2º projecto mas 1º em invertebrados


André Martins

Recommended Posts

Boas pessoal, não comecei na aquariofilia à muito tempo, mas o vicio é tão grande que decidi criar mais um projecto, um nano para invertebrados.

 

Começam então agora as minhas duvidas.

 

Setup:

- 1 nano 7L

- termostato 25w (ainda tenho de comprar um, se alguém tiver algo baratinho digam :) )

 

Agora em relação ao filtro tenho uma duvida, um simples filtro de esponja serve ou aconselham um filtro interno ? O nano em principio é para ficar no meu quarto. O barulho incomoda muito ?

Sobre a luz, há alguma coisa especial ? eu tinha pensado numa fita de leds com 6 ou 7.

 

O nano vai ser plantado. Tinha pensado em musga de java, mas queria saber outra planta mais robusta.

Deste género:

img_0114.jpg

 

Pensei em fazer criação de crystal red, é muito dificil ?

 

Que tipo de comida estes bichinhos mais gostam ?

 

Desculpem tanta pergunta, mas sobre camarões não sei mesmo nada.

 

Desde já um enorme obrigado :)

Editado por André Martins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

7Litros é apertado, tendo em conta que começas-te à pouco tempo nesta área, os valores da agua podem variar muito rapidamente e tens mortes da noite para o dia.

 

Quanto aos Cristal Red, não são difíceis, mas também não são fáceis, ( mais uma vez fica recomendação de Red cherries para começar )... Cr's precisam de aguas controladas e estáveis, quanto a comida esta deve ter um teor vegetal elevado e spirulina... tens imensas marcas para o efeito.

 

Essa planta da foto, é um musgo, fissidens fontanus.

Muito bonito e também apreciado por camarões, não te aconselho a saltares para Cristal red sem teres 1 pouco mais de experiência em invertebrados.

 

Lê os tópicos que estão por aqui, e as montagens que todos temos feito para teres uma noção maior do que a maioria utiliza para estes meninos e quais os parâmetros de agua mais apropriados.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

7Litros é apertado, tendo em conta que começas-te à pouco tempo nesta área, os valores da agua podem variar muito rapidamente e tens mortes da noite para o dia.

 

Quanto aos Cristal Red, não são difíceis, mas também não são fáceis, ( mais uma vez fica recomendação de Red cherries para começar )... Cr's precisam de aguas controladas e estáveis, quanto a comida esta deve ter um teor vegetal elevado e spirulina... tens imensas marcas para o efeito.

 

Essa planta da foto, é um musgo, fissidens fontanus.

Muito bonito e também apreciado por camarões, não te aconselho a saltares para Cristal red sem teres 1 pouco mais de experiência em invertebrados.

 

Lê os tópicos que estão por aqui, e as montagens que todos temos feito para teres uma noção maior do que a maioria utiliza para estes meninos e quais os parâmetros de agua mais apropriados.

 

Cumps

desde já um enorme obrigado :)

 

tudo bem, se for mais fácil vou então começar com os red cherry.

 

em relação ao filtro, o que aconselhas ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

7 litros para qualquer tipo de camarão é muito apertado até para a sua manutenção, quando mais reprodução.

Se é o teu primeiro aquário só para camarões começaria por algo maior tipo 25-30 litros.

Filtros se optares por os litros mais ou menos que disse já existem um filtros de cascata pequenos que já filtram bem essa quantidade de água.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

7 litros para qualquer tipo de camarão é muito apertado até para a sua manutenção, quando mais reprodução.

Se é o teu primeiro aquário só para camarões começaria por algo maior tipo 25-30 litros.

Filtros se optares por os litros mais ou menos que disse já existem um filtros de cascata pequenos que já filtram bem essa quantidade de água.

por agora vou utilizar este nano porque o tenho cá parado, quero experimentar. Sei que se torna mais difícil a sua manutenção, mas começo com poucos RC e se eles começarem a procriar logo compro um aqua maior.

 

para um nano de 7L o que aconselham para filtrar ? se usar apenas esponja e fizer TPA's com regularidade, acham que resulta ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o tamanho do aquário?

Sim para essa quantidade de litros o de esponja é o único que dá, pois os camarões não gostam muito de corrente e qualquer filtro ai faz isso parecer um carrossel!

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o tamanho do aquário?

Sim para essa quantidade de litros o de esponja é o único que dá, pois os camarões não gostam muito de corrente e qualquer filtro ai faz isso parecer um carrossel!

Não sei ao certo as medidas, daqui a nada já vou medir.

 

Andei por aqui a procurar e encontrei um filtro interior que parece porreiro. Depois se decidir mudar de aqua escuso de comprar um novo.

Achas que vai criar muito corrente ?

http://wate-r-evolution.com/loja/filtros-internos/579-aquapro-m.html

 

O filtro de esponja faz muito barulho ? É que é suposto o nano ficar no meu quarto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou seguir o vosso concelho de o nano ser muito pequeno e vou fazer um com 35x30x30, que dá um total de 26L.

 

Para filtrar vou fazer um filtro externo seguindo os passos de um tópico aqui do fórum. Quero fazer um filtro externo para mais tarde fazer outro nano e colocar ao lado , tenho um móvel mesmo porreiro para isso. Vai ficar uma bateria fixe (espero eu).

 

Mas por agora estava a pensar em adquirir o filtro interno que mencionei no topico em cima, o que acham ?

 

peço a vossa ajuda, pois não tenho muita experiência...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro eu tenho e acho porreiro, tenho a agua sempre limpinha ;) mas à esponja que trazia juntei siporax mini e purigen

 

Eu estou mesmo a pensar em comprar até acabar de fazer o meu :)

 

que flora aconselham para um aqua de 26L ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esse tamanho eu usava musgos e fetos.

Quanto ao filtro não há muito a dizer.

mil obrigados, ando um bocado à toa..

 

com este tamanho quanto população posso ter, de modo a que os parâmetros da água consigam estar aceitáveis e sem grandes alterações ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se fosse a ti, comprava um filtro externo destes RESUN:

jebo-810-900l-h.jpg

, (Eu tenho 6 desses e estou satisfeito) pois acho que é muito melhor do que teres um interno e ficas com um bocadinho mais espaço dentro do aquário que o interno te retira, já para não dizer que para limpar é muito melhor e mais facil.. O substrato que colocares irá ajudar (ou não) na estabilização dos parametros. Um aquário desse tamanho terá de levar TPA's regulares. Quanto à flora acho que o Rodrigo Guimarães já respondeu. Juntava só um tronco e ficava por ai. Quanto aos habitantes, só deves escolher, depois de saberes quais os parametros que irás ter no aquário. Uma colonia de 5 a 10 camarões serve para te iniciares nesta area. Depois é só ter cuidado e esperar que criem.

 

Cumprimentos

Emanuel Esteves

Editado por Ricardo.Fonseca
Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se fosse a ti, comprava um filtro externo destes RESUN:

jebo-810-900l-h.jpg

, (Eu tenho 6 desses e estou satisfeito) pois acho que é muito melhor do que teres um interno e ficas com um bocadinho mais espaço dentro do aquário que o interno te retira, já para não dizer que para limpar é muito melhor e mais facil.. O substrato que colocares irá ajudar (ou não) na estabilização dos parametros. Um aquário desse tamanho terá de levar TPA's regulares. Quanto à flora acho que o Rodrigo Guimarães já respondeu. Juntava só um tronco e ficava por ai. Quanto aos habitantes, só deves escolher, depois de saberes quais os parametros que irás ter no aquário. Uma colonia de 5 a 10 camarões serve para te iniciares nesta area. Depois é só ter cuidado e esperar que criem.

 

Cumprimentos

Emanuel Esteves

 

- onde posso comprar esse filtro ?

- que matérias filtrantes leva ?

- faz muito barulho ?

 

em principio vou aumentar um bocado mais o projecto e vou mandar fazer um aquário por medida com 45x37x30, dá um total de 42L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

esse filtro traz porcelanas, carvão e esponja. Poderás retirar o carvão e adicionar turfa, por exemplo. Eu comprei os meus Aqui. O filtro é bastante silencioso. Seja para 26litros ou 42litros penso que esse filtro se enquadra perfeitamente.

 

Cumprimentos

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

esse filtro traz porcelanas, carvão e esponja. Poderás retirar o carvão e adicionar turfa, por exemplo. Eu comprei os meus Aqui. O filtro é bastante silencioso. Seja para 26litros ou 42litros penso que esse filtro se enquadra perfeitamente.

 

Cumprimentos

 

realmente parece muito fixe. estiver a ver uma review dele, e até agora só tenho ouvido falar bem dele.

dizem que o único problema é o tamanho das mangueiras que é curto, confirmas isso ?

 

mais uma questão, que termostato aconselhas ?

 

ah, e muito obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo li, é curto de propósito, para obrigar a que ele fique pertinho do aquário.

É que o motor não tem força para elevar a água, ou seja, precisa de estar perto do aquário e ao mesmo nível.
Note-se que não tenho nenhum. Foi o que li.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo li, é curto de propósito, para obrigar a que ele fique pertinho do aquário.

É que o motor não tem força para elevar a água, ou seja, precisa de estar perto do aquário e ao mesmo nível.

Note-se que não tenho nenhum. Foi o que li.

aaaaah, ainda bem bem que me avisas disso, porque eu já estava a pensar aumentar o tamanho das mangueiras. Mas de qualquer maneira penso que vou comprar. Ainda não ouvi falar mal dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, esses filtros têm de estar ao nivel do aquário, senão não funcionam, pois os motores são fraquinhos. Mas estando os filtros ao nivel do aquário funcionam muito bem, são silenciosos e fazem uma boa filtragem. Tenho 6 e estou satisfeito com eles. O material que vem de "origem" é o incidado para o filtro. Podes só remover o carvão e utiliza-lo só quando fazes algum tratamento.

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal, já decidi quanto ao tamanho da aquário (segui as vossas sugestões e vou optar por um feito a medida 45x37x30 -> 42L) e o filtro a usar (RESUN cy-20).

 

Agora queria saber algo mais sobre os substratos.

Queria fazer plantado. Aconselham que substrato fértil ?

Eu relação ao inerte tinha pensado no jbl manado, qual a vossa opinião ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se queres um plantado terá de ser com plantas de pouca exigencia, pois se o aquário será para camarões convem não ter fertilizações e Co2. O JBL Manado não posso dar a minha opinião, pois nunca o usei, haverá membros com experiência que te darão o feedback. No entanto, já usei alguns substratos, e o que achei melhor é sem duvida os substratos da ADA.

 

Cumprimentos

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se queres um plantado terá de ser com plantas de pouca exigencia, pois se o aquário será para camarões convem não ter fertilizações e Co2. O JBL Manado não posso dar a minha opinião, pois nunca o usei, haverá membros com experiência que te darão o feedback. No entanto, já usei alguns substratos, e o que achei melhor é sem duvida os substratos da ADA.

 

Cumprimentos

boas,

 

sim, tinha pensado em musgos e uns fetos. há algo mais que possa colocar de fácil manutenção ?

em relação aos substratos, qual usas-te ? são inertes ?

 

obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

 

Antes de mais quero pedir desculpa por só responder agora, mas não tinha reparado na resposta.

Quanto ao substrato que tenho é o ADA Amazonia e o ADA new amazonia. Para mim tanto para plantas como para camarões é dos melhores. É um pouco carote, mas vale cada euro que damos por ele. Se quiseres podes ver no meu topico da bateria os substratos que já usei e as plantas que tive e que tenho. Depois se tiveres alguma duvida podes sempre enviar mp que assim respondo mais rapido ;)

 

Cumprimentos

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...