Recommended Posts

Publicado

Boas pesssoal,

vou-vos contar uma "cena" que nunca me tinha acontecido.

Tenho um Colisa Chuna macho que está gravemente doente.

Comprei-o há uns bons meses atrás ainda novo (ainda não tinha a barbatana dorsal em bico) assim como outros peixes.

O problema é que há coisa de 3 meses começaram-lhe a aparecer perto da zona da espinha (mais perto da cauda), uns pontos negros que começaram a crescer muito até a zona da pele nessa zona começar a levantar (ou seja, o corpo nessa zona deixou de ser liso e passou a parecer um bico).

Mais tarde começou a aparecer uma mancha meio escura também, internamente, mas na zona da barriga.

Ontem fui dar com o Colisa com dois buracos simétricos (um de cada lado do corpo) na zona logo abaixo onde ele tem as "antenas".

Apesar de tê-lo colocado com o Anti-Fungos da Avipar e de inclusive lhe ter dado um banho com água com sal, hoje ele estava ainda pior, os dois buracos uniram-se e agora tem um enorme burado nessa zona, vendo-se o interior do peixe.

O que é incrivel é que o peixe apesar de estar mais parado á tona de água, come muito bem e quando é preciso desloca-se bem, quer sem desiquilibrios quer com velocidade. O QUE É EXTRAORDINÁRIO tendo em conta o facto de ter um grande buraco na parte inferior da barriga.

Pergunto-vos se sabem que raio de doença é esta.

Será que o que lhe apareceu inicialmente foram tumores malignos e agora o sistema imunitário do peixe está a dar de si ?

Não sei o que fazer, ele ainda tem tanta energia (por incrivel que pareça).

Infelizmente não tenho hipótese de colocar nenhuma pic, o que é pena, porque é uma coisa que eu nunca tinha visto até hoje.

Há ja agora os dados do meu aqua:

Temp => 28ºC

PH => 6.7

Amónia, Nitritos = 0

Faço TPAs regularmente e aspiro o areão.

Todos os outros peixes estão bons, inclusive a fêmea de Colisa Chuna.

Agradeço antecipadamente as vossa respostas.

Pedro

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005