Novo na aquariofilia, equipamento


Recommended Posts

Viva pessoal, em primeiro lugar gostaria de felicitar esta comunidade pelo brilhante trabalho que tem efectuado (staff e users) os meus parabéns.

 

Gostaria de me iniciar na aquariofilia, tendo em minha posse um aqua de 90 litros com dimensões (78,5 comp; 30 larg; 40 alt;), as minhas duvidas são em torno do material a adquirir, isto é, tenciono colocar 3 ou 4 plantas (musgo, anubias e fetos de java) e colocar uma fauna comunitária.

 

Consigo colocar 3 ou 4 plantas que não sejam muito exigentes para comigo com alguns 20 nadadores ou é muito para o meu projeto?

 

Estou com alguma dificuldade em escolher o filtro;

 

Exterior?

 

EX 600

Eheim Classic 2213

Fluvial 106

 

ou um Interior chega?

 

Já agora alem da diferença estética e de facilidade de lavagem os filtros externos ganham pontos em qualidade de filtragem aos seus "manos" de interior?

 

Quanto ao termostato creio que será uma boa opção ir para o Jager 75W?

 

Que me aconselham pela vossa experiência?

 

Desde já o meu obrigado.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Em relação ao Filtro tenho um Eheim 2213 que está a trabalhar perfeitamente desde o natal sem ter feito ainda nenhuma limpeza (mas vou fazer brevemente só para ficar melhor não é que tenha perdido caudal). No entanto com mais uns trocos compras o 2215 mas que a meu ver não é necessário caso não tenhas intenção de comprar um aquário maior no futuro.

No que toca ao termostato acho que devias apostar num de 100 ou 150W (o de 150 gastas menos luz e mantém a temperatura mais estável).

Por fim as plantas acho que podes colocar na boa, eu tenho 3 naturais (anubia e mais 2 giritas que nao sei o nome) e 3 artificiais que tenciono trocar por naturais e o que não lhes falta e espaço (para não falar que tenho um pleco com 13cm)!!

Em relação a quantidade de peixes... depende o tamanho dos mesmos, eu tenho o pleco, 2 gouramis, 7 neons, 6 tetra prata e 2 corys e 1 caracol maçã e se queres que te diga vou só por mais 2 espadas e ta feito se não acho que já fica muito cheio).

 

Espero ter ajudado com a minha experiência.

 

Cumps

João Tiago

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora alem da diferença estética e de facilidade de lavagem os filtros externos ganham pontos em qualidade de filtragem aos seus "manos" de interior?

Ganham em muito aos interiores, lá está não só pela diferença estética mas também pela quantidade de matéria filtrante que os externos têm em relação aos internos.

 

Desculpem a nova mensagem mas esqueci-me de mencionar isto xD

 

Cumps

JoãoT

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fernando

Sobre o filtro eu ia para o EHEIM 2215,não e que o 2213 não seija bom

mas ficas mais bem servido com o 2215,agora sobre os peixes que queres

colocar no aquário,isso só depois de fazeres o ciclo do azoto,e saberes que

PH vai ficar,ai sim começas a levar a serio que peixes queres colocar mediante

o dito PH,acho que podes por os vinte peixitos,se forem todos pequenos,e não

passarem +ou-dos 3cm ou 5cm.bom esta e a minha opinião,agora o resto e

contigo,há sobre o termostato eu tbm sou da opinião de um de 100w ou 150w

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Tiago e Álvaro Silva, desde já o meu agradecimento pelo vosso contributo.

 

A minha duvida agora é mesmo sobre os filtros exteriores, e estou dividido pois estão os tres com mais ou menos o mesmo preço.

 

 

EX 600

Eheim Classic 2213

Fluvial 106

 

Por outro lado vou seguir o vosso conselho sobre o termo passa de 75w para 100w, agora permanece a duvida sobre que filtro será a melhor opção, pois não tenciono ter um aqua maior.

 

Sobre as questões do ciclo do azoto já esta visto aqui no forum, tpas, controlo de valores, introdução de peixes, etc, já aprendí que a aquariofilia é para levar com calma e paciência e muita dedicação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente há sempre uns quantos produtos que aceleram o ciclo de azoto e de bacterias e tudo mais, mas no entanto e sempre bom respeitar os intervalos de tempo para que tudo corra bem!! Devagar se vai ao longe =)

 

Em relação aos filtros é o seguinte eu tinha uma biobox no aquário (tambem de 90litros) e não gostei, passado 1 mês troquei logo para um Eheim 2213 e estou muito feliz com o desempenho! Por isso é assim, como não queres um aquário maior futuramente podes comprar o 2213 que em relação aos que mencionastes para mim é o melhor, (custa cerca de 60€ este). =) A meu ver o 2213 dá perfeitamente (é o que uso xD)

 

E não tens nada que agradecer estamos aqui para ajudar =D

 

Cumps

JoãoT

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira regra na aquariofilia é a paciencia...e essa deverá começar logo na fase do ciclo do azoto...nada de pressas. Quatro semanas a ciclar dá-nos bastante tempo para irmos estudando quais os peixes que ali melhor se vão adaptar e ir retirando duvidas que vão surgir com o evoluir das coisas...

 

No que diz respeito aos filtros...eu gosto dos Eheim...por isso se as tuas opções são essas eu optaria pelo Eheim 2213

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que iluminação terei de colocar neste aqua?

Tenho uma calha que em principio deve dar para desenrascar, ate adquirir outra, digo eu.

 

Lâmpada (43cm)

 

Sylvania

Aquastar

F15W/174 T8

10000 K

Germany

Editado por Fernando Encarnação
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vou tentar ser mais esplicito e dar uma ajuda mais esclarecedora...

tens 90l de agua, se meteres 2x39w vais ficar com 78w usando uma simples regra de 3 simples:

 

90l---78W
1L----X W
X=1x78/90

X=0,86

 

O que dá arredondado 0,9W/L o que é muito bom e te ajudará a ter sucesso!

E como já te disse tenho o que precisas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

Existe um site www.zooplus.es

Têm os filtro externos a preços muito bons.

Tens uma alternativa para comprares iluminação a preço acessível e fazeres iluminação a led's.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

Existe um site www.zooplus.es

Têm os filtro externos a preços muito bons.

Tens uma alternativa para comprares iluminação a preço acessível e fazeres iluminação a led's.

Cumprimentos

preço acessível? um iluminação em leds como deve ser para que as plantas fiquem "felizes" gastas uns trocos valentes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pus 70 watts de potência no meu aquário por 10 euros e estou feliz.

Cumprimentos

e você tem plantado? se tem não é muito de certeza e a medio longo prazo vai ver que esses 70W não são suficientes... e por 10€ 70W de luz? tenho muita curiosidade de ver essa calha...

conte la o seu segredo que eu e todos aqui no fórum vao ficar eternamente gratos... :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e você tem plantado? se tem não é muito de certeza e a medio longo prazo vai ver que esses 70W não são suficientes... e por 10€ 70W de luz? tenho muita curiosidade de ver essa calha...

conte la o seu segredo que eu e todos aqui no fórum vao ficar eternamente gratos... :naughty:

são fitas de led para um aquário de 50 litros

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.