Hobby novo Aquario quase novo...Ajuda...


Pedro Moniz

Recommended Posts

Tenho um aquario de 200L e gostava de saber se tou a fazer as coisas bem. ja esta quase pronto para fazer o ciclo o motivo de ainda nao ter feito porque quero colocar mais plantas e estao esgotadas tenho disseram que nao devo colocar o agua todo para ja so depois de meter as plantas todas...

wp000321b.jpg
wp000319v.jpg
wp000320l.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho sem duvida nenhuma mais plantas especialmente para os alevins terem onde se esconder! acho que uma boa quantidade de elodias era boa ideia.

quanto a agua, isso nao podia estar mais errado! tens de colocar a agua toda senao ao colocares o resto da agua anulas o ciclo

Boa sorte : )

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questao da agua é que ainda nao comecei a fazer o ciclo porque ainda nao coloquei as plantas todas e disseram que so devia comecar depois de ter tudo pronto. todas as plantas que é o que falta no sitio delas... o que me dizem? espero ou começo ja a fazer o ciclo? e ja agora esta a ficar bonito nao axam?

 

Cump..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa questão de por as plantas todas e depois começar o ciclo pode ter um fundamento relevante, mas assim de repente não estou a ver qual...

Eu quando plantei o meu fiz tudo no inicio porque dá mais jeito enterrar ou prender as plantas com o aquário sem água.

Podes colocar e retirar plantas quando quiseres. Eu já pus, tirei, cortei, remodelei várias vezes e sempre com o aquário em pleno funcionamento.

Se encheres já com água e meteres o filtro a funcionar vais adiantando trabalho e mais depressa poderá introduzir os peixes.

tens é que ligar a luz e por o termostato para as plantas irem-se habituando às novas condições.

E podes já ter uns bónus, estilo caracois e alevins que vêm nas plantas

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se encheres já com água e meteres o filtro a funcionar vais adiantando trabalho e mais depressa poderá introduzir os peixes.

tens é que ligar a luz e por o termostato para as plantas irem-se habituando às novas condições.

 

Ia ser este precisamente o meu comentário! Acho que até o devias fazer quanto antes, para entre aspas "não perderes" tempo com o estabilizar parâmetros da água. É tempo que estás a ganhar! Podes ir depois colocando as plantas à medida que forem aparecendo sem qualquer problema...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu hoje a noite vou tentar comprar as plantas se nao comprar vou encher de agua e começar a fazer o ciclo.
Outra pergunta o filtro deve trabalhar 24h ou como faço?
Acham que devo meter mais alguma coisa no aquario ou esta bem assim?

Cump a todos :) ja tou mais contente por comecar hoje a fazer o ciclo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é para funcionar sempre 24h por dia. Só pára para ser limpo e quando falha a electricidade lol

é uma das peças fundamentais no aquário.

O termostato e as luminárias por sua vez apenas funcionam x horas por dia. Por isso é que o consumo dos filtros convém ser o mais baixo possível, mas devemos sempre apostar em boas máquinas. Se for bem tratado dura-te anos a fio

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma achega para não haver mal entendidos: o termostato irá ficar ligado também 24h por dia, simplesmente ele desliga-se sozinho ao atingir a temperatura que se regular. Não vá o rapaz andar a ligar e desligar da tomada o termostato :)

 

Quanto às luminárias, penso que o habitual é trabalhar-se com os tradicionais relógios onde programamos os periodos em que a luz está ligada ou desligada (aqui sim, podemos ligar e desligar manualmente, mas acho que só pelo trabalho ninguém o faz...)

 

Sobre o colocares mais alguma coisa.... ajudava se calhar a teres mais opiniões se colcoares uma foto geral, do panorama todo frontal do aquário. Assim só vemos alguns pormenores e fica mais difícil opinar (ele há uma das fotos que não abre, não sei se essa foto era algo como falava).

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elorga tens razão em fazer essa achega, obrigado. Eles estão sempre ligados, entram é em funcionamento quando é necessário, ao contrário do filtro que está sempre a funcionar.

E para além da foto geral, podias também meter o setup do aquário. Como estás no inicio, às vezes é mais fácil apanhar algo que possa ser melhorado e resolvido de inicio que dá menos trabalho.

E podes também dizer coisas que gostarias de ter no aquário para seres aconselhado. No inicio umas partilhas de opinião podem fazer muita diferença ;)

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu coloquei 3 fotos. uma delas esta o aquario inteiro.

O aquario nao sei o nome. depois tenho jbl manado espalhado no fundo e depois tenho no canto esquerdo so JBL e as plantas, tenho 2 troncos entre eles tenho pedras e uma pedra difusora por baixo dessas pedras. do outro lado tenho areao e uma pedra com quase 1 kg.
Em termos de peixes tava a pensar gupiys, espadas, platys, coridoras, limpa vidros e talvez uns caracois. Isto é porque dizem que consigo fazer criaçao se nao conseguir tenho de tirar alguma coisa.

 

Cump...ps. do termoestato tinha percebido :)

Editado por Pedro Moniz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o nome do aquário não é importante, mas as medidas sim.

Já trataste os troncos? Devem ser bem fervidos, pelo menos. E são de que tipo de madeira?

E em relação à filtragem, aquecimento e iluminação, que tens?

Deixo já um possível aviso: não é impossível que os espadas e os platys cruzem entre eles. não faz mal a ninguém, mas vai mudando um pouco a raça.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

troncos foram comprados na loja, iluminaçao foi a que veio com o aquario, aquecimento nao sei o nome mas qd comprei o aquario comprei esse termoestato . no filtro tenho la de vidro "axo que é esse o nome" Esponja, carvao, ceramica. e se juntar uns ramirezis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o carvão depois podes tirar e aproveitar esse espaço para colocar outra matéria.

Era bom sabermos qual é o filtro para ver se é adequado ou não.

Os troncos, mesmo comprados na loja, recomendo que os fervas à mesma.

Ramirezis nunca tive, mas penso que têm um comportamento um pouco territorial quando estão a criar. Nisso não te posso aconselhar porque não gosto de comentar sobre o que não sei. Lamento...

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não sei que te dizer porque não sei qual é o filtro.

Mas diria que esponja ou lã filtrante caso seja necessário limpar a água ou cerâmicas se a carga orgânica começar a ser alta.

Depois conforme os teste da água, podes precisar de colocar algo mais no filtro e esse espaço pode dar muito jeito.

O carvão é mais utilizado quando é necessário retirar substâncias químicas da água (por exemplo depois de um tratamento)

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo é sempre obrigatório fazer até ao fim, sob a pena de perderes os teus animais quando os colocares.

se quiseres podes comprar produtos para acelerar o ciclo, mas isto da aquariofilia é algo que requer muita calma, paciência e persistência. No entanto a decisão é tua. Eu nunca comprei até porque prefiro fazer as coisas com calma e sempre pouco uns € para outras coisas

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer entao o ciclo ate ao fim. a duraçao do ciclo é que ja li varias informaçoes. ja vi a dizerem 1 semana, ja vi 2 semanas e ja vi 1 mes. afinal quanto tempo devo fazer?

 

Mais uma x obrigado por tudo.

 

Ja agora alguem vai a esponor a expo de animais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A duração do ciclo não é certa. Depende de vários factores e não pode ser controlado ao dia. Se quiseres no entanto arriscar eu diria que entre mês a mês e meio deve estar feito.

No entanto a única forma de saber quando termina é realizando testes à água. Deves ver a amónia e os nitritos a baixar e a começar a aparecer os nitratos.

Por isso é que quanto mais cedo começares, mais depressa começas a povoar o aquário

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando disseste que devia encher o aquario para começar o ciclo eu na sexta feira qd cheguei a casa meti maos a obra e enchi, por isso ja tem quase uma semana. so devo acrescentar um pouco de musgo.. e depois claro os peixes :Pisso é que parece que nunca mais chega a esse dia. qd se compra peixes nao se chega a casa e poe-se logo os peixes na agua. como se deve fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves fazer uma aclimatização dos peixes. Há várias formas de se fazer e se procurares um pouco por isso vais ver.

Basicamente, eu faço da seguinte maneira. Primeiro colocas o saco aberto a boiar no aquário para que a temperatura fique semelhante. De x em x tempo (pode ser mais rápida ou mais lenta consoante o tempo disponível e a espécie em causa) deves colocar um pouco de água do aquário dentro do saco para haver uma habituação dos animais. Quando já tiveres uma boa quantidade de água do aquário dentro do saco (as quantidades variam consoante as teorias) tiras com o camaroeiro os peixes e colocas no aquário. Nunca deves despejar a água do saco para o interior do aquário.

Isto é uma forma rápida e sucinta de como se faz, mas recomendo que pesquises. E depois de decidires quais os peixes que vais colocar, deves ver se não há requisitos específicos, porque alguns são muito sensíveis.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desses talvez os limpa vidros e as corydoras sejam os mais sensiveis.

Platys, espadas e guppys aguentam muita coisa.

Eu sei que esta fase custa, mas faz as coisas bem ao principio para tudo ficar bem encaminhado

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.