Escolha de Plantas Naturais


João Tiago

Recommended Posts

Bom Dia

 

Montei o aquário à relativamente pouco tempo (novembro) e andei a procurar plantas naturais para por, mas sempre que ia para comprar so me punham entraves e acabaram por me dizer que so a Anubia se aguentava sem substrato.

Isto é verdade ou ha mais plantas que se possam por sem substrato? Que tipos de musgo existem e qual o melhor?

Quais?

=)

 

 

Aquario tem 90lt 80cm só tem uma Anubia pequena.

 

Cumps,

JoãoT

 

ps: ajudem no outro meu topico pff

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Deixo aqui alguns exemplos de plantas/algas/musgos que não necessitam de substrato de fundo, uma vez que não precisam (ou não devem) estar fixas no fundo:

 

- Lemna minor

- Riccia fluitans

- Limnobium laevigatum

- Ceratophyllum demersum 'Foxtail

- Cabomba caroliniana

- Cladophora aegagrophila

- Vesicularia dubyana 'Christmas'

- Taxiphyllum sp. 'Spiky'

- Microsorum pteropus

- Monosolenium tenerum

 

entre outras...

 

Cumprimentos,

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Obrigado pelas respostas =)

 

Tenho vindo a reparar que o CO2 e muito falado na manutençao de plantas... Estas tambem requerem CO2 adicional ou sobrevivem com o que têm por base?

Esse CO2 pode ser em pastilhas (julgo ter lido que havia em pastilha nao sei o que de co2) :x

 

Obrigado

Cumps

JoãoT

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Obrigado pelas respostas =)

 

Tenho vindo a reparar que o CO2 e muito falado na manutençao de plantas... Estas tambem requerem CO2 adicional ou sobrevivem com o que têm por base?

Esse CO2 pode ser em pastilhas (julgo ter lido que havia em pastilha nao sei o que de co2) :x

 

Obrigado

Cumps

JoãoT

 

Viva!

 

As plantas necessitam de CO2 para o seu crescimento e os filtros/sumps previnem a sua acumulação...

 

O CO2 adicional é essencial?

A nossa experiência diz que não: o nosso aquário mais antigo esteve bastante tempo sem extras e não foi por isso que as plantas morreram...

 

Vale a pena o esforço para o extra?

Sim, claramente!

Resulta em plantas mais exuberantes (= mais saudáveis) e que se multiplicam em maior quantidade (espreita as fotos dos nossos aquários).

 

O extra que usamos é artesanal e o mais básico possível:

 

- uma garrafa de 1,5L (das de refrigerante) com açúcar até cerca de metade do volume da garrafa+1 colher chá de levedura (da que se vende em pó para bolos e pães)+água até quase ao topo

- a tampa tem um buraco onde ligámos uma mangueira fina (presa à tampa com silicone)

- a mangueira tem a meio uma válvula anti-retorno

- na ponta que fica dentro do aquário tem uma pedra difusora

 

é só isto... e funciona nos nossos 3 aquários com as 23 espécies de plantas que mantemos...

 

Naturalmente, há outros sistemas diy...

E depois há os mais sofisticados, de compra.

Quanto às pastilhas, ainda não experimentámos...

 

Cumprimentos,

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela atenção Ana

Realmente o CO2 caseiro e muito mais em conta e tenho onde esconder a garrafa o que facilita mais, vou agora enviar-te as fotos de como ta o aquário para tu veres

Mas cada vez que pesquiso mais duvidas surgem tive por exemplo a ver este difusor:

http://www.ornimundo-petshoponline.com/_boyu_difusor_de_co2_co150_27&ctd=1250&pini=0

 

o que achas?

Quanto a iluminação esta adequada?

De quanto em quanto tempo mudas o conteúdo da garrafa?

Obrigado.

Cumps

Editado por DarkAxe

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela atenção Ana

 

Mas cada vez que pesquiso mais duvidas surgem tive por exemplo a ver este difusor:

http://www.ornimundo-petshoponline.com/_boyu_difusor_de_co2_co150_27&ctd=1250&pini=0

 

o que achas?

Quanto a iluminação esta adequada?

 

Obrigado.

Cumps

 

Quanto ao difusor não consigo ajudar... :(

 

Quanto à iluminação, se bem entendi pelo outro tópico só tens 18W... É muito pouco para um aquário de 90L...

Pessoalmente, temos 72W e 78W (e que devia ser mais, uma vez que são aquas de 120L) e 36W no de 48L (que é óptimo).

Mais do que só potência, tens que ter em conta a gama espectral das lâmpadas...= tipo de cor (as plantas têm preferências ;) ).

Deixo um link onde tens algumas noções de iluminação e que pode esclarecer algumas das tuas dúvidas: http://www.aquaeden-shop.net/conceitos.html

 

cumps

 

Ps.: As lâmpadas que se vendem nas vulgares lojas de material eléctrico são excelentes, especialmente porque o preço é muito inferior ao das especiais para aquário... basta apenas saber qual o tipo de lâmpada que se pretende

Editado por fernandes_a_p
Link to comment
Partilhar nas redes sociais