Nitratos elevados


peixes&peixinhos

Recommended Posts

Boa tarde a todos (:

Todos os níveis do meu aquário estão ideais excepto os nitratos que se encontram a um pouco mais do que 20. Sei que devo fazer mudanças de água mais frequentes, mas tenho feito e não têm vindo a baixar... Aconselham-me mais alguma medida de modo a que os nitratos baixem?

Obrigada pela atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Que escumador tem?Qual o tamanho do aquário? Quantos litros muda? Quais os peixes que tens, isto se é que tem algum? Quanto tempo tem o aquario? Qual a marca do teste?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu escumador é da serum marin precision protein skinner ps130. O aquário é 50x28x40, leva 60L, Costumo mudar 6l e tenho 2 peixes palhaços, 1 six lines, 1 turbo e 2 hermitas e tenho o aquário à cerca de 3 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não me parece que o escumador esteja a ajudar muito, mas tem o escumador bem "afinado". Tente procurar no youtube esse escumador a ver como está a fazer espuma e compare com o seu.

Com 3 meses ainda é muito recente, certamente o ciclo ainda não acabou, mas faça mudas maiores.

É que nitratos pode ser por vários factores. Escumador fraco, rocha viva de fraca qualidade, má circulação, excesso de alimentação. Tente dar mais detalhes do aquário Se tem sump, quantos kg de rocha viva, a circulação do aquario, se tem alguma matéria filtrante, água de reposição é de osmose.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá ser perfeitamente do escumador apesar de ter poucos peixes. Tente aumentar a circulação no aquario, não disse nada sobre a circulação mas pode ser baixa e pode estar a deixar acumular muito lixo tanto da rocha como na areia.

Aumente a quantidade de água que muda, actualmente está com 10 %, tente 15% ou mesmo 20%.

Mas tal como já disse o ciclo pode ainda não ter acabado. Alguma vez mediu a amónia?

A rocha comprou em loja ou a algum membro aqui do forum? Tem algum filtro alem do escumador?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É capaz de ser do circulador uma vez que era o mais barato da loja. A amónia está a 0 e não tenho outro filtro para além do escumador. A rocha foi comprada numa loja. Qual é a posição indicada para o circulador? O meu está mais à superfície a apontar para cima porque li que a superficie da água tem que estar sempre em movimento por causa da oxigenação, deixando a água do fundo mais parada.

 

Obrigado pela sua atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu perguntei por outro filtro porque poderia ter um filtro normal com alguma matéria filtrante saturada e a libertar nitratos. Depende que quantos litros por hora faça a bomba, mas sim se não tiver circulação ao nível do substratos vai-lhe acumular pela certa muito lixo. Normalmente usa-se uma regra, a circulação tem de ser entre 20 a 30 vezes o volume de água, se vir que a sua fica bastante abaixo disso compre outra pra fazer circulação no substrato.

Não lhe vou dizer pra virar essa pro substrato porque realmente ajuda na oxigenação da água e não deixa ganhar película na superfície da água. Eu compraria outra. Quanto a posição não há nenhuma regra especifica, tem que fazer experiências, tem que ir mudando de maneira a ver onde faz circular mais água. areia

Faça uma limpeza areia com aqueles aspiradores próprios.

Quanto a rocha não reparou se o aquário em si onde estava tinha muito lixo, algas, etc. É que se a meteu directa no aquário e se ela estava cheia de lixo está a libertar nitratos também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu circulador move 2000l, e como o meu aquário apenas leva 60l na teoria está bom, mas estou a ponderar comprar outro para fazer circular a água do fundo. Também farei a limpeza à areia com o aspirador, muito obrigado pela dica. A rocha estava em água bastante limpinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais