Low tech nano costa portuguesa


zema

Recommended Posts

Olá

tenho um aqua de 60x30x30 que vai deixar o doce e que queria experimentar o salgado.

 

-Quantidade de areia??? penso retirar do mar em frente a troia a cerca de 5/6 metros de profundidade

- Quantidade de pedra???5kg /10 kg

 

Poderei arriscar com bomba de circulação, filtro interno de chuveirinho e tpa de 10l por semana

 

 

serei optimista, a ideia era uns camarões que já apanho para comer, hehhehe, umas anemonas e uns burries, lapas ou percebes

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal seria talvez na minha humilde opinião criares um mini ecossistema tipo uma poça daquelas que se encontram na baixa mar (mexilhões, burries, cabozes, talvez uns pequenos sargos, os tais camarões e uma vegetação), não te aconselho ouriços porque arrasam qualquer vegetação, agora as condições para o manteres, não tenho conhecimentos técnicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao te esquecas que precisas de escumação e tens de manter sempre a agua ha temperatura da nossa costa.

porque nao crias algo um pouco maior ? tipo 250 litros. ficavas melhor servido e com sempre podias cometer erros pois nao se irá notar tanto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PICT0643.JPG

 

PICT0640.JPG

 

PICT0629.JPG

 

Algumas ideias...

 

O caboz esta fora de água, a ultima foto tens uns camarões da costa no seu habitat natural, fotos captadas à noite numa baixa mar.

 

;)

Editado por Fernando Encarnação
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho lido alguma coisa e no estrangueiro dizem que agua fria salgada até 70780l com tpa semanal não necessita escumador, alguem tem essa experiencia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belas fotos, FERNANDO!

 

@Zema: quem te disse isso mente e já não tem dentes. Não tem fundamento nenhum alguém dizer que não precisas de escumador. Vais ficar com a água com cor de mij... e a bicharada a definhar. nada de fazer uma aberração dessas.

 

Um aquário de 60L foi o que comecei, mas não recomendo, é mesmo pouca água, não te dá margem para nada, costa não é tão fácil de manter como nano com corais. E já te começam a focar na temperatura. Isso chama-se desviar atenção para o acessório. A temperatura será questão sim, para algumas espécies, mas não para a maioria das espécies da zona das marés, se bem que claro precisas de ter cuidado com o calor do verão, mas é igual a um recife.

 

O essencial será a estabilidade da água e a adaptação da fauna, isso sim são coisas trabalhosas no inicio. Há fauna que necessita de adaptações que pode levar até 4 horas (como estrelas, ouriços), o mais comum é 2-3horas (boa parte dos moluscos), menos que isso só camarões, peixes mais comuns, caranguejos, anemonas um pouquinho mais, mas na mesma facil de adaptar.

 

rocha, penso que rocha calcaria ou rocha morta que se compram nas lojas são de longe o ideal. Ir buscar rochas à praia não tem por onde se lhe pegue. Não dá o aspecto que vais querer, são rochas pesadas e nunca terão a funcionalidade e estetica das comerciais.

 

Equipamento é indispensavel. Há nos sites da net com escumadores hang-on e a um bom preço, sem necessidade de sump. Essencial é também uma bomba de circulação que faça a volta de 20X, mas não precisa de ser tanto. Também podes usar um filtro com carvão activado e conchas, mas terá que ser lavado em água do mar com grande regularidade.

 

Tendo em conta a minha experiencia com variadissimas espécies da costa portuguesa e litragens (passei de 63L->120L-> c.400L.) e porque tu vais te sentir tentado a experimentar coisas dificeis, não te recomendaria nada menos que 200L para te facilitar o trabalho e teres logo algo que interesse.

 

Percebes tenho duvidas que consigas manter. Não é das coisas mais fáceis, mas sim das mais dificeis. Se vais por estrelas no aquário, outra coisa dificil, num aquário desse tamanho só podes usar asterinas ou ofiuros, que provavelmente nem nunca viste, as outras estrelas (comuns e espinhosas) só em aquários bem grandes e estáveis.

 

O que voces chamam de caboz (a marachomba) é bastante simples, mas o que aparece na imagem é o mais comum e talvez o menos interessante e menos apto a um aquário tão pequeno, pois cresce bem. Para aquários pequenos é o de crista ou o trigloide que se podem usar apenas.

 

Por ultimo, antes que faças asneiras e sacrificares vidas sem necessidade e te desmotivares posteriormente, pensa bem antes de te menteres nisso com essas condições, pois parece-me evidente que estás com ideias erradas, desculpa a frontalidade.

Editado por Quo
  • Votar + 2
  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Quo pelos conselhos. Esqueçi-me de mencionar que faço mergulgo e caça sub ( já lá vão 30 anos heheheh) por isso conheço uma grande parte da fauna e flora que têm falado nos foruns. Se não te importas aproveitava a tua experi~encia para te chatear um pouquito.

 

A sério estava a pensar só ter os camarões que costumo apanhar ( uns seis ou sete), uns burries e buzios, um ou dois ofiuros e algumas anemonas, estava também a pensar esperimentar uns 5 ou 6 percebes. a areia já expliquei e a rocha tou indeciso porque tenho dois ou tr~es sitios com pedaços de rocha lindos e pequenos mas que dá para "encaixar". Vou ver isso dos hang on.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possível fazer um aquário da costa low-cost, mas zero-cost é impossível. O que irás gastar será superior a qualquer aquário de água doce. Será mais barato que recifes, sem duvida.

 

anémonas: a longo prazo, os nitratos são a coisa mais importante. Pelo que necessitas de ler sobre métodos de água salgada. Nós não temos rocha em meio natural que possas usar para substituir a comercial (que é natural), que eu conheça. escumador essencial para vida a médio/longo prazo.

camarões: fácil de manter e de adaptar mesmo no aquário desse tamanho.

burries (caramujos): se adaptares bem e demoradamente, pelo menos duas horas ou mais, terás sucesso, por outro lado, morrerão se insistires em não respeitar regras basicas. Nota que estes têm o habito de sair do aquário.

buzios: que entendes por buzios? no entanto, nessas condições acho dificil manteres a longo prazo qualquer espécie de gastropode predador. Ou refereste a nassários? isso sim, é facil de manter, caso não tenha predadores.

ofiuro: sem peixes predadores e mudas de águas regulares para providenciar alimento é facil de manter. Adaptação tem que ser bastante demorada tal como outros equinodermes e mais uma vez qualidade de água necessária. Nota que os ofiuros vivem na rocha viva, raramente os vais ver...

percebes: quase impossivel, se fosse fácil eu teria o meu aquário cheio. Além da adaptação prolongada que devem precisar, escumador e nitratos bem controlado, o alimento na água, a questão-base é mesmo como os retirar da rocha sem matar! Repara que no mar, os percebes não se dão em qualquer zona do mar, é indicativo de algo.

 

 

 

litragem

Mais uma vez repito, mesmo um aquario de 120L para aquário da costa não é grande espingarda, excepto se tiverem um super-escumador (que não é garantia de nada se não bem afinado) e controlarem-se no que coloquem no aquário. Fará 60L. Sim, 60L para camarões e umas anemonas funciona. Já fiz isso, mas tinha escumador e cuidados, usei inclusive bacterias de recife, que eram a minha boia de segurança ao minimo problema.

 

Mesmo assim, verifiquei alguns problemas, causados sobretudo pelo uso de "rocha" nacional, que criavam água parada, e espécies que não deveria, que causam um efeito dominó no sistema.

 

um aquario funcional de 60L seria:

  • camarões, eremitas, estrelas asterinas e ofiuros, anémonas e ponto ponto final. (nos recifes gastas couro e cabelo para obter a fauna, diferença)
  • Compraria rocha calcaria ou morta numa loja (em rocha morta podes meter mais quantidade pois rouba menos litragem)
  • iria buscar areia fina ao mar (debaixo de água)
  • usava um escumador externo, tens dois no site da pet4you que parecebem bons pelo que ouvi e custam a volta de 120 euros (se me recordo).
  • usava uma boa bomba, que gastasse pouca energia.
  • usava a luz que queria. Aqui está a grande diferença e poupança em relação aos recifes.

 

Aquários da Costa vs Aquários de recife

A diferença em relação aos recifes, como ves é a fauna que é gratis e a luz. Resto é igual, com a agravante que os corais consomem plancton para além da luz, e assim conseguem sistemas controlados/estáveis do ponto de vista de nitratos e água com bom aspecto.

 

No nosso caso, como temos que alimentar a nossa fauna com camarão e mexilhão, temos bombas de nitratos lá dentro, desiquilibrios na qualidade/aspecto da água constantes. E, foi por isso que fui obrigado a mover de 63L para 120L e mesmo assim continuei com problemas até chegar à paz e sucesso nos 400L

 

 

Alerta final

 

a rocha tem que ser leve, calcaria e esburacada. Consegues isso no nosso mar? hmmm....

 

como alerta para casos semelhantes e futuros, pondo a nossa pobre fauna em risco, como se já não vivessem sobre uma grande pressão permanente: Poupados sim, mas ao ultrapassarmos certos limites, estamos a ter um comportamento inconsciente, irresponsavel e que pode roçar o ridiculo. A roda já foi inventada, não vale a pena invertar de novo, pois pode sair quadrada.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo Brilhante...

 

Uma pequena observação, estes Pollicipes pollicipes foram apanhados sem uso de utensílio como tal sem corte e creio mesmo assim ser perfeitamente dificil de os manter nas condições mínimas, e é mais difícil pois precisam de muita oxigenação e embate da força do mar pare a sua alimentação

 

4.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não falei de corte, evidentemente que cortando, aí é que morriam na hora. Mas mesmo nessa situação da imagem não funciona, alias essa foi uma das formas iniciais que tentei... Se bem que nos aquários mais pequenos, no aquário actual que está visto que é excelente para estrelas poderá também ser para percebes, não experimentei por causa dos caranguejos, acho que não duravam muito. Mas agrada-me bastante o aspecto pre-historico dos percebes. :\

 

O embate do mar pode ser perfeitamente substituido pela bomba, não é esse o problema. O ideal para experimentar em aquário é conseguir exemplares adultos agarrados a um mexilhão, lapa, outro percebes, ou melhor, uma pequena pedra e não mexer no pé, uma boa adaptação, um aquário bem estabilizado, e ver no que dá. A alimentação seria plancton para corais.

 

Não sei se são tão exigentes como os mexilhões em termos de plancton, se forem é mau sinal. Um mexilhão só é possivel manter a curto e médio prazo. depois emagrecem pela falta de alimento abundante, são grandes consumidores. Convem alertar que mexilhão em aquário, só bem adaptado. Ao contrário dos percebes, pode-se retirar da rocha sem problema, não morrem e agarram-se à rocha viva em pouco tempo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se bem percebo aconselhavasme a experiencia num aqua de 100x30x30? só com os vivos que falaste?

 

o que tinhas no teu de 120l em termos de vivos e material?

Editado por zema
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues isso com certeza basta procurares no local indicado, normalmente em pedras na zona intertidais ou naquelas estruturas de areia consolidada, mas la esta, como atras disseste, o pollicipes nao se da em todos os locais.

 

Aqui no PNSACV arranja se disso com facilidade, mexilhões tamanho xxl, perceves pollicipes,navalhezas nacora puber, bruxas scyllarus arctus entre outros.ii

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem já decidi vou arrancar com o aqua maior que tenho 120L já estou a vender os peixes ( é um comunitário de agua doce).

 

Neste aqua tenho pedra de lava será que é aproveitavel? vi alguem dos acores dizer que usa.

 

Alguem teve/tem algum destes skimmers que me saiba dizer se são adequados:

 

- Resun SK300

- Boyu WG-310

- Wave - NIAGARA SKIMMER 280

- Wave Skimmer Nano scum 100

 

obrigado pelos contributos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se bem percebo aconselhavasme a experiencia num aqua de 100x30x30? só com os vivos que falaste?

 

o que tinhas no teu de 120l em termos de vivos e material?

como disse acho pouca litragem, mas melhor que apenas 60L. Tenta o maior aquário que possas, pois em termos de peixes em 120L apenas podes por marachombas e barbadas, não podes ter estrelas, nem outros peixes. a água é instavel na mesma.

 

Orçamento aquário da costa low-cost

 

preços de escumadores externos decentes já estão em conta. Não precisam de sump!

DELTEC MCE 300 (aq. 300L) 164.88

JEBO ESCUMADOR 520 PSII (aq. 500L) 105.97

ambos têm bons reviews, se bem que o deltec é fantastico na minha opinião, mas não é garantia que vão funcionar logo bem, é preciso afinar a coisa e ler sobre o objectivo de um escumador e como afiná-lo. Como segurança extra podes usar filtro com carvao activado.

 

Mandas fazer o aquário ou fazes tu mesmo. Podes fazer um grande aquário com 100-120 euros. Se fores a construir precisas adquirir silicone de aquário (6 euros), acetona ( 1 euro, para limpar antes de aplicar silicone, numa loja de bricolage,não é a de supermercado!), pistola (5euros)...

 

com isto e um aquário maior, podes por quase tudo que temos na costa desde que não cresça demasiado.

 

rocha calcaria custa entre 4 a 5 euros o kg, rocha morta à volta de 10 euros/kg. A luz tem que ser branco frio, azul ou roxo, não pode ser branco quente. Só há uma anemona que é a dos tentaculos longos que precisa de mais luz.

 

+bomba de circulação

 

Consegues isso com certeza basta procurares no local indicado, normalmente em pedras na zona intertidais ou naquelas estruturas de areia consolidada, mas la esta, como atras disseste, o pollicipes nao se da em todos os locais.

 

Aqui no PNSACV arranja se disso com facilidade, mexilhões tamanho xxl, perceves pollicipes,navalhezas nacora puber, bruxas scyllarus arctus entre outros.

Fernando, por cá tudo é igual, excepto essas bruxas que nunca vi... em que circunstancias ves isso? Percebes em recifes de barroeira (estruturas de areia) nunca vi a crescerem, mas vou andar mais alerta, pois pode ocorrer mesmo.

 

PNSACV que é isso?!

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parque natural do sudoeste alentejano e costa vicentina PNSACV

 

Ok Quo percebi a tua dica. Vou mesmo tentar com o aqua de 120l que tenho, á partida não estou a pensar em peixe, tou a pesar nisto ( e desde já agradeço todas as tuas dicas):

 

aqua 120l

DELTEC MCE 300

filtro interno Fluval U2 com o carvão

Bombas 1 ou 2 ( o fluval tem uma saida a meio boa para agitar as aguas)

Lampada de metro que já tenho branca fria

 

areia apanhada a 5m de profundidade ao largo de troia

rocha ( ainda a ver)

 

camarão da nossa costa apanhado por mim

ermitas

nassários

ofirio ( se apanhar)

Anemonas ( se possivel): Discosoma; Actinia equina; Codium Tomentosum (alga); Litophyllum incrustans (alga); Anomia Ephippium; Alicia mirabilis;

 

 

 

peixe (talvez se o apanhar) Lepadogaster lepadogaster

 

 

já me esquecia e a pedra de lava posso aproveitar???

 

obrigado a todos

Editado por zema
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Macro-Algas verdes só com bastante luz e nutrientes, é dificil manter em aquário, mas existe um hobby especifico. Pouco posso dizer a respeito, pois nunca duram no meu aquário, são antes demais, alimento. O Lepadogaster lepadogaster é dificil de manter em aquário devido à alimentação e possivelmente outras questões, e é um peixe muito timido. Pela zona onde ocorre eu não aconselharia para esse aquario, contudo, lá está, vai depender de como mantens o sistema.

 

Em 120L podes por estrelas asterina gibbosa, são muito boas e robustas, e comem à mão. As outras estrelas grandes não.

 

Pedra de lava? Nota que as pedras marinhas escurecem naturalmente com o aparecimento de várias espécies de alga coralina, pelo que interesse tem essa pedra? As rochas usadas em água salgada são parte fundamental do sistema e não pedras alietorias, servem para a filtração, estabilidade, refugio, decoração, etc. Enquanto em água doce aconselham-te a fugir das rochas calcarias, aqui é o que queres.

 

Assim, um sistema de água salgada é composto por:

  • equipamento técnico (escumador, bomba)
  • elementos naturais para o ciclo (rocha viva e areia viva).
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

já levo muitas horas de leitura e preparação para a aventura que me proponho.

Algumas considerações:

 

1 - è grande o desconhecimento em relação a aquas de agua fria salgada, mesmo os amigos que por aqui nos ajudam parecem ( perdoem-me a ousadia) oriundos da agua quente salgada (reefs) e assim também com algum percurso a fazer ( espero que todos juntos)

2- lá para as américas eles pensam que descobrem a polvora cada vez que vão á casa de banho e então nas revistas da especialidade o " cold salt water" parece ser a maravilha que vai revolucionar a aquarofilia, já começam a aparecer lojas especializadas só em agua fria

3- na europa , felizmente, existem instituições que têm programas de apoio a quem quer fazer biotipos atlanticos em aquarofilia caseira

deixo links ( como são franceses a estetica do site não é das mais agradáveis, mas inclusivé alguns dos nossos técnicos do oceanário estagiaram com estes senhores)

http://www.estrancitedelamer.fr/pagesespaces/bioetaquariums/BIOLOGIE.htm

http://www.estrancitedelamer.fr/creeraqua/miseenplaceetentretien.pdf

http://www.estrancitedelamer.fr/

http://www.estrancitedelamer.fr/creeraqua/lepeuplement.pdf

4 - em relação ao equipamento parece claro que as tps semanais substituem com facilidade e talvez com vantagem o escumador ( claro que só para quem pode ter acesso a agua do mar adequada, quem viver a 300 km do mar já sabe)

5- qualquer tipo de rocha pode ser utilizada ( calcário, granito, lava - vejam-se as ilhas atlânticas, xisto etc) no entanto a calcaria contribui para a estabilidade do ph. Acaba por ser o peso e a porosidade as grandes variaveis na utilização desta ou daquela.

 

continuo a ler e a tentar estabelecer contactos.

 

O aquario de L'estran ( cité de la mer) tem um projecto de apoio técnico a escolas do ensino publico para incentivar os aquarios de biotipo atlantico

 

 

 

mandem brasas amigos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6- Não me parece que são os americanos que vão ao quarto de banho e fazem uma descoberta... parece-me que és tu. Se calhar é melhor é dares mergulhos no mar e abrir os olhos debaixo de água, e assim não tens que gastar dinheiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zema, tenho uma pequena observação a fazer sobre o que escreves..

 

1 - è grande o desconhecimento em relação a aquas de agua fria salgada, mesmo os amigos que por aqui nos ajudam parecem ( perdoem-me a ousadia) oriundos da agua quente salgada (reefs) e assim também com algum percurso a fazer ( espero que todos juntos)

 

O desconhecimento pode ser muito escasso no senso comum do português, mas nem todos os portugueses são assim..ao falares assim é porque nunca viste os meus aquas..

Mas deixo-te aqui o link para veres..não tenho aquas da costa à 2 dias..mas sim à dois anos, também já escrevi um artigo sobre fauna da costa em aquários para a Bioaquaria, ed.35, portanto o meu senso comum não é tão ignorante como a maioria, assim como o do Quo, que também possui muito tempo perdido a ler e a aprender no local (no mar), apesar de não fazer mergulho como eu..

Também te posso dar mais intel sobre os meus aquas, mas por mp.

Um grande abraço, e espero que não desistas dessa ideia, pois um aqua da costa, é mais um passo para que as pessoas olhem com outros olhos o nosso mar..

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=187715

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Quo

já antes te tinha agradecido as dicas agora venho alertar-te para duas coisitas a primeira é que o tratamento entre companheiros é de respeito e não de desdem o segundo é que és novinho ( se comparado comigo) e que tenho quase a tua idade como mergulhador certificado CMAS ( nacional e internacional) para além de ainda mais tempo de caça submarina e mergulho em apneia ( cá e lá fora). As questões que coloquei reafirmo-as até porque tal como existem profundas diferenças entre doce e salgada , entre doce fria e quente, tambem existem entre salgada fria e reef e não é só anivel de especies é também de instrumentos técnicas e equipamentos.

 

Não nos faz nada mal sair do nosso mundinho e descobrir fora das americanadas ( mestres dos reefs) o que instituições como aquarios nacionais fazem em prol da disseminação do conhecimento. Comigo é sempre vivendo e aprendendo.

 

Caro Rafael

obrigado pela disponibilidade assim farei( abusarei ) por mp. Ao fim destes anos todos a brincar lá em baixo espero ter o mesmo sucesso cá em cima. Saudações do mundo do silêncio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem diria... parecias um miudo pelo que vi aqui. porque falas de algo que desconheces depois de umas leituras atabalhuadas na Internet? Que tem a ver mergulho com aquários? Profundas diferenças entre agua doce fria e quente? Só estou a ver o termoestato e mesmo assim... em alguns paises nem isso.

 

Muitas das nossas espécies existe o mesmo género nos tropicos, e os aquariofilistas dos reefs ao falarmos do que falamos sabem imediatamente do que estamos a falar.

 

Escrevo sempre com o intuito de ajudar pessoas no geral, pois sei que outros leem e vao fazer igual. Com isto dou como terminada a minha participação neste topico, infelizmente não dá para advinhar quem está do outro lado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

OK

cá vai , venho postar hoje fotos do aquario marinho da nossa costa , zona intertidal, região entre Sado e Tejo, já com algum tempo e em constante melhoria ( penso eu de que).

 

Para a montagem segui atentamente ideias e conselhos aqui do forum, de outros foruns e de instituições internacionais (aquarios nacionais e regionais de frança, pois a terra do Cousteau, e observação directa no vasco da Gama), juntei uns anitos (+-30) de praia, caçasub e mergulho) e está aqui o resultado.

 

aqua 100x30x30

areia de sesimbra

rochas da praia da foz, comenda, açores e alpertuche

agua de sesimbra e praia da foz

todos os seres vivos foram apanhados entre a Figueirinha e o Meco, já só faltam os aristocráticos camarões de Tróia

Filtro Fluval U2 só com esponjas e lã

filtro sem materiais , só para corrente pois as bombas não chegaram e pedra difusora para ajudar a oxigenação

 

 

"Pedacinho de Mar"

DSCF4905_zps3d3604af.jpg

DSCF4904_zps113be85a.jpg

DSCF4900_zps6081745b.jpg

DSCF4899_zps104145c9.jpg

DSCF4909_zps29215f1b.jpg

DSCF4912_zps3e614f9f.jpg

DSCF4934_zps2df597ac.jpg

DSCF4931_zps0bf2d500.jpg

DSCF4925_zpsa24930fe.jpg

DSCF4924_zpsbdfaa5a9.jpg

DSCF4923_zps4e7b13f8.jpg

DSCF4920_zpsc6a8fbf0.jpg

DSCF4998_zpsee829a1f.jpg

DSCF4997_zpsd6934c43.jpg

DSCF4995_zpsc4f85c35.jpg

esponja

DSCF4989_zps10099bd3.jpg

DSCF4987_zps10e72211.jpg

DSCF4973_zpsd6d45c53.jpg

DSCF4928_zps735fe0ac.jpg

DSCF4934_zps2df597ac.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais