Amador - 1º Aquário


feasT

Recommended Posts

Boa noite pessoal,


O meu nome é Ricardo, sou de Lisboa e depois de algum tempo a ver algumas coisas e ler outras, fiquei tentado a iniciar-me num projecto de aquário comunitário.

Pois bem, adquiri algum material e acho que estou a postos para iniciar este hobby/aventura, embora tendo algumas dúvidas.

Conto com um pouco da vossa compreensão e ajuda, visto estar a começar.

Para já uma pequena descrição do material que tenho e em seguida uma dúvida:


Material


Aquário: View Aquarium HR-600B C:60cm* A:50cm* L:34cm (Aprox: 100L)

Filtro: HQJ-700G (Zhejiang Sensen Co., Ltd.) - 500L/h

Termostato: Eheim Jäger 125 (150-200L)

Iluminação: 2*24W


Hardscape


Substrato fértil - Aquatis Pro-soil 8L

Substrato fértil - H.E.L.P Advanced Soil Plants 3L

Tronco - 1


Modelo do aquário:


fotografiaqd.jpg



Iluminação:


fotografia1b.jpg



Vazio e iluminado:


img0179ti.jpg



Filtro:


img0178xk.jpg



Substratos:


img0182h.jpg




img0181bx.jpg



Com o tronco(não tratado) e o substrato mas sem água:



img0183pz.jpg




Aproveito para dizer que vou colocar algumas plantas para iniciar, tais como fetos e musgo de java e talvez ludwigia glandulosa.


Posto isto,


Não tenho como manter a água num depósito durante 1, 2 dias a repousar, e julgo que comprar 100L em garrafões sai "caro". Será que posso colocar a água da companhia directamente no aquário e deixar a repousar lá durante esse período?



Desde já o meu obrigado pela disponibilidade que venham a mostrar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posto isto,
Não tenho como manter a água num depósito durante 1, 2 dias a repousar, e julgo que comprar 100L em garrafões sai "caro". Será que posso colocar a água da companhia directamente no aquário e deixar a repousar lá durante esse período?
Desde já o meu obrigado pela disponibilidade que venham a mostrar.

 

Boas, e bem vindo ao fórum!

 

Sim podes usar àgua da companhia sem qualquer problema! Usa um anti-cloro, existe muita diversidade de marcas, aconselho o Seachem Prime, mas tens muitas opções.

 

Sendo tu um iniciante no hobby aconselho-te vivamente a leres sobre o ciclo de azoto, mais vale fazer as coisas devagar e bem do que rápido e mal.

 

A pressa é o maior inimigo deste hobby, irás ter decerto muitas dúvidas mas encontrarás sempre resposta aqui no fórum!

 

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado RalpH.

 

O colaborador onde comprei o material, realmente falou-me nisso, em ter que adquirir o anti-cloro, a minha dúvida centrou-se mais foi em colocar lá a água directa sobre o substrato e deixar em repouso.

Pelo que percebi, posso colocar logo ,água ,plantas e restantes "detalhes" e juntamente o anti-cloro, correcto?

 

Relativamente ao ciclo do azoto, já tinha lido antes de comprar o material e tudo mais, e pareceu-me o passo mais importante para um habitat equilibrado.

 

Neste momento estou na fase de tratar o tronco e algumas pedras que tenciono colocar, e espero que na próxima semana possa já encher o aqua e colocar as primeiras plantas.

 

Pensei em comprar uns fetos e musgo de java e ainda uma ludwigia glandulosa. Serão escolhas boas para um iniciante?

Relativamente aos troncos e pedras, qual será a quantidade necessária de fervuras?

Desde já o meu obrigado pela disponibilidade que venham a mostrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei em comprar uns fetos e musgo de java e ainda uma ludwigia glandulosa. Serão escolhas boas para um iniciante?

 

São boas, mas tira a ludwigia glandulosa, começa só com essas duas, depois introduzes a ludwigia glandulosa

 

Relativamente aos troncos e pedras, qual será a quantidade necessária de fervuras?

 

3 ou 4 devem chegar

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei em comprar uns fetos e musgo de java e ainda uma ludwigia glandulosa. Serão escolhas boas para um iniciante?

 

Se não vais injectar CO2 opta por plantas pouco exigente como musgos, fetos de java, anubias valisnérias, etc Quanto à ludgwigia não creio ser boa opção, mas deixo para users com mais experiência com essa planta darem a sua opinião.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

AquaMysterio, muito obrigado pelas dicas. Da cartolina vou tratar assim que pensar em pôr fauna.

 

 

RalpH, relativamente à ludwigia glandulosa, li em alguns artigos e fóruns que não seria uma planta difícil de manter, acho que vou pensar nas sugestões das anubias.

 

 

André Martins, vou ter mesmo muita paciência porque quero perceber todos os passos que vou fazer.
Relativamente aos substratos, sim são os dois férteis, e dos que não precisam de areão. Comprei-os na loja aquaplante.

 

Obrigado pelas opiniões :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Finalmente novidades...

 

Hoje comprei o que faltava para iniciar o meu aquário:

Musgo de Java, uma Anúbia, uma pedrita, os testes e ainda JBL Denitrol (Seachem Prime estava esgostado).

 

Preparei tudo com o maior cuidado possível, fui enchendo o aqua mas estou a ter alguma dificuldade em manter o tronco no fundo. Neste momento tenho duas tampas de panelas a exercer pressão sobre o mesmo, mas quando penso em tirar uma, ele acaba por subir um pouco. Sugestões?

 

As bactérias estou a pensar pôr amanhã assim que pensar em tirar as tais tampas...

 

Desde já o meu obrigado pela disponibilidade que venham a mostrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

relativamente ao tronco tens de esperar mais um pouco...

ainda não deve estar totalmente impregnado de agua.

mete-lhe uma pedra em cima até ele não flutuar mais ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Relativamente ao tronco, eu tive o meu de molho 24/7 durante cerca de 2 semanas e mesmo assim ele ainda queria flutuar... Portanto vai demorar um bom bocado... ee tem de ficar completamente impregnado de água

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar o meu exemplo. Eu fervi por ai 1 hora e depois deixei 1 semana na agua fria para tirar os restos de madeira olha vêem o meu resultado.

Ele não esta nada a segurar.

Este Aquário foi construído agora xD.

21012013095.jpg

Editado por jsg1992
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Isto tudo é relativo. Ferve mais umas vezes para ajudar a abrir os poros da madeira e ajudar o tronco a encher de água. Quanto ele estiver mesmo cheio vais ver que ele vai afundar. Esse aquário que acabas-te de montar pensas em fazer um tópico? Vi que usaste o filtro da sera fil 60 (senão me engano) ele vem com carvão! Troca o carvão por siporax mini (cerâmica) da mesma marca. Eu acho que é a melhor cerâmica que existe no mercado, pois nunca entope nem tem prazo de validade como muitas outras!

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco ferveu 3 vezes, e ficou de molho mais umas quantas.

Também já não o penso ferver mais porque já tem musgo de java.

 

SusanaPaço não sei qual é o tipo de madeira, mas era o único tipo de troncos vendidos na Loja Aquaplante.

 

Talvez deixe mais um dia ou dois e tento depois tirar o que o segura.

 

Desde já o meu obrigado pela disponibilidade que venham a mostrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Isto tudo é relativo. Ferve mais umas vezes para ajudar a abrir os poros da madeira e ajudar o tronco a encher de água. Quanto ele estiver mesmo cheio vais ver que ele vai afundar. Esse aquário que acabas-te de montar pensas em fazer um tópico? Vi que usaste o filtro da sera fil 60 (senão me engano) ele vem com carvão! Troca o carvão por siporax mini (cerâmica) da mesma marca. Eu acho que é a melhor cerâmica que existe no mercado, pois nunca entope nem tem prazo de validade como muitas outras!

Já estou com o sera siporax mini.

Já tenho um tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=209706

Obrigado pela preocupação.

Cumprimentos.

Editado por jsg1992
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu filtro está única e exclusivamente a trabalhar com a lã, visto que estou na primeira semana do ciclo, não deveria colocar matérias filtrantes como carvão e cerâmicas?

 

Desde já o meu obrigado pela disponibilidade que venham a mostrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, desde já, és uma das pessoas que vejo, a fazer as coisas certas, continua assim!

 

Já sabes que fauna vais por?

 

e para ajudar no ciclo do azoto, vai pondo umas folhas de comida (corrijam-me se estiver enganado) !

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, desde já, és uma das pessoas que vejo, a fazer as coisas certas, continua assim!

 

Já sabes que fauna vais por?

 

e para ajudar no ciclo do azoto, vai pondo umas folhas de comida (corrijam-me se estiver enganado) !

Entao como é que vais armazenar as bacterias no filtro só com a lã?

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.