fizeste mal, e não é uma questão de bactérias, puseste 6 peixes dourados num aquário de 60 litros sem fazer ciclo... e de qualquer modo mesmo com ciclo ias ter problemas, para peixes desses a regra é 100 litros o primeiro e mais 50 para mais cada um... tiveste um pico de amónia (lê com atenção sobre como ciclar um aquário antes de lá colocares mais peixes) e os peixes começaram a morrer... ficam frágeis e vulneráveis a bactérias, claro. O resto foi conversa de vendedor...

Se vais continuar com esse aquário passa para água quente e pensa bem nas espécies que lá vais colocar... uma regra a seguir é: o aquário só pode levar no máximo 1 cm de peixe no seu tamanho adulto para a litragem que tem... claro que há que levar outras coisas em conta (não podes colocar um peixe de 60 cm num aquário de 60 litros, é uma questão de bom senso), o lixo que eles produzem (os peixes dourados produzem imenso), se são peixes muito activos ou não, por exemplo espadas num aquário desses é desaconselhado porque são peixes muito activos e que precisam de espaço para nadar. Acima de tudo pesquisa bem sobre as necessidades e/ou incompatibilidades da fauna que lá colocares. E qualquer dúvida concreta tens o fórum.

Editado por David de Jesus

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boa tarde desde já o muito obrigada pela ajuda

As plantas que tenho no aquário são MAYACA FLUVIATILIS, vou então lavar muito bem o aquário como o membro Thanya me indicou.Obrigada

Já decidi e vou então passar para agua quente e claro agora com calma, em relação a compra dos 4 peixes foi com ajuda do vendedor que me informou que não deveria ter mais 9 para terem espaço.

Em relação ao ciclo hoje numa loja conceituada de Matosinhos disse me que tenho de reactivar o aquário com as plantas e o filtro ligado durante uma semana e que depois poderia levar 2 guppies e 1 limpa vidros para começar a reactivar o equilíbrio do aquário.

 

Já agora dodefeat se leres bem o meu tópico diz la que tinha 2 cometas a pelo menos 1 ano e por ler bastante e que decidi que deveria passar de um aquário de 5L para 60L e colocar tudo para o bem estar dos mesmos.

 

Agradeço que se for para fazer comentários deste género não percam o vosso tempo, porque não a ninguém que tenha ficado mais inconformável e em baixo do que eu com a situação, se gostasse da situação já tinha comprado mais noutra loja....

 

Hoje depois de ler o vossos comentários e o ficheiro de pdf sobre bactérias e fungos colocado aqui, fui a loja onde comprei os peixes e reparei que todos os cometas que estão a venda apresenta pontos brancos e coisas brancas na pele logo a minha conclusão e que ERREI MUITO NA ESCOLHA DA LOJA PARA COMPRAR OS PEIXES.

 

Acham que a planta que tenho e indicada para aquários de agua quente????

E como faço o ciclo??

 

O MEU MUITO OBRIGADA A THANYA , RUIMFJ E AO DAVID DE JESUS

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me poderem ajudar tinha algumas perguntas que gostaria de tirar as ultimas duvidas

 

1-Que produtos devo ter sem falta?

2-Quais os testes devo comprar??

3- Tenho uma areia grossa acham que devo mudar?

4-Em relação as plantas acho que tenho a mais para o tamanho do aquário?

 

 

obrigada mais uma vez

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente a meteres peixes de água quente compra um termostato de 75w :). Acho uma excelente escolha.

A planta que escolhes-te não tem problemas, mas convém dizeres que iluminação tens no aquário, para ver se ela aguenta-se ou não. Se tiveres pouca iluminação deves adoptar umas anúbias.

 

Relativamente ao ciclo, água o filtro a trabalhar e plantas meter um pouco de comida no aquário e esperar 1 mês. Isto é o metodo mais seguro. As lojas mandam-te comprar um acelerador de bactérias e ao fim de uma semana meter 2 a 3 peixes, se morrerem não faz mal tua a seguires vais lá comprar mais (isto é a lógica das lojas e ainda vendem mais 1 ou 2 produtos).

 

Ao fim de 1 mês metes peixes, entretanto vai olhando para plantas e decoração que queres uma pedra ou um tronco enquanto esperas poder meter os peixes :)

 

Que filtro tens?

E já agora um conselho com o limpa-vidros. Eu tenho espécies de "limpa-vidros" com 5cm e outros com 15cm. Essa especie não existe, convém saber que peixe é, e qual o tamanho que atinge.

 

Boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, isso de "limpa-vidros" não é nada, há espécies de peixes que se alimentam de algas incluindo, mas não exclusivamente, as que aparecem nos vidros. O meu limpa-vidros é um cartão multibanco velho e não há peixe nenhum que substitua isso... a história dos limpa-vidros e limpa-fundos é mais conversa de vendedor... se gostas dos peixes que fazem isso e depois de estudares se eles se adequam ao teu aquário ainda os quiseres, força, senão não vás nessa conversa...

Testes... Nitratos (NO3) e Nitritos (NO2), se puderes compra amónia (NH3) também que é importante para o início do ciclo (e sempre que aumentas a carga biológica do aquário, pois é como se iniciasses um mini-ciclo em que a colónia de bactérias tem que crescer), e pH também também é bom, e dependendo das espécies pode ser bem importante.

De resto faz como o Alvarenga diz.

Aí na tua zona, se não queres levar mais barretes, vai à Aquoporto, é um dos patrocinadores do Fórum e só tenho bem a dizer da loja.

Editado por David de Jesus

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pela ajuda já coloquei o aquário a fazer o ciclo

amanha vou comprar o termostato e os testes ( NO3 , NO2 e de pH)

agora espera fazer bem as coisas. :) lol

 

deixo algumas fotos para ter a vossa opinião

 

http://imageshack.us/photo/my-images/571/img00001d.jpg/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No futuro talvez devesses pensar em fazer um upgrade ao filtro, esse não me parece grande coisa em termos de capacidade biológica... podes também encher o aquário mais, até junto da barra negra do caixilho superior, os aquários não são grandes, e quanto mais rentabilizares o espaço melhor.

Eu também tirava o barril, mas isso é porque gosto dos aquários naturais, o que já é gosto pessoal...

Editado por David de Jesus

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o david:)

 

Em breve vais ficar farto dessa decoração e optas por algo mais natural :)

 

Agora vai com calma e nada de meter peixes a pressa. Vai vendo aquários e tirando ideias, a maioria das users têm fotos nas assinaturas:)

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.