Recommended Posts

Publicado

Ola,

Introduzi há 2 dias no meu nano de 56lt um escumador Air Lift 60 da Red Sea.(por enquanto ainda só tenho 6 kg de RV).

A minha duvida e que ele conseguiu deitar durante algum tempo uma espuma amarelada para dentro do copo mas depois,não sei pq, deixou de deitar a espuma, ou seja, ele faz espuma, mas esta não sobe ate ao copo.

Gostaria de saber qual o melhor posicionamento da pedra difusora no tubo do escumador, mais para cima ou mais para baixo.

Ele tem uma marca de nível de água, experimentei colocá-lo abaixo dessa linha, mas o copo encheu-se de água azul esverdeada e a espuma transbordou para dentro do aqua.

Penso que algo não está bem e precisava de ajuda.

Obrigada desde já.

Carla

[/img]

Publicado:

Olá Carla,

Deves colocar a pedra difusora o mais baixo possível no tubo do escumador, assim o tempo de contacto entre as bolhas de ar e a água é maior. A marca de nível que referes diz respeito à colocação vertical do escumador em relação ao nível de água do aquário.

Essas pedras difusoras de madeira têm de ser trocadas periodicamente porque ficam entupidas.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Esses escumadores deixam de tirar espuma quando há alterações do nível de água seja por colocar a mão dentro do aqua ou pela evaporação.

Ás vezes até por alimentar os peixes eles deixam de escumar. É mesmo assim. Também tenho verificado isso mesmo.

Tens de ir afinando, subindo ou descendo o escumador até que tire espuma escura. Também deves trocar a difusora periodicamente.

Apesar de serem de dificil afinação para volumes pequenos de água funcionam ( tenho um num aqua de 112 lts brutos e até agora tem escumado bem escuro , tenho trocado a pedra difusora 1 X por mês e escovo-a aos 15 dias ).

Força nisso.

Publicado:

As vezes demora cerca de 1 dia ate acertares com a altura a que o escumador deve ficar mas depois é eficiente. Vai subindo e descendo o escumador com observações hora a hora ate começar a tirar 1 espuma castanha escura. è tudo 1 questão de altura do escumador e de quantidade de matéria orgânica presente na água.

Com calma chegas lá...

Força nisso Carla!

Publicado:

Boa Noite

Desde já muito obrigada pelas vossas ajudas.

Coloquei o escumador um pouco abaixo da marca de nivel de água.

Além disso comprei 1 nova bomba de ar (Stellar S-30) de 138 l/h.

Penso que agora já está a espumar normalmente.

A espuma tem pouca sujidade, mas tb o aqua é recente e ainda só tem 6 Kg de RV.

Espero já ter resolvido o problema.

Mais uma vez...muito obrigada.

Carla