Recommended Posts

Publicado

Pois bem tenho um aquario de 200l que ate a bem pouco tempo era de agua doce...

100c x 40l x 50a

sump

100c x 30l x 40a ou 60c x 30l x 30a Qual a melhor?

termostatos tenho 2. um de 200w e um de 100w

iluminação

calha t5 de 4x39w lâmpadas ainda não sei quais vou precisar...

kit co2 completo ( não sei se me vai fazer falta... veio do plantado)

agora as minhas outras duvidas... para este aqua, qual a bomba de retorno a escolher? qual a bomba de circulação a escolher? qual o escumador? como funciona o repositor de agua? faz falta? osmose inversa? fundamental? visto que moro em setubal ao lado do sado? se sim, qual escolher?

obrigado a todos

Publicado:

Boas,

Vou deixar a minha opinião:

-a sump quanto maior melhor (aumenta a litragem e tens mais espaço para futuros equipamentos)

-a iluminação parece-me bem

-podes usar os dois termostatos, deixas um como segurança

-o kit co2 não é necessario

-para o retorno podes optar por uma Eheim compact 2000 ou 3000

-na circulação vai variar muito do teu orçamento

-escumador talvez um Nac7

-repositor é para repor a agua da evaroração, acho que é mesmo preciso, a não ser que todos os dias queiras andar a por agua manualmente

-osmose é OBRIGATORIA, mesmo que uses agua natural precisas de repor a agua que evapora

Publicado:

spinreef obrigado pela ajuda. por acaso ando de olho nos nac7 ou nac9 (este a pensar no futuro) estou a procura de usados...

em relação a bomba de retorno, também me indicaram essas numa loja. disseram que a 2000 era suficiente.

circulação... quero ter uma circulação suficiente não esquecendo os € mas também não esquecendo os problemas que possso ter por mais ou por menos 20 ou 30€ basicamente queria uma boa opção preço qualidade...

osmose e rpositor também estão na lisata agora so me falta saber quais e onde?

abraços

Publicado:

em relaçao a circulaçao tens de ter tipo 30x a 35x mais do que a litragem do aqua. as vortech sao claramente o TOP mas tens as tunze ke sao mt mais baratas e já são de boa qualidade.

kit de osmose é msm obrigatorio 50 60€ deves conseguir arranjar 1.

em relaçao ao repositor consegues arranjar por 50€ claro que se kiseres mais caro tb ha. ou entao vex uns ai DIY que sai mais barato.

n te eskeças do refractometro que serve para medir a salinidade tb é mt importante.

cumpz

Publicado:

bem aqui ando eu na pesquisa por um escumador... queria ver mais opções e tenho os miolos a esturricar...

O que é que realmente é importante num escumador?

Como escolher um escumador?

Publicado:

importante e escumar bem e consumir pouca luz. ter referencias de mercado ver para quantos litros da e pensar sempre num escumador de 3 vezes a litragem do nosso aquario mas claro vai depender da marca. se fores para os bubble king podes comprar mesmo para a litragem igual ha do teu aquario pois a litragem que referem la e com o aquario cheio nao so com agua percebes onde quero chegar ? claro que o preço e muito mais alto...

Publicado:

A sump entram nas contas?

Conto com o volume que as rochas e o areao vao ocupar?

São 200l brutos menos a área da coluna seca mais 120l brutos da sump se for assim não chega a 300l. se a sump não contar são menos de 200l e se o volume das rochas e do areao contarem... ai já falamos em muito menos agua...

tenho de ver escumadores de quantos litros?

Publicado:

Boas,

A sump conta.

Como o rakiki disse depende da marca do escumador. Mas partindo do principio que vais para gama media eu apontava para 1000l.

Publicado:

Uma coisa que tenho visto e não tinha pensado nisso é o consumo de eletricidade... é impressão minha ou um reef gasta em media 150w 24h excluindo termostatos e iluminação... o meu doce consumia 28w fora termostatos e iluminação :S

isso ira representar uns 30€ de fatura no fim do mês :o

gostava de ouvir a opinião de alguém

abraço

Publicado:
Uma coisa que tenho visto e não tinha pensado nisso é o consumo de eletricidade... é impressão minha ou um reef gasta em media 150w 24h excluindo termostatos e iluminação... o meu doce consumia 28w fora termostatos e iluminação :S

isso ira representar uns 30€ de fatura no fim do mês :tapfoot:

gostava de ouvir a opinião de alguém

abraço

Publicado: (editado)

a bomba de retorno tenho esta para comprar usada 80w

http://www.fragariodonorte.com/?id=4&cid=16&pid=195
ou esta nova 66w

http://www.fragariodonorte.com/?id=4&cid=16&pid=199

bomba de circulação mais uns 20w tenho oportunidade de comprar uma tunze 6060 por 60€ é uma boa compra?

Em relação ao escumador tenho ouvido falar bem deste, mas acho que é curto para mim não? o que dizem?

http://www.reeffresh.com/deltec/136-deltec-ap-600.html

assim mato 2 coelhos de uma cajadada, os consumos e opiniões das bombas...

Editado por Hugo Filipe
Publicado:

Na minha opinião não gosto do setup

bomba de retorno uma ehein compact 2000 35w

Escumador deltec 1455 11w

circulação duas tunze 6025 8w cada

Faz bem as contas olha que a edp esta com falta de euros não ajudes mais

Publicado:

boas concordo com o hugo.

. o material que compras tambem conta nos consumos muito do material nao ´´e mais caro so por ser.. tem razao de ser. como se custuma dizer o barato sai caro. eu estou a projectar um novo projecto para mim de 480 litros e terei de consumo mensal 20 euros de electricidade isto ja a contar com iluminaçao e tudo o resto. so por dizer que para o escumador sao 800 euros. mas la esta a longo prazo em termos de electricidade compensa. gasta no inicio mas poupas depois.

Na minha opinião não gosto do setup

bomba de retorno uma ehein compact 2000 35w

Escumador deltec 1455 11w

circulação duas tunze 6025 8w cada

Faz bem as contas olha que a edp esta com falta de euros não ajudes mais

e já agora outra coisa... a ehein compact 2000 não é curta para o meu aqua? e as tunze 6025 fazem 2800l/h cada ou seja 5600l/h as 2 isso da 28x a litragem do meu aqua sera suficiente?

Editado por Hugo Filipe
Publicado:

28x o volume do penso ser o suficiente, mas podes optar por uma 6025 e uma 6045

Publicado:

a bomba de retorno ´´e mais que suficiente , so serve para trazer agua pra cima mais nada... ´´e mais que suficiente. o escumador deltec que o hugo referiu ´´e o novo modelo que saiu deltec SC1455

nice, em relação a bomba de retorno se é suficiente está escolhida eheim compact+ 2000 :D

Em relação ao escumador eu ando a procura de usados e não esta fácil... se tiver de ser novo queria evitar de dar 350€ por um escumador não há nada que seja semelhante e que não esteja a pagar a marca?

em relação a circulação tenho a possibilidade de de comprar uma koralia 4 por 40€ faz 4600l/h consome 11w o que dizem? é boa? depois podia por outra mais fraca do outro lado? esteticamente preferia ter apenas uma... mas já vi que isso não vai ser possivel

obrigado a todos pelas opiniões.

abraço

Editado por Hugo Filipe

sim. e o que ela consome ? e o que a bomba faz ? nao manda simplesmente agua.. vortech ´´e vortech.

alem que nos classificados podem aparecer alguma mais barata.

Editado por rakiki_gti
Publicado:
sim. e o que ela consome ? e o que a bomba faz ? nao manda simplesmente agua.. vortech ´´e vortech.

alem que nos classificados podem aparecer alguma mais barata.

já tive a procura e ainda não vi nada... se aparecer sei que é uma boa escolha...

em relação ao escumador cada vez olho mais para um destes 2...

http://www.aqua-station.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage-ask.tpl&product_id=207&category_id=66&option=com_virtuemart&Itemid=56

agora so não sei qual deles se o nac7 se o nac9

Publicado:

Bem começo a ter algumas decisões formadas... atualização do setup que vai na minha cabeça neste momento...

aqua - 100c x 40l x 50a

sump - 100c x 30l x 40a

termostatos - um 200w e um de 100w

iluminação - calha t5 de 4x39w lâmpadas ainda não sei quais vou precisar...

bomba de retorno - eheim compac 2000 ( a 3000 não e necessária certo?)

Bomba circulação - vortech mp10 (chega para o meu aqua certo? ou tenho de ter mais alguma?)

Escumador tenho a possibilidade de comprar um nac7 e um nac9 a diferença de preço de 1 para o outro é 110€ vale a pena a diferença?

Osmose? uma qualquer? sabem de algum sitio com bom preço?

Válvula de reposição? uma qualquer? sabem de algum sitio com bom preço?

abraço a todos