Carla Publicado Março 28, 2005 Publicado Março 28, 2005 Ola, Introduzi há 2 dias no meu nano de 56lt um escumador Air Lift 60 da Red Sea.(por enquanto ainda só tenho 6 kg de RV). A minha duvida e que ele conseguiu deitar durante algum tempo uma espuma amarelada para dentro do copo mas depois,não sei pq, deixou de deitar a espuma, ou seja, ele faz espuma, mas esta não sobe ate ao copo. Gostaria de saber qual o melhor posicionamento da pedra difusora no tubo do escumador, mais para cima ou mais para baixo. Ele tem uma marca de nível de água, experimentei colocá-lo abaixo dessa linha, mas o copo encheu-se de água azul esverdeada e a espuma transbordou para dentro do aqua. Penso que algo não está bem e precisava de ajuda. Obrigada desde já. Carla [/img]
Ricardo Rodrigues Publicado: Março 29, 2005 Publicado: Março 29, 2005 Olá Carla, Deves colocar a pedra difusora o mais baixo possível no tubo do escumador, assim o tempo de contacto entre as bolhas de ar e a água é maior. A marca de nível que referes diz respeito à colocação vertical do escumador em relação ao nível de água do aquário. Essas pedras difusoras de madeira têm de ser trocadas periodicamente porque ficam entupidas. Boa sorte, Ricardo Rodrigues
aderito Publicado: Março 29, 2005 Publicado: Março 29, 2005 Esses escumadores deixam de tirar espuma quando há alterações do nível de água seja por colocar a mão dentro do aqua ou pela evaporação. Ás vezes até por alimentar os peixes eles deixam de escumar. É mesmo assim. Também tenho verificado isso mesmo. Tens de ir afinando, subindo ou descendo o escumador até que tire espuma escura. Também deves trocar a difusora periodicamente. Apesar de serem de dificil afinação para volumes pequenos de água funcionam ( tenho um num aqua de 112 lts brutos e até agora tem escumado bem escuro , tenho trocado a pedra difusora 1 X por mês e escovo-a aos 15 dias ). Força nisso.
Nuno Mendes Publicado: Março 29, 2005 Publicado: Março 29, 2005 As vezes demora cerca de 1 dia ate acertares com a altura a que o escumador deve ficar mas depois é eficiente. Vai subindo e descendo o escumador com observações hora a hora ate começar a tirar 1 espuma castanha escura. è tudo 1 questão de altura do escumador e de quantidade de matéria orgânica presente na água. Com calma chegas lá... Força nisso Carla!
Carla Publicado: Março 29, 2005 Autor Publicado: Março 29, 2005 Boa Noite Desde já muito obrigada pelas vossas ajudas. Coloquei o escumador um pouco abaixo da marca de nivel de água. Além disso comprei 1 nova bomba de ar (Stellar S-30) de 138 l/h. Penso que agora já está a espumar normalmente. A espuma tem pouca sujidade, mas tb o aqua é recente e ainda só tem 6 Kg de RV. Espero já ter resolvido o problema. Mais uma vez...muito obrigada. Carla
Recommended Posts