Problemas com descida PH, URGENTE


Recommended Posts

Boas pessoal, estou com um problema e não sei como o resolver.

 

vamos por partes. O setup no meu aquário : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=208769&hl=

Não tenho injecção de CO2.

 

O que se passa é o seguinte, hoje de manha quando fui para deitar comida aos peixes, deparei-me com duas mortes, um guppy macho e um neon. Achei estranho e decidi fazer os testes.

 

Resultados:

NH3: 0

PH: 6.2

 

Isto foi uma queda bastante acentuada, pois o PH inicial era 7. Para confirmar fui medir directamente da torneira e deu a mesma leitura, 7.

Tenho o aqua montado desde 1 de dezembro de 2012

 

Decidi fazer um TPA, cerca de 40% e consegui uma subida para 6.4, mas esta ainda longe dos 7. Sei que é normal o ph descer devido a actividade bacterial (nitrificação), mas penso que uma descida de mais de 0.5 torna-se alarmante.

 

Alguém me pode ajudar ? Dicas ? procedimentos ?

 

obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Coloca uma pedra calcaria ou conchas da praia .. qualquer coisa calcaria para subir o pH, pelo menos até descobrires o que se passa.

 

Eu por exemplo tenho uma pedra calcaria no meu aqua, visto que tenho introdução de CO2 que faz baixar muito o pH, resultou comigo e tenho um ph estavel nos 6,8.

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Coloca uma pedra calcaria ou conchas da praia .. qualquer coisa calcaria para subir o pH, pelo menos até descobrires o que se passa.

 

Eu por exemplo tenho uma pedra calcaria no meu aqua, visto que tenho introdução de CO2 que faz baixar muito o pH, resultou comigo e tenho um ph estavel nos 6,8.

 

ah, boa ideia.

quantas pedras compro para 90L?

 

o ph vai demorar a subir ou é instantâneo ?

 

muito obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho mais ou menos essa litragem e tenho uma pedra do tamanho de um punho fechado, que apanhei na praia.

 

Quanto tempo demora a fazer efeito, isso que nao te sei responder .. :\ mas nao deve demorar muito, penso eu.

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho mais ou menos essa litragem e tenho uma pedra do tamanho de um punho fechado, que apanhei na praia.

 

Quanto tempo demora a fazer efeito, isso que nao te sei responder .. :\ mas nao deve demorar muito, penso eu.

já fui tratar das pedras, apanhei duas pedras de calsada, lavei-as com um esfregão (sem sabão nem detergentes) e fervi durante 5/10 minutos.

Experimentei fazer o teste de ph na água com que as fervi e deu uma leitura de 7.4 / 7.6. Fiquei mais animado.

 

DSCN0619.jpg

 

obrigado pela ajuda :drool3: :drool3:

Editado por André Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

continuo sem perceber o porque desta descida tão grande do PH, mas já tomei medidas.

para alem de adicionar as pedras de calcário, também liguei a bomba de ar e aumentei uma hora do foto período.

 

Os principais sintomas reparo nos neons, que estão quase imóveis entre as plantas, coisa que antes nunca acontecia. Será normal ?

 

vejam:

DSCN0627.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

De qualquer maneira, a não ser que estejas com intenções de ficar com as pedras dentro do aquario, devias rever alguns parametros.

A ideia de uma bomba de ar é boa, visto que aumenta as trocas gasosas entre o aquario e o ar, pode ser que resulte.

 

Já agora quantos neons tens ? Um minimo de 6 é o aconselhado. :D

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

De qualquer maneira, a não ser que estejas com intenções de ficar com as pedras dentro do aquario, devias rever alguns parametros.

A ideia de uma bomba de ar é boa, visto que aumenta as trocas gasosas entre o aquario e o ar, pode ser que resulte.

 

Já agora quantos neons tens ? Um minimo de 6 é o aconselhado. :D

ainda não sei se fico com as pedras dentro do aquário ou não, penso que cobertas com musgo de java até ficariam bonitas. tenho de experimentar e ver se gosto :)

 

amanha vou fazer os testes e tentar perceber se houve melhoria ou não.

 

quanto aos neons eu tinha 5, morreu hoje um. Não quero colocar mais peixes até conseguir manter o equilíbrio. Quando conseguir completo o cardume :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguém me pode ajudar ?

não estou a conseguir subir o ph da água e agora tenho mais um molly muito parado no meio das plantas. o ph anda sempre entre os 6.4 e 6.6

 

se alguém tiver ideias ou sugestões por favor ajudem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A madeira faz descer o pH não sei se tens lá o tronco há muito tempo se é algo recente.

 

Para uma solução mais ou menos temporária, podes partir essas pedras que tens (para aumentar a superficie de contacto com a água) e colocar dentro do filtro.

É melhor teres um pH estável que andares a ajustar todos os dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A madeira faz descer o pH não sei se tens lá o tronco há muito tempo se é algo recente.

 

Para uma solução mais ou menos temporária, podes partir essas pedras que tens (para aumentar a superficie de contacto com a água) e colocar dentro do filtro.

É melhor teres um pH estável que andares a ajustar todos os dias.

Não tenho nenhum tronco no aquário, por isso não sei mesmo de onde vêm estas descidas tão grandes.

 

mas vou fazer isso que me aconselhas-te vou partir umas pedras e colocar no filtro. muito obrigado.

 

ando mesmo desesperado, ando a ver os peixes mal e não sei o que fazer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que tivesses madeira lá dentro por teres falado no tronco de videira.

 

A única coisa que vejo que pode estar a alterar o pH são as peças decorativas.

Podes tentar retirar e deixas em outro lado (tipo balde com água) e medes o pH passado uma semana a ver se houve alterações dentro do balde.

Não é muita coisa...mas é uma ideia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que tivesses madeira lá dentro por teres falado no tronco de videira.

 

A única coisa que vejo que pode estar a alterar o pH são as peças decorativas.

Podes tentar retirar e deixas em outro lado (tipo balde com água) e medes o pH passado uma semana a ver se houve alterações dentro do balde.

Não é muita coisa...mas é uma ideia...

 

eu só tenho uma pedra porosa e uma pedra de barro coberta com musgo de java, não tenho mais nada a decorar. será do barro ?

 

todas as ideias são bem vindas, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser. Por ter visto isso no aquário é que me lembrou que poderá influenciar.

 

Só com um teste é que tiras o problema a limpo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, como não conseguia perceber do que se tratava a descida do ph fui comprar um teste de kh, mas esta-me a dar valores que não estou a perceber.

 

estou a ter uma leitura de kh de 1º dkh

achei estranho estar tão baixo e fui medir o kh da água da torneira e obtive praticamente o mesmo valor, isto é normal ?

 

um grande obrigado desde ja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai está, a tua água tem um problema grande, o KH:

 

O KH é o responsável pelo "efeito tampão", que é a capacidade de manter o pH estável, mesmo com a adição de ácidos ou bases (compostos alcalinos). Deste modo o pH está intimamente relacionado com o KH. Se um aquário está com o KH alto, será muito difícil alterar o seu pH, enquanto que se estiver com o KH baixo é muito difícil manter o pH estável, estando a água sujeita à grandes variações de pH. Algumas pessoas acham que, tendo um KH elevado, o pH também será elevado, mas isto não é verdade, pois se tivermos uma quantidade de compostos ácidos superior à capacidade de absorção do KH, o pH pode ser extremamente baixo (já vi um aquário com KH 7° e pH 6.5). O contrário também é possível pois podemos ter compostos alcalinos com poucos carbonatos, ou seja pH alto e KH baixo.Então se você está tendo problemas com o pH é bom verificar o KH.

 

 

Uma forma de se aumentar o KH é adicionando bicarbonato de sódio na água, mas pouco porque é MUITO concentrado. (Aumenta o kh quando tiveres o ph que tu escolheres)

Aqui vai uma tabelinha que relaciona KHxPHxCO2

phkhco2tabelgs1.gif

 

Outra Solução:usar agua de garrafão.Atenção á água usa a que melhor servir aos teus objectivos.

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já um enorme obrigado malteznuno, fiquei esclarecido em algumas coisas que tinha duvidas.

 

agora umas perguntas:

- que quantidade de bicarbonato de sodio aconselhas para 90l ?

- uso só o bicarbonato quando tiver o ph que quero manter ? como posso subir o ph momentaneamente ?

- é normal o kh da água corrente estar com valores tão baixos?

- a zona a verde na tabela é a indicada para manter ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, consegui resolver e estabilizar o meu problema com o PH.

 

Não cheguei a usar o bicarbonato de sódio, apenas coloquei conchas do mar e pedra de calcário no filtro. Agora vou controlar o PH para verificar se ele não sobe demasiado.

 

Estou bastante contente, pois os peixes estão bastante mais activos e aparentam comportamentos saudáveis.

 

obrigado a todos os que me ajudaram das mais diversas maneiras :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais