1º Tentativa com Taiwan Bee


André Grassi

Recommended Posts

Boas amigos,

 

A algum tempo já vinha criando Red Crystal aqui pelo Brasil, mas de uns tempos pra cá, começei a me aprofoundar mais no assunto depois que adiquiri do nosso amigo aqui do fórum Fabio lindos exemplares de CBS e CRS. O interesse não parou por ai, e até já estou começando um projeto para montar uma bateria para eles.

E como o vicio não para por ai, a tentativa agora é de fazer uma criaçãozinha de Taiwan bee a partir de 4 exemplares machos que adiquiri aqui pelo Brasil mesmo, 2 red ruby e 2 kinkg kong. Na verdade adiquiri 3 king kong, sendo 1 femea e dois machos, mas para minha surpresa a femea acabou trocando a casca bem na viagem... e adivinha o que aconteceu.....

 

8427211156_1b58264c4a_c.jpg

 

Mas sabemos que isso pode acontecer, então como dizemos por aqui, bola pra frente...

 

Logo que chegaram, como o aquario proprio pra eles ainda não estava totalmente ciclado, e até hoje ainda não está, eles estão em outro aquario junto com os CBS e CRS, mas estou um pouco preocupado, pois o pH lá não está tão baixo como deveria, está em 6.4.

 

Aqui a foto dos king kong e red ruby

 

8435481730_003f92d239_c.jpg

 

8430299786_a8409f01ed_c.jpg

 

Vou usar como base, todo o aprendizado que esse topico aqui oferece.

 

Agora vai aqui o Setup  do aquário:

 

Aquario: Hailea E-25

- Dimensões: 47 x 25 x 28.5 cm

- Capacidade: 25 litros

- Iluminação com Leds de 5W com 12 combinações de iluminação

- Filtragem embutida Retirada (Utilizando um filtro Ista) com midias da SERA Simporax

Filtro_Mini_Cani_4c1ca74f1c458.jpg

 

 

O unico substrato que encontrei aqui no Brasil que ajudasse na manutenção do pH baixo e proprio para camarões foi o Ista também pH 5.5

 

1347708282_1.jpg

 

E eis aqui o aquario com filtro, substrato e algumas plantas e tronco. Hoje ele já está cheio e quase ciclado.

 

 

8434404085_bafeb2aa54_c.jpg

 

 

Obrigado a todos, e dicas, comentários são todos bem vindos.

 

Abraços!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi uma pena o que aconteceu com a fêmea... :(

Boa sorte com os restantes!!!

 

Podes dar mais alguma info acerca dos leds que estás a usar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Pois é, fiquei bem chateado quando abri o isopor e me deparei com a femea decaptada. :confused4:

 

Esses Leds não são tão fortes e como ficam muito proximo da água, os cantos do aquário ficam com muitas sombras. Sinceramente não gostei do efeito que eles dão ao aquário, devido ao meio ficar com iluminação muito forte e os cantos escuros. Erguer ou mudar a posição também não tem como, mas o ponto positivo é a economia de energia e durabilidade das lampadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André.

 

Antes de mais espero que os CRS e CBS que levaste estejam bem. ;)

 

Estou a ver que o vicio dos camarões por ai está em altas. Pena o que aconteceu com a fêmea, mas é isso mesmo bola para a frente.

 

O aquário acho que é muito pequeno para ter Taiwan bee, com essa litragem é complicado manter parâmetros equilibrados. Os Taiwan não são tão fáceis como os crystal, tens de ter cuidado redobrado com essa montagem tão pequena. Mas não há nada que não se consiga e como já tens bastante experiência com crystal é seguir o mesmo ritmo.

 

Depois vai postando mais fotos assim que eles forem para o aquário.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, os CRS e os CBS estão pra lá de bem, estão ótimos. Sem falar no branco que fui apurando. Os que nasciam não muito branquinhos como não tenho tantos aquários para selecionar, ja fui logo passando pra frente e ficando só com os melhores assim como voce deu a dica :naughty:

 

Realmente também acho que é pequeno para Taiwan, mas cuidado meu não vai faltar para esse aqua até que eu monte minha bateria e transfira eles para lá.

 

Vi no seu post que voce manteve no inicio os parametros de pH:6 kH:1 gH:2, vou tentar manter a mesma proporção, mas essa semana comprei um aparelho medidor de TDS que ainda é um parametro novo pra mim. Qual o TDS que você manteve ou mantem? :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Amigos,

 

Novidades... O ciclo do aquário terminou!

 

Infelizmente perdi 2 bkk e 1 red ruby. Provavelmente porque estavam aguardando a ciclagem em outro aquário com parametros não ideais para eles. Ainda bem que me sobrou 1 red ruby macho que já foi para o aqua novo, junto com 3 femeas - 1 CRS, 1 CBS, 1 Golden.

 

 

Aquário já ciclado - antes de colocar os invertebrados, fiz uma troca parcial com agua deionizada, acertei o TDS a 95 com Seachem Equilibrium. O pH esta em 6.2

 

8495095586_2bb19805fb_c.jpg

 

Aqui recem colocados no aquário:

 

CRS (Veio a falecer no dia seguinte)

8493990041_f06f145d29_c.jpg

 

 

CBS (a foto está ruim, mas acredito ser um grade S)

8493991737_129611005a_c.jpg

 

Golden - Já deu cria 1 x em outro aquário.

8493993185_8201533b66_c.jpg

 

E por fim, o macho da casa!

8495094996_08af678115_c.jpg

 

 

Espero que tenham gostado,

 

ajuda e comentários são todos bem vindos

 

abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais